SóProvas


ID
2983375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos a demonstrações financeiras, seu conteúdo e sua apresentação.


Embora não transite por caixa e equivalentes, a conversão de dívidas em capital social deve ser apresentada na demonstração dos fluxos de caixa, o que afeta o fluxo de caixa das atividades de financiamento e de investimento.

Alternativas
Comentários
  • Se não transita no caixa, entao não esta na DFC

  • Dívidas (empréstimos) CP já são considerados no estudo do Fluxo de Financiamento, e não no operacional. Além disso, se não houve "movimentação física" de caixa, não há que se falar em impacto no DFC.

    Outro ponto do enunciado considerado incorreto é aquele que diz que os empréstimos afetam o fluxo de investimentos quando, conforme já exposto, fazem parte do fluxo de financiamentos da entidade.

  • JUSTIFICATIVA - ERRADO.

    O pronunciamento técnico CPC 03 dispõe que as transações que não passarem por caixa ou equivalentes não devem ser apresentadas na demonstração dos fluxos de caixa, mas devem ser divulgadas nas notas explicativas às demonstrações contábeis, de modo que forneçam todas as informações relevantes sobre essas atividades de investimento e de financiamento. Fundamento:

    Itens 43 e 44 do CPC 03 Transação que não envolve caixa ou equivalentes de caixa

    43. Transações de investimento e financiamento que não envolvem o uso de caixa ou equivalentes de caixa devem ser excluídas da demonstração dos fluxos de caixa. Tais transações devem ser divulgadas nas notas explicativas às demonstrações contábeis, de modo que forneçam todas as informações relevantes sobre essas atividades de investimento e de financiamento.

    44. (...) Exemplos de transações que não envolvem caixa ou equivalente de caixa são: (...) (c) a conversão de dívida em instrumentos patrimoniais.

  • na verdade se ela não transita por caixa e equivalentes ela deve ser excluida da demonstração do fluxo de caixa.

    simples assim!!

  • Dois erros

    1° Embora não transite por caixa e equivalentes - Se não transita nessas contas, tá fora da DFC.

    CPC - 03 - 43: Transações de investimento e financiamento que não envolvem o uso de caixa ou equivalentes de caixa devem ser excluídas da demonstração dos fluxos de caixa. 

    2° o que afeta o fluxo de caixa das atividades de financiamento e de investimento - O patrimônio líquido, no que tange ao fluxo de caixa, integra a parte de financiamentos e não financiamento e investimento como a questão afirma.

    Lembrando:

    Operacional - A.C/P.C

    Investimentos - ANC/Empréstimos concedidos

    Financiamentos - P.N.C/Empréstimos obtidos

    E

  • (ERRADO)

    DETALHE IMPORTANTE CPC 03:

    28 - Ganhos e perdas não realizados resultantes de mudanças nas taxas de câmbio de moedas estrangeiras NÃO SÃO FLUXOS DE CAIXA.

    Ou seja, impactam no caixa, mas não pertencem à DFC;

  • Embora não transite por caixa e equivalentes - Se não transita nessas contas, tá fora da DFC.

  • Se não há movimentação do caixa e equivalentes de caixa, não há que se falar em apresentação na demonstração dos fluxos de caixa

    GABARITO ERRADO