SóProvas


ID
2983528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Entre outras finalidades, a divulgação das demonstrações contábeis das entidades públicas cumpre o papel relativo à transparência e à prestação de contas perante a sociedade. A esse respeito, julgue o item que se segue.


As notas explicativas que acompanham o balanço orçamentário devem esclarecer aos usuários da informação a destinação do superávit financeiro, quando houver.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    MCASP.

    Recomenda-se a utilização de notas explicativas para esclarecimentos a respeito da utilização do

    superávit financeiro e de reabertura de créditos especiais e extraordinários, bem como suas influências

    no resultado orçamentário, de forma a possibilitar a correta interpretação das informações

  • JUSTIFICATIVA CEBRASPE

    CERTO. O balanço orçamentário deverá ser acompanhado de notas explicativas que divulguem, ao menos: a utilização do superávit financeiro e da reabertura de créditos especiais e extraordinários, bem como suas influências no resultado orçamentário.

  • As notas explicativas que acompanham o balanço orçamentário devem esclarecer aos usuários da informação a destinação do superávit financeiro, quando houver. CERTO

    _____________________________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 8ª Edição - exercício 2019

    2. BALANÇO ORÇAMENTÁRIO

    Recomenda-se a utilização de notas explicativas para esclarecimentos a respeito da utilização do superávit financeiro e de reabertura de créditos especiais e extraordinários, bem como suas influências no resultado orçamentário, de forma a possibilitar a correta interpretação das informações.

    2.3. NOTAS EXPLICATIVAS

    O Balanço Orçamentário deverá ser acompanhado de notas explicativas que divulguem, ao menos: (...)

    f. a utilização do superávit financeiro e da reabertura de créditos especiais e extraordinários, bem como suas influências no resultado orçamentário;

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - páginas: 412/413

  • Superávit financeiro não é do balanço patrimonial?

  • Se o superavit financeiro é calculado no balanço patrimonial, como as notas explicativas que acompanham o balanço orçamentário devem esclarecer a destinação do superávit financeiro??

  • O superávit financeiro é apurado no Balanço Patrimonial, mas é utilizado como uma das fontes de recursos para abertura de créditos adicionais. Por esse motivo deve acompanhar o Balanço Orçamentário.

    Gab.: CERTO

  • Questão MUITO capciosa.

    Acrescento que os recursos oriundos do Superavit Financeiro e da Reabertura de Créditos Adicionais (especiais e extraordinários) são evidenciados expressamente no Quadro Principal do Balanço Orçamentário, na parte das Receitas Orçamentárias.

  • Essa questão versa sobre o Balanço Orçamentário e, mais especificamente, sobre suas notas explicativas.

    Sobre o assunto, o MCASP, 8ª ed., pág. 413, dispõe que:

    2.3. NOTAS EXPLICATIVAS

    O Balanço Orçamentário deverá ser acompanhado de notas explicativas que divulguem, ao menos:

    [...]

    f. a utilização do superávit financeiro e da reabertura de créditos especiais e extraordinários, bem como suas influências no resultado orçamentário.

    Dessa forma, o item está certo.


    Gabarito do Professor: CERTO.

  • As notas explicativas que acompanham o balanço orçamentário devem esclarecer aos usuários da informação a destinação do superávit financeiro, quando houver.

    ___________________________

    Gabarito CERTO

  • Certo

    O Balanço Orçamentário deverá ser acompanhado de notas explicativas que divulguem, ao menos:

    a. o regime orçamentário e o critério de classificação adotados no orçamento aprovado;

    b. o período a que se refere o orçamento;

    c. as entidades abrangidas;

    d. o detalhamento das receitas e despesas intraorçamentárias, quando relevante;

    e. o detalhamento das despesas executadas por tipos de créditos (inicial, suplementar, especial e extraordinário);

    f. a utilização do superávit financeiro e da reabertura de créditos especiais e extraordinários, bem como suas influências no resultado orçamentário;

    g. as atualizações monetárias autorizadas por lei, efetuadas antes e após a data da publicação da LOA, que compõem a coluna Previsão Inicial da receita orçamentária;

    h. o procedimento adotado em relação aos restos a pagar não processados liquidados, ou seja, se o ente transfere o saldo ao final do exercício para restos a pagar processados ou se mantém o controle dos restos a pagar não processados liquidados separadamente;

    i. o detalhamento dos “recursos de exercícios anteriores” utilizados para financiar as despesas orçamentárias do exercício corrente, destacando-se os recursos vinculados ao RPPS e outros com destinação vinculada; conciliação com os valores dos fluxos de caixa líquidos das atividades operacionais, de investimento e de financiamento, apresentados na Demonstração dos Fluxos de Caixa.

    Mcasp