SóProvas


ID
2983651
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca de aspectos relativos à economia do setor público, julgue o item subsequente.


O programa de seguro desemprego reduz o desemprego friccional, visto que os trabalhadores desempregados recebem, durante certo período de tempo, parte do salário que recebiam no seu último emprego.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de desemprego friccional é definido como o desemprego temporário. Alguém, por exemplo, pode estar desempregado apenas momentaneamente, pois está trocando de trabalho. Da mesma forma, alguém que está aguardando por uma melhor oferta de emprego. Em suma, o principal aspecto deste tipo de desemprego é que ele possui um caráter temporário de curto espaço de tempo.

    Fonte: Suno Research em https://www.sunoresearch.com.br/artigos/desemprego-friccional/

  • Errado. Programas de seguro desemprego estimulam o desemprego friccional, pois o trabalhador tem uma especie de incentivo a se desempregar, pois sabe que terá uma salvaguarda.

  • JUSTIFICATIVA - ERRADO. O seguro desemprego aumenta o desemprego friccional. Note que os trabalhadores desempregados podem receber uma fração de seu salário anterior durante certo período após a perda do emprego. Logo, ao reduzir as consequências econômicas do desemprego, ele aumenta o desemprego friccional e a taxa natural de desemprego.

    Desemprego Friccional - Nível normal de desemprego que ocorre quando as pessoas saíram de um emprego e estão em busca de outro.

  • Errado, pois se estão recebendo o seguro desemprego, terão menos preocupações de buscar trabalho, logo, não diminuindo o número de desemprego.

    Bons estudos.

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre desemprego. 

    "Desemprego Friccional" é o desemprego temporário, isto é, quando alguém está trocando de trabalho ou quando está aguardando uma oferta de emprego melhor.

    O programa de seguro desemprego fornece ao trabalhador uma renda caso ele seja demitido. No entanto, quando recebe o seguro desemprego, o trabalhador JÁ ESTÁ desempregado.

    Para que o programa fosse capaz de reduzir o desemprego friccional, ele precisaria ser adotado para que o empregador não fosse demitido.

    Mas como o programa é adotado quando o trabalhador já está desempregado, não há diminuição do desemprego friccional.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • ERRADO.

    Em primeiro lugar, lembrar que aquele que recebe seguro desemprego é considerado desempregado.

    Em segundo lugar, o beneficiário do seguro desemprego demora mais tempo pra procurar e encontrar emprego, uma vez que não está tão desesperado e poderá buscar no seu tempo, além de não precisar aceitar a primeira proposta que receber.

    Em terceiro lugar, segundo Mankiw,: "a busca de um emprego apropriado exige tempo e esforço, e isso tende a reduzir a taxa de obtenção de emprego. Na realidade, como diferentes empregos exigem diferentes habilidades e pagam diferentes salários, os trabalhadores desempregados podem não aceitar a primeira oferta de emprego que receberem. O desemprego que tem como causa o tempo necessário para que os trabalhadores procurem por um emprego é conhecido como desemprego friccional."

    A partir daí, é só raciocinar: se o desempregado está recebendo seguro desemprego e não tem tanta urgência assim pra conseguir um novo emprego, ele demorará mais tempo para sair do desemprego e, por consecutário lógico, ficará mais tempo desempregado. Assim, o desemprego fricional aumenta.