-
Errado
Materiais devem ser depositados a, no mínimo, metade da profundidade da escavação.
Nesse caso seria:
h/2 = 5/2 = 2,5m
Calma, calma! Eu estou aqui!
-
Muito estranha a profundidade se escavação para assentar a sapata ser de 5m. Porém, levando em consideração essa informação, a segunda é falsa porque os materiais devem ser depositados a, pelo menos, metade desta profundidade a partir da boca da cava.
-
NR -18
18.6.8. Os materiais retirados da escavação devem ser depositados a uma distância superior à metade da profundidade, medida a partir da borda do talude.
-
NBR 6122:2019
SAPATA - elemento de fundação rasa, de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente disposta para esse fim.
FUNDAÇÃO RASA - elemento de fundação cuja base está assentada em profundidade inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação, recebendo aí as tensões distribuídas que equilibram a carga aplicada; para esta definição adota-se a menor profundidade, caso esta não seja constante em todo o perímetro da fundação.
Manual de Obras Públicas-Edificações SEAP
As fundações rasas ou diretas são aquelas em que a carga da estrutura é transmitida ao solo de suporte diretamente pela fundação. Sua profundidade é, em geral, menor que cinco metros em relação à estrutura da edificação. São exemplos dessas fundações as sapatas e o radier.
-
Na NR 18 atualizada (2020) não fala mais sobre a distância da borda do talude.
-
A questão exigiu conhecimento sobre as técnicas de segurança para escavações previstas pela NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção.
De fato, segundo item 18.6.5 da NR 18,
os taludes das escavações com profundidade superior a 1,25 metro devem ter
sua estabilidade garantida, neste caso pode-se optar pelo escoramento da
cava conforme descrito de maneira correta na questão.
No
entanto, no seu item 18.6.8, a norma especifica que os materiais
retirados da escavação devem ser depositados a uma distância superior à
metade da profundidade, medida a partir da borda do talude. Neste caso,
como a escavação tem 5 metros de profundidade, o material deve ser
deixado no mínimo a 2,5 metros da borda e não a 1 metro como dito na questão, o que a torna
errada.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
NR 18
18.6.8. Os materiais retirados da escavação devem ser depositados a uma distância superior à metade da profundidade, medida a partir da borda do talude.
18.6.9. Os taludes com altura superior a 1,75m (um metro e setenta e cinco centímetros) devem ter estabilidade garantida.
-
NR-18 (atualizada em 11 de fevereiro de 2020)
18.7.2.7 Nas bordas da escavação deve ser mantida uma faixa de proteção de no mínimo 1,0 m livre de cargas ...
Questão desatualizada.
-
item 18.6.8, a norma especifica que os materiais retirados da escavação devem ser depositados a uma distância superior à metade da profundidade, medida a partir da borda do talude. Neste caso, como a escavação tem 5 metros de profundidade, o material deve ser deixado no mínimo a 2,5 metros da borda e não a 1 metro como dito na questão, o que a torna errada.
-
A nova NR 18 considera no mínimo 1 metro. Portanto, a questão continua válida porque foi taxativa em 1 metro, sendo necessário um afastamento maior que 1 metro.
18.7.2.7 Nas bordas da escavação, deve ser mantida uma faixa de proteção de no mínimo 1 m (um metro), livre de cargas, bem como a manutenção de proteção para evitar a entrada de águas superficiais na cava da escavação.
-
18.7.2 Escavação, fundação e desmonte de rochas
18.7.2.22.1
c) depositar materiais longe da borda do tubulão, com distância determinada pelo estudo geotécnico;
-
Na nova NR-18 o mínimo agora é 1 metro, independente da profundidade. E furos com mais de 1,25 m devem ser escorados.