SóProvas


ID
2983807
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Projeto e gerenciamento da obra adequados são fundamentais para o sucesso do empreendimento. Com relação a esse assunto e às ferramentas MS-Project e Orcafascio, julgue o item a seguir.


Na programação de uma obra, é possível identificar folgas em atividades de execução, para posterior ajuste no cronograma físico. As atividades com menor folga formam o caminho crítico, de menor flexibilidade para atrasos em sua execução.

Alternativas
Comentários
  • "O caminho crítico é aquele com a menor folga." - PMBOK V.6 - 2017 - Pág 215

    " Caminho crítico...É o caminho com a menor folga de tempo possível e determina a duração do projeto, considerando todas as datas e folgas existentes no período." - VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de Projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 7ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre o planejamento e controle de obras.


    Primeiramente faz-se importante conceituar que o Método do Caminho Crítico, tradução do inglês de "Critical Path Method" (CPM), trata-se de um método aplicado em conjunto com o diagrama de redes PERT (Program Evaluation and Review Technique) para gerir projetos longos. Detalhadamente, tais métodos organizam as tarefas de projeto em um esquema visual, determinando serviços dependentes e facilitando a visualização das sequências de serviço.


    Nesse contexto, dois conceitos muito importantes são o de "caminho crítico" e "folga". O caminho crítico consiste na sequência de atividade cuja duração seja a mais longa de todo o projeto, representando a menor duração possível para sua execução, visto que outras sequências de atividades com duração menor podem ser realizadas paralelamente. Por sua vez, a folga de uma atividade não crítica (que não pertence ao caminho crítico) consiste no tempo que a mesma pode atrasar sem comprometer a duração prevista do projeto, ou seja, sem atrasá-lo.


    Visto isso, verifica-se que a assertiva do enunciado está correta, uma vez que o caminho crítico é formado pela sequência de atividades com maior duração, nas quais há a menor folga ou até mesmo nenhuma folga, significando que um pequeno ou qualquer atraso pode aumentar a duração total da obra.


    Gabarito do Professor: CERTO.

  • Lembrando que a atividade mais cara / mais complexa / mais longa não necessariamente fará parte do caminho crítico. Por outro lado, atividades fantasmas, que não têm duração nem consomem recursos, podem ser parte do caminho crítico. É possível ainda que todas as atividades do projeto sejam críticas, embora isso seja raro.

    Bons estudos