SóProvas


ID
2984116
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nesta viragem do século XX para o século XXI, o capital, como resposta à sua crise estrutural, vem passando por uma reestruturação produtiva que repercute diretamente no processo de trabalho. Tais mudanças colocam novas exigências e condições de trabalho para o assistente social.

Com base nas transformações no mundo do trabalho e nas estratégias do capital para consolidá-las, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I . Essas transformações, decorrentes, por um lado, da própria concorrência intercapitalista e, por outro, dada pela necessidade de controlar o movimento operário e a luta de classes, acabaram por afetar fortemente a classe trabalhadora e o seu movimento sindical e operário


PORQUE


II . por meio de envolvimento manipulatório levado ao limite, o capital busca o consentimento e a adesão dos trabalhadores, no interior das empresas, para viabilizar um projeto que é aquele desenhado e concebido segundo os fundamentos exclusivos do capital. Sobre essas asserções, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Essas transformações, decorrentes, por um lado, da própria concorrência intercapitalista e, por outro, dada pela necessidade de controlar o movimento operário e a luta de classes, acabaram por afetar fortemente a classe trabalhadora e o seu movimento sindical e operário.

    Fundamentalmente, essa forma de produção flexibilizada busca a adesão de fundo por parte dos trabalhadores, que devem assumir o projeto do capital. Procura-se uma forma daquilo que chamei de envolvimento manipulatório levado ao limite, em que o capital busca o consentimento e a adesão dos trabalhadores, no interior das empresas, para viabilizar um projeto que é aquele desenhado e concebido segundo seus fundamentos exclusivos. Trata-se de uma forma de alienação ou estranhamento que, diferenciando-se do despotismo fordista, leva a uma interiorização ainda mais profunda do ideário do capital, avançando no processo de expropriação do savoir-faire do trabalho (p. 188)

    Fonte disponível em: https://books.google.com.br/books?id=6sr-Q_prmPUC&pg=PA188&dq=por+meio+de+envolvimento+manipulat%C3%B3rio+levado+ao+limite,+o+capital+busca+o+consentimento+e+a+ades%C3%A3o+dos+trabalhadores,+no+interior+das+empresas,+para+viabilizar+um+projeto+que+%C3%A9+aquele+desenhado+e+concebido+segundo+os+fundamentos+exclusivos+do+capital.&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwidvZ_AlcTmAhWpLLkGHee7AEwQ6AEIKTAA#v=onepage&q=por%20meio%20de%20envolvimento%20manipulat%C3%B3rio%20levado%20ao%20limite%2C%20o%20capital%20busca%20o%20consentimento%20e%20a%20ades%C3%A3o%20dos%20trabalhadores%2C%20no%20interior%20das%20empresas%2C%20para%20viabilizar%20um%20projeto%20que%20%C3%A9%20aquele%20desenhado%20e%20concebido%20segundo%20os%20fundamentos%20exclusivos%20do%20capital.&f=false

  • Talvez a justificativa para a disparidade da letra "b" seja o fato de que a questão fora elaborada em 2008, anteriormente aos precedentes do STF que reconheceram a desnecessidade de observância da cláusula de reserva de plenário no exercício do controle difuso. Esse acaba sendo o problema de resolver questões mais antigas, as vezes o entendimento adotado pela questão já se encontra superado.