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ID
2984689
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

            Os discursos escritos sobre a Amazônia apresentam, frente aos demais discursos da América Latina, a especificidade do fluvial. Na maioria das vezes, são discursos conduzidos pela navegação, tanto no caso dos descobridores, ou aqueles em que a água aparece como instância prévia e se introduz em seu curso, quanto no caso dos exploradores científicos. São textualidades que repousam sobre o decurso, que se desdobram em uma infinidade de furos, igarapés, lagoas, afluentes, tributários, numa geografia de águas que, quando não invade tudo, se faz pressentir a sua volta, em sua permanência, em seu ritmo. São os discursos de uma nação de águas. Nação no sentido figurado, de uma área cultural formada por oito países que compartilham referentes comuns, tendo como centro o rio e a selva. Tal área sustenta uma relação comum e intensa com a natureza e o meio ambiente, participando de uma comunidade imaginária que denomina de diferentes modos os mesmos fenômenos, pois o que num extremo do rio se chama curupira, no outro lado, aos pés da cordilheira andina, na região de nascimento, se chamará chullachaqui. Com uma imagem às vezes protetora, às vezes hostil, ambos são temidos por defender a selva dos invasores, seja pela astúcia de seus gestos, ou por sua figura de pés defeituosos ou com os pés voltados para trás. Os dois são figurações de um mesmo perfil: a milenar resistência da natureza à ingerência do homem. (Do livro As Vozes do rio, de Ana Pizarro, p. 18-19)

Coloque V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas a seguir, feitas a propósito de aspectos diversos do texto:

( ) Observa-se o predomínio da função referencial ou denotativa.

( ) Uma ideia secundária que perpassa o texto é a de que a Amazônia deveria ser um só país.

( ) Os vocábulos “furos”, “igarapés”, “lagoas”, “afluentes” e “tributários” se dispõem numa relação de hiponímia com um termo posterior a eles.

( ) A lenda do “curupira” nasceu na região dos Andes, onde esse ser é designado por outro nome.

( ) A cultura dos povos amazônicos tem distinções, não só quanto aos termos, mas também quanto às concepções relativas ao ambiente.

Assinale a alternativa que relaciona a sequência CORRETA de V e F de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    (V) Observa-se o predomínio da função referencial ou denotativa. ===> CORRETO, temos uma linguagem com seu sentido rela, de Dicionário (Denotativa).

    (F) Uma ideia secundária que perpassa o texto é a de que a Amazônia deveria ser um só país.

    (V) Os vocábulos “furos”, “igarapés”, “lagoas”, “afluentes” e “tributários” se dispõem numa relação de hiponímia com um termo posterior a eles. ===> com o termo DECURSO.

    (F) A lenda do “curupira” nasceu na região dos Andes, onde esse ser é designado por outro nome. ===> nasceu nos pés da cordilheira andina.

    (F) A cultura dos povos amazônicos tem distinções, não só quanto aos termos, mas também quanto às concepções relativas ao ambiente.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • só errei por causa dessa ultima aff

  • No item 03, o termo "Decurso" não se encontra em posição anterior aos vocábulos citados? Não entendi...

    No item 04, o termo "na região de nascimento" não se refere ao rio? Nesse caso esse seria o motivo de o item ser falso, não?

  • (V) Os vocábulos “furos”, “igarapés”, “lagoas”, “afluentes” e “tributários” se dispõem numa relação de hiponímia com um termo posterior a eles. ===> com o termo GEOGRAFIA DE ÁGUAS.

  • A lenda do “curupira” nasceu na região dos Andes, onde esse ser é designado por outro nome. ===> nasceu nos pés da cordilheira andina.

    Pra mim Região dos Andes e cordilheira andina era a mesma coisa..

    Não entendi essa resposta

  • Por que a quinta assertiva é dada como falsa?