SóProvas


ID
2984812
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os repositórios de dados de pesquisa são elementos fundamentais para o ciclo de vida e de gestão dos dados oriundos da pesquisa científica, armazenando-os, preservando-os e permitindo o acesso aberto. De um modo em geral, os dados de pesquisa são categorizados em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    O National Science Board da National Science Foundation (NSF) categoriza os dados pela sua natureza ou origem em:

    - observacionais: são dados obtidos de observações diretas, que podem ser associadas a lugares e tempo específicos, como por exemplo, a erupção de determinado vulcão numa data específica, a fotografia de uma supernova, o levantamento das atitudes de uma comunidade. Não podem ser coletados uma segunda vez e, portanto, devem ser arquivados para sempre.

    - computacionais: são resultados da execução de modelos computacionais ou de simulações, seja, por exemplo, no domínio da Física Nuclear ou para a criação de ambientes virtuais culturais ou educacionais. Entretanto, replicar o modelo ou simulação no futuro pode exigir um grande número de informações que incluem descrição das dependências de hardware, software e outras dependências técnicas e ainda os dados de entrada.

    - experimentais: são provenientes de situações controladas em bancadas de laboratórios, como por exemplo, medidas de uma reação química. Entretanto, nem sempre é possível reproduzir precisamente todas as condições experimentais.

    Fonte: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/48943

  • Classificação dos dados segundo a sua origem:

    Dados observacionais - são dados obtidos por meio de observações diretas, que podem ser associadas a lugares e tempo específicos, como por exemplo, a erupção de determinado vulcão numa data específica, a fotografia de uma supernova, o levantamento das atitudes de uma comunidade; os dados observacionais – por sua natureza instantânea – guardam uma importância crítica que os qualifica como registros históricos, pois não podem ser coletados uma segunda vez e, portanto, devem ser submetidos a processos de curadoria que os preserve para sempre.

     

    Dados computacionais - São resultados da execução de modelos computacionais ou de simulações, seja, por exemplo, no domínio da física ou para a criação de ambientes virtuais culturais ou educacionais. Para esta categoria de dados a preservação por longo prazo pode não ser necessária, posto que os dados podem ser replicados ao longo do tempo. Entretanto, replicar o modelo ou a simulação no futuro pode exigir um grande número de informações que incluem descrição das dependências de hardware, software e outras dependências técnicas, e ainda os dados de entrada. É preciso notar que algumas vezes é mais conveniente preservar somente os dados de saída.

     

    Dados experimentais - São provenientes de situações controladas em bancadas de laboratórios, como por exemplo, medidas de uma reação química. Em tese, dados experimentais provenientes de experimentos que podem ser precisamente reproduzidos não necessitam ser armazenados indefinidamente; porém, na prática, nem sempre é possível reproduzir precisamente todas as condições experimentais, particularmente onde algumas variáveis experimentais não podem ser conhecidas e quando os custos de reprodução do experimento são proibitivos.

    SAYÃO, L. F.; SALES, L. F. Guia de gestão de dados de pesquisa para bibliotecários e pesquisadores. Rio de Janeiro: CNEN/IEN, 2015.