SóProvas


ID
2985184
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                Uma mudança ocorrida no último meio século foi o aparecimento do museu que constitui, por si só, uma grande atração cultural, independentemente do conteúdo a ser exibido em seu interior. Esses edifícios espetaculares e em geral arrojados vêm sendo construídos por arquitetos de estima universal e se destinam a criar grandes polos globais de atração cultural em centros em tudo o mais periféricos e pouco atrativos. O que acontece dentro desses museus é irrelevante ou secundário. Um exemplo disso ocorreu na cidade de Bilbao. Em tudo o mais praticamente inexpressiva, nos anos 1990 ela transformou-se num polo turístico global graças ao Museu Guggenheim, do arquiteto Frank Gehry. A arte visual contemporânea, desde o esgotamento do modernismo nos anos 1950, considera adequados e agradáveis para exposições esses espaços que exageram a própria importância e são funcionalmente incertos. Não obstante, coleções de grande significado para a humanidade, expostas, por exemplo, no Museu do Prado, ainda não precisam recorrer a ambientes de acrobacia arquitetônica.

(Adaptado de: HOBSBAWM, Eric. Tempos fraturados: Cultura e sociedade no século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, edição digital) 

Considere as afirmativas abaixo a respeito do texto.

I. O autor aponta para o surgimento de museus cujo acervo é menos relevante para o visitante do que a grandeza arquitetônica de seu edifício e questiona a eficácia de tais ambientes para a exibição de obras de arte.

II. Infere-se do texto que o Museu Guggenheim é responsável por transformar a cidade de Bilbao, anteriormente desprovida de atributos culturais, em um polo turístico.

III. Para o autor, as obras apresentadas no Museu do Prado ganham maior destaque devido ao fato de este museu não constituir um exemplo do que classifica como “ambiente de acrobacia arquitetônica”.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Esses edifícios espetaculares e em geral arrojados vêm sendo construídos por arquitetos de estima universal e se destinam a criar grandes polos globais de atração cultural em centros em tudo o mais periféricos e pouco atrativos. O que acontece dentro desses museus é irrelevante ou secundário. 

    Conclui-se que o acervo não é o mais relevante em um Museu.

  • I. O autor aponta para o surgimento de museus cujo acervo é menos relevante para o visitante do que a grandeza arquitetônica de seu edifício e questiona a eficácia de tais ambientes para a exibição de obras de arte.

    Correto

    Esses edifícios espetaculares e em geral arrojados vêm sendo construídos por arquitetos de estima universal e se destinam a criar grandes polos globais de atração cultural em centros em tudo o mais periféricos e pouco atrativos. O que acontece dentro desses museus é irrelevante ou secundário.

    II. Infere-se do texto que o Museu Guggenheim é responsável por transformar a cidade de Bilbao, anteriormente desprovida de atributos culturais, em um polo turístico.

    Correto

    Um exemplo disso ocorreu na cidade de Bilbao. Em tudo o mais praticamente inexpressiva, nos anos 1990 ela transformou-se num polo turístico global graças ao Museu Guggenheim, do arquiteto Frank Gehry.

    III. Para o autor, as obras apresentadas no Museu do Prado ganham maior destaque devido ao fato de este museu não constituir um exemplo do que classifica como “ambiente de acrobacia arquitetônica”.

    ERRADO

    Não obstante, coleções de grande significado para a humanidade, expostas, por exemplo, no Museu do Prado, ainda não precisam recorrer a ambientes de acrobacia arquitetônica.

    Esse terceiro item é bem perigoso, eu errei na hora da prova.

    Realizando uma análise mais minuciosa, acredito que não é porque o Museu do Prado não possui um "ambiente de acrobacia arquitetônica" que as suas obras ganham mais relevância. É o contrário, o Museu do Prado possui obras de grandes valores para a humanidade e que por esse motivo não há a necessidade de uma arquitetura acrobática.

    GABARITO: LETRA A

  • Onde está no texto que ele questiona a eficácia de tais ambientes para a exibição de obras de arte? Pra mim o fato de ele citar o Museu Guggenheim prova justamente o contrário, já que o museu transformou a cidade em polo turístico. Se isso não é ser eficaz então o que é?

  • Também não consigo ver em que momento a eficácia dos museus foi questionada

  • I. O autor aponta para o surgimento de museus cujo acervo é menos relevante para o visitante do que a grandeza arquitetônica de seu edifício e questiona a eficácia de tais ambientes para a exibição de obras de arte.

    CORRETO: O acervo ser menos relevante está em :"aparecimento do museu que constitui, por si só, uma grande atração cultural, independentemente do conteúdo a ser exibido em seu interior" ou "O que acontece dentro desses museus é irrelevante ou secundário". A eficácia é questionada no trecho: "exageram a própria importância e são funcionalmente incertos"

    II. Infere-se do texto que o Museu Guggenheim é responsável por transformar a cidade de Bilbao, anteriormente desprovida de atributos culturais, em um polo turístico.

    Apesar de a banca dar como CORRETA, discordo completamente do gabarito. Em momento algum o texto diz que a cidade de Bilbao era desprovida de atributos culturais. O que o texto afirma é que era uma cidade praticamente inexpressiva (ou seja, tinha algo mínimo, mas não afirma que não possuía nenhum atributo cultural)

    III. Para o autor, as obras apresentadas no Museu do Prado ganham maior destaque devido ao fato de este museu não constituir um exemplo do que classifica como “ambiente de acrobacia arquitetônica”.

    FALSO: No período: "Não obstante, coleções de grande significado para a humanidade, expostas, por exemplo, no Museu do Prado, ainda não precisam recorrer a ambientes de acrobacia arquitetônica", o texto não afirma que as coleções ganham maior destaque por não estarem em um museu "ambiente de acrobacia arquitetônica". O texto afirma exatamente o contrário, que as coleções não precisam estar em um museu "ambiente de acrobacia arquitetônica" para serem importantes.

  • Considerei que a assertiva I estava 50% certa, pois ‘A arte visual contemporânea considera esses espaços agradáveis e adequados para exposições’. Mas realmente, o mesmo período afirma que tais locais são “funcionalmente incertos”.
  • INFERIR: fazer inferência sobre; concluir, deduzir.

    Errei porque considerei que, já que o texto diz explicitamente que o Museu Guggenheim é responsável por transformar a cidade de Bilbao, isso não seria uma inferência...

    Já fiz até outra questão da FCC que tinha essa pegadinha :(

  • Esse é o problema da FCC: muita subjetividade nas questões de interpretação de textos. Todas poderiam ser consideradas corretas de arcordo com o que é lido no texto. 

  • A justificativa para o item I está na parte em negrito: A arte visual contemporânea, desde o esgotamento do modernismo nos anos 1950, considera adequados e agradáveis para exposições esses espaços que exageram a própria importância e são funcionalmente incertos.

    A respeito do item II, concordo plenamente com o colega Lucas Bianchi, pois o texto afirma que Um exemplo disso ocorreu na cidade de Bilbao. Em tudo o mais praticamente inexpressiva.

    Praticamente inexpressiva é muito diferente de desprovida.

    Mas como diria o sábio: leia-se e cumpra-se.

  • Muito sutil a III, mas acho que o erro está em falar que o Museu do Prado NÃO recorre à acrobacias arquitetônicas. O texto não diz que o museu não recorre à isso, e sim que as coleções NÃO PRECISAM DISSO para terem significado. 

  • Concordo plenamente com o colega Lucas Bianchi, é pura extrapolação o item II como correto. É fato que existe uma diferença entre compreensão e interpretação de textos, no primeiro a resposta está no texto, as frases começam normalmente por: segundo o texto, de acordo com o texto... Já no segundo caso, as respostas partem do texto, é uma processamento de informações, as respostas começam por: infere-se... depreende-se....entende-se...., mas em nenhum momento o texto diz que a cidade de Bilbao era deprovida de atributos culturais, sim que ela era praticamente inexpressiva. Fica difícil assim!

    II. Infere-se do texto que o Museu Guggenheim é responsável por transformar a cidade de Bilbao, anteriormente desprovida de atributos culturais, em um polo turístico.

    Apesar de a banca dar como CORRETA, discordo completamente do gabarito. Em momento algum o texto diz que a cidade de Bilbao era desprovida de atributos culturais. O que o texto afirma é que era uma cidade praticamente inexpressiva (ou seja, tinha algo mínimo, mas não afirma que não possuía nenhum atributo cultural)

  • Corroborando com que o Lucas Bianchi Baldichia comentou, vejo a Afirmativa II como errada também.

    Vejam: "II. Infere-se do texto que o Museu Guggenheim é responsável por transformar a cidade de Bilbao, anteriormente desprovida de atributos culturais, em um polo turístico."

    Objetivamente, não é possível de chegar à essa conclusão de acordo com o texto. Somente se menciona que Bilbao era "Em tudo o mais praticamente inexpressiva(...)", e não desprovida de atributos culturais.

    Na minha opinião, extremamente duvidoso este gabarito. Eu ficaria apenas com a Afirmativa I como correta.

  • Eu considerei a II errada porque não se "INFERE" do texto, afinal, está expresso.

  • ele diz que "são funcionalmente incertos" (ok! tb me passou despecebido, mas justifica o gabarito. Caso resolvido). Mas ele se contradiz: ele dá o exemplo da cidade que virou polo turístico pelo museu!

    "Um exemplo disso ocorreu na cidade de Bilbao. Em tudo o mais praticamente inexpressiva, nos anos 1990 ela transformou-se num polo turístico global "

  • Na assertiva I o autor não questiona a eficácia dos ambientes, ele apenas constata que o ambiente arquitetônico dos museus contemporâneos não são funcionais. Mas a eficácia é "considera adequados e agradáveis para exposições".

    Questão mal elaborada. FCC!

  • Discordo do gabarito pois no item I não está claro o questionamento, se observar em " A arte visual contemporânea, desde o esgotamento do modernismo nos anos 1950, considera adequados e agradáveis para exposições esses espaços que exageram a própria importância e são funcionalmente incertos.", mostra que o autor não questiona, afirma que o local é bom para a exposição.

  • gab. A

  • Cara que questões mais fdp, essa III é de cair o C*

  • No ll é questão de INFERIR ( INTERPRETAR). De acordo com o texto na parte ''Em tudo o mais praticamente inexpressiva,'' dava pra entender sim que a cidade era desprovida de cultura.

    Agora se ele falasse por exemplo ''NO TEXTO'', O AUTOR SUGERE''... aí estaria errada, pois em momento algum isso foi dito no texto.

    Quanto a lll, o que faz ganhar destaque no museu são as coleções de grandes significados para a humanidade!

  • De fato, ele não questiona a eficácia dos museus.

    Forçando muito talvez no trecho ""exageram a própria importância e são funcionalmente incertos".

    Ainda assim, pqp FCC!!!!!

  • Pelo que entendi, o item III traz uma extrapolação causal do teor literal do texto. O autor apenas diz que o Museu do Prado tem grande significado para a humanidade e que ainda não precisa recorrer a ambientes de acrobacia arquitetônica. Em momento nenhum o autor aponta a causa para isso, e nem mesmo diz que suas obras ganham "maior destaque".

  • Em relação à questão I:

    "A arte visual contemporânea, desde o esgotamento do modernismo nos anos 1950, considera adequados e agradáveis para exposições esses espaços que exageram a própria importância e são funcionalmente incertos. "

    Temos aqui uma afirmação do autor, não há questionamento algum.

    Cabe recurso.

  • se está falando que é para INFERIR, então a I está correta

    a II está explicitamente correta

    a III explicitamente errada

  • ...criar grandes polos globais de atração cultural em centros em tudo o mais periféricos e pouco atrativos.

    O que acontece dentro desses museus é irrelevante ou secundário. Um exemplo disso ocorreu na cidade de Bilbao. 

    Tendo bastante dificuldade em aceitar que a frase que cita criação de polos culturais está diretamente ligada à cidade de Bilbao. A mim parece mais razoável que só a irrelevância do que ocorre dentro do museu seja aproveitável ao caso da cidade em questão...

    Enfim... não sou msm ngm na fila do pão!

  • SOBRE A II: "anteriormente desprovida de atributos culturais" É DIFERENTE DE "Em tudo o mais praticamente inexpressiva".

    NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO?

  • É o tipo de questão que botam pra não gabaritar a prova. A II poderia ser considerada errada ou certa...depende do humor da banca....piada

  • A arte visual contemporânea, desde o esgotamento do modernismo nos anos 1950, considera adequados e agradáveis para exposições esses espaços que exageram a própria importância e são funcionalmente incertos.

    Em que ponto do texto ele questiona a eficácia? ? ?

    Ser funcionalmente incerto não revela que o autor questionou a eficácia dos espaços enquanto museus, apenas coloca dúvida na funcionalidade desses locais.

    Eficaz

    que tem a virtude ou o poder de produzir, em condições normais e sem carecer de outro auxílio, determinado efeito; efetivo."meio e."

    bom ou ideal para causar um resultado pretendido; útil.

    Funcionalidade

    Qualidade do que desempenha corretamente a função para a qual foi desenvolvido.

    [Informática] O conjunto variado das funções que um computador ou outro mecanismo eletrônico pode realizar: entre os aplicativos, a funcionalidade do dicionário tem sido muito elogiada.

    Enfim, nunca dá pra saber o que essa banca quer em questões de interpretação.

  • Também não entendo que o fato de Bilbao ser "inexpressiva" ou "pouco expressiva" signifique necessariamente que era desprovida de atributos culturais. Não há como afirmar isso.

  • se alguém conseguir justificar o "questiona a eficácia", por favor, comente.

    talvez o "e são funcionalmente incertos" ?

  • Nessas questões de interpretação e compreensão de textos parece q a FCC gosta de meter uns migués, extrapolar.... acho q é só pra evitar q o candidato feche a prova.

  • Sem sofrer, bora lá.

    I. "A arte visual contemporânea, desde o esgotamento do modernismo nos anos 1950, considera adequados e agradáveis para exposições esses espaços que exageram a própria importância e são funcionalmente incertos."

    Taí a justificativa da 1ª.

    II. "Um exemplo disso ocorreu na cidade de Bilbao. Em tudo o mais praticamente inexpressiva, nos anos 1990 ela transformou-se num polo turístico global graças ao Museu Guggenheim, do arquiteto Frank Gehry."

    Claríssimo a II.

    III. O texto em nenhum momento disse que há um maior ganho de destaque para museus não classificados como "ambiente de acrobacia arquitetônica".

  • Depois que voce faz muitas questoes da FGV, resolver esses misterios interpretativos da fcc é "Moleza"..

    Complicado.

  • II - "Em tudo o mais praticamente inexpressiva..."

    Tenho dificuldade em afirmar ela é DESPROVIDA de atributos culturais, uma vez que o termo PRATICAMENTE nos remete a uma mínima expressão de tudo (inclusive cultura).

    Como o enunciado pede para INFERIR do texto, a reposta faz sentido. A FCC utiliza de diferentes abordagens quando pede INFERIR (interpretação) ou A PARTIR DO TEXTO (direto do texto)

    Gabarito: A

  • Errei a questão pelo item I também, mas relendo com calma o texto é justificável estar correto pela frase:

    "funcionalmente incertos."

    De fato é questionado a funcionalidade de tais museus

  • Discordo da banca. Muito forçado dizer que o item II é correto e que Bilbao era desprovida de atributos culturais, afinal, os atributos eram inexpressivos, mas estavam presentes na cidade, como se entende. O item II tem o erro de extrapolar o que é dito pelo autor, um dos mais conhecidos erros de interpretação.