SóProvas


ID
2985448
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A avaliação do resultado de uma amostragem em auditoria é um procedimento essencial a ser realizado pelo auditor. De acordo com a NBC TA 530,

Alternativas
Comentários
  • A23. Se o auditor conclui que a amostragem de auditoria não forneceu uma base razoável para conclusões sobre a população que foi testada, o auditor pode:

    1- solicitar que a administração investigue as distorções identificadas e o potencial para distorções adicionais e faça quaisquer ajustes necessários; ou

    2- ajustar a natureza, época e extensão desses procedimentos adicionais de auditoria para melhor alcançar a segurança exigida. Por exemplo, no caso de testes de controles, o auditor pode aumentar o tamanho da amostra, testar um controle alternativo ou modificar os respectivos procedimentos substantivos.

  • Solicita-se investigação das distorções, ajusta-se a época e extensão desses procd. adicionais p/ melhor alcançar a seg. exigida.

    Qeustão:

    caso o auditor conclua que a amostragem de auditoria não forneceu uma base razoável para conclusões sobre a população que foi testada, ele pode solicitar que a administração investigue as distorções identificadas e o potencial para distorções adicionais, e faça quaisquer ajustes necessários.

    é a chamada técnica indutiva a erro!! Cuidado galera. Caí nesta.

  • Errei pois achei que fosse um "dever" informar a administração da entidade, não erro mais.

  • questão atécnica

  • questão retirada de maneira literal da NBC TA 530. Segundo a norma, se o auditor conclui que a amostragem de auditoria não forneceu uma base razoável para conclusões sobre a população que foi testada, o auditor pode:

              1) solicitar que a administração investigue as distorções identificadas e o potencial para distorções adicionais e faça quaisquer ajustes necessários; ou

              2) ajustar a natureza, época e extensão desses procedimentos adicionais de auditoria para melhor alcançar a segurança exigida. Por exemplo, no caso de testes de controles, o auditor pode aumentar o tamanho da amostra, testar um controle alternativo ou modificar os respectivos procedimentos substantivos.

     

    Gabarito: alternativa D.

  • Resolução:

    A- Errado. Auditor não transfere sua responsabilidade.

    B – Errado. Quem decide pelo melhor procedimento é o auditor. A Administração não diz qual procedimento o auditor deve executar.

    C – Errado. Não cabe misturar a auditoria interna com a externa. Cada um no seu “quadrado”. Um não é revisor ou controlador da outra.

    D – Certo.

    NBC TA 530

    A23. Se o auditor conclui que a amostragem de auditoria não forneceu uma base razoável para conclusões sobre a população que foi testada, o auditor pode:

    1- solicitar que a administração investigue as distorções identificadas e o potencial para distorções adicionais e faça quaisquer ajustes necessários; ou

    2- ajustar a natureza, época e extensão desses procedimentos adicionais de auditoria para melhor alcançar a segurança exigida. Por exemplo, no caso de testes de controles, o auditor pode aumentar o tamanho da amostra, testar um controle alternativo ou modificar os respectivos procedimentos substantivos.

    E – Errado. Ele decidirá o que fazer. É questão de julgamento profissional.

    Resposta: D

  • Colegas, vejamos o que diz a norma. No contexto da avaliação de resultados, cabe ao auditor avaliar tanto o resultado da amostra (propriamente) quanto se o uso da amostragem forneceu base razoável para conclusões sobre a população que foi testada.

    Se o auditor conclui que a amostragem de auditoria não forneceu uma base razoável para conclusões sobre a população que foi testada, o auditor pode: (i) solicitar que a administração investigue as distorções identificadas e o potencial para distorções adicionais e faça quaisquer ajustes necessários; ou (ii) ajustar a natureza, época e extensão desses procedimentos adicionais de auditoria para melhor alcançar a segurança exigida. Por exemplo, no caso de testes de controles, o auditor pode aumentar o tamanho da amostra, testar um controle alternativo ou modificar os respectivos procedimentos substantivos.

    Ora, a letra D reflete exatamente o posicionamento acima, previsto na NBC TA 530.

    Gabarito, portanto ► D) caso o auditor conclua que a amostragem de auditoria não forneceu uma base razoável para conclusões sobre a população que foi testada, ele pode solicitar que a administração investigue as distorções identificadas e o potencial para distorções adicionais, e faça quaisquer ajustes necessários.

    Agora analisemos cada erro.

    A: O ERRO: falar que se preferir, pode transferir este ônus para uma auditoria interna paralela, promovida pela entidade auditada. O CERTO: O auditor não pode transferir esse ônus, como propõe a assertiva.

    B: O ERRO: Falar que caso o auditor conclua que a amostragem de auditoria não forneceu uma base razoável para conclusões sobre a população que foi testada, ele deve comunicar esse fato à administração da entidade auditada. O CERTO: Não há nenhuma previsão para essa comunicação à administração e nem tampouco para que ela (administração ) determine procedimentos a serem aplicados. A responsabilidade pela avaliação de resultados é sempre do auditor; e ponto.

    C: O ERRO: Falar que caso o auditor conclua que a amostragem de auditoria não forneceu uma base razoável para conclusões sobre a população que foi testada, ele pode solicitar que a administração investigue as distorções identificadas e o potencial para distorções adicionais, e faça quaisquer ajustes necessários. O CERTO: Quem avalia o resultado da amostragem é o auditor.

    E: O ERRO: Falar que caso o auditor conclua que a amostragem de auditoria não forneceu uma base razoável para conclusões sobre a população que foi testada, ele deve abandonar a utilização do critério de amostragem imediatamente. O CERTO: Não se deve, simplesmente, abandonar o processo de amostragem.

    bons estudos