SóProvas


ID
2985487
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a NBC TSP 07, o valor residual do ativo é o

Alternativas
Comentários
  • NBC TSP 07 – Ativo Imobilizado.

    Valor residual do ativo é o montante estimado que a entidade obteria com a alienação do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade, a condição e o tempo de uso esperados para o fim de sua vida útil.

    GAB. C

  • A - valor realizável

    B - Valor que sofrerá impairment

    D-valor justo

    E-valor contábil

    Se estiver errado me alertem, é uma mera opinião.

  • Segundo a NBC TSP 07 – Imobilizado

    “Valor residual do ativo é o montante estimado que a entidade obteria com a alienação do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade, a condição e o tempo de uso esperados para o fim de sua vida útil.”

     

    Um exemplo ajuda a fixar o entendimento:

    Imagine que uma prefeitura adquira um veículo para a Secretaria de Saúde e que esse bem tenha um tenho estimado de vida útil de 08 anos. Decorrido esse tempo (8 anos), estando em condições de uso, a prefeitura não vai jogar fora esse veículo, ao contrário, irá vender para obter uma nova receita.

    Para realizar a venda, a Prefeitura terá deduzir todas as despesas incluídas no processo (abertura de licitação do tipo leilão, documentação em cartório...). O valor positivo, depois de deduzir todas as despesas, chama-se valor residual.

    Gabarito Letra C

  • Esta norma se aplica ao ativo imobilizado, incluindo:

    (a)equipamento militar especializado;

    (b)ativos de infraestrutura; e

    (c)ativos de contrato de concessão após o reconhecimento inicial e mensuração de acordo com NBC TSP 05 - Contratos de Concessão de Serviços Públicos: Concedente.

    6.Esta norma não se aplica a:

    (a)ativos biológicos relacionados com a atividade agrícola; ou

    (b)direitos de exploração mineral e reservas minerais, tais como petróleo, gás natural e recursos não renováveis semelhantes.

  • Valor contábil é o montante pelo qual um ativo é reconhecido após a dedução da depreciação acumulada e das perdas acumuladas por redução ao valor recuperável.

    Valor depreciável é o custo do ativo ou outro montante que substitua seu custo, menos seu valor residual.

    Depreciação é a alocação sistemática do valor depreciável de ativo ao longo da sua vida útil.

    Perda por redução ao valor recuperável de ativo gerador de caixa é o montante pelo qual o valor contábil do ativo excede seu valor recuperável.

  • Vejamos a definição de valor residual de um ativo (MCASP, 8ª ed., pg. 169):

    Valor Residual de um Ativo

    É o valor estimado que a entidade obteria com a alienação do ativo, caso o ativo já tivesse a idade, a condição esperada e o tempo de uso esperados para o fim de sua vida útil. 

    Com isso, sabemos que a alternativa correta é a letra C). Mas vejamos as demais:

    A alternativa A) está errada, pois nos dá a definição aproximada de valor em uso de ativo gerador de caixa (MCASP, 8ª ed., pg. 202).

    A alternativa B) está errada, pois tenta confundir o candidato utilizando a situação que motiva a redução ao valor recuperável (MCASP, 8ª ed., pg. 161).

    A alternativa D) está errada, pois nos dá a definição de valor justo líquido de despesas de venda (MCASP, 8ª ed., pg. 202).

    A alternativa E) está errada, pois nos dá a definição de valor contábil (MCASP, 8ª ed., pg. 161).

    Gabarito: LETRA C

  • Valor residual do ativo é o montante estimado que a entidade obteria com a alienação do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade, a condição e o tempo de uso esperados para o fim de sua vida útil.

    Gab C

  • Essa questão trata de mensuração de ativos. Esse assunto consta tanto na NBC TSP 07, quando no MCASP. Vamos analisar as alternativas.


    A) Essa alternativa está errada, pois ela dá a definição aproximada de valor em uso de ativo gerador de caixa (MCASP, 8ª ed., pg. 202).


    B) Essa alternativa está errada, pois ela utiliza a situação que motiva a redução ao valor recuperável (MCASP, 8ª ed., pg. 161).


    C) Essa alternativa está certa, pois está compatível com a definição de valor residual trazida pelo MCASP:


    É o valor estimado que a entidade obteria com a alienação do ativo, caso o ativo já tivesse a idade, a condição esperada e o tempo de uso esperados para o fim de sua vida útil. 


    D) Essa alternativa está errada, pois traz a definição de valor justo líquido de despesas de venda (MCASP, 8ª ed., pg. 202).


    E) Essa alternativa está errada, pois traz a definição de valor contábil (MCASP, 8ª ed., pg. 161).


    Gabarito do Professor: Letra C.