SóProvas


ID
2985655
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um Auditor da SEFAZ-BA, observando as necessidades da organização, propôs um Data Warehouse (DW) com as seguintes características:


- na camada de dados resumidos ficam os dados que fluem do armazenamento operacional, que são resumidos na forma de campos que possam ser utilizados pelos gestores de forma apropriada.

- na segunda camada, ou no nível de dados históricos, ficam todos os detalhes vindos do ambiente operacional, em que se concentram grandes volumes de dados.


Com esta organização, os tipos de consulta analítica de maior frequência acessariam os dados resumidos, mais compactos e de mais fácil acesso e, em situações em que seja necessário um maior nível de detalhe, utilizar-se-iam os dados históricos.


O Auditor propôs um DW

Alternativas
Comentários
  • NÍVEIS DUAIS DE GRANULARIDADE 

    O chamado nível duplo de granularidade se enquadra nos requisitos da maioria das empresas. Existem basicamente duas camadas:

    Na camada de dados resumidos ficam os dados que fluem do armazenamento operacional e são resumidos na forma de campos apropriados para a utilização de analistas e gerentes. 

    Na segunda camada, nível de dados históricos, ficam todos os detalhes vindos do ambiente operacional. Há uma verdadeira montanha de dados nesse nível e, portanto, faz sentido armazenar dados em meios alternativos (fitas magnéticas, por exemplo). 

    Letra C

     

    http://guidogabriell.blogspot.com/2012/04/data-warehouse-granularidade-de-dados.html

  • Observe que o data warehouse considerado adota duas camadas em dois níveis de granularidade: uma com dados resumidos (agregad0s) e outra com dados históricos detalhados. Esse é um cenário comumente associado ao esquema de armazenamento híbrido HOLAP, em que os dados agregados ficam em uma camada multidimensional, permitindo a análise eficiente com o auxílio de operações OLAP, enquanto que os dados detalhados ficam na estrutura relacional original.

    Gabarito: C

  • A e B = São Inversamente Proporcionais

    C = Gabarito, Observe ele esta citando o Drill UP e o Drill Down

    D = Lhufas

    E = Lhufas

    - Drill UP/Roll UP = Menor Detalhe, Maior Agregação = Maior granularidade, Sobe no detalhe

     - Drill DOWN = Maior Detalhe, Menor Agregação = Menor Granularidade, Desce no detalhe

    GAB C.

    NAVATHE.

    • A e B) como já explicado pelo colega @Nixon, são inversamente proporcionais;

    • C) Nosso gabarito. O colega Rodrigo já explicou muito bem;

    • D) Errada, por quê? O cubo OLAP usa um recurso que permite manipular e analisar grandes volumes de dados sob múltiplas perspectivas de forma analítica. Dados do dia a dia é o OLTPOnde está o erro? Veja que é preciso tanto dados analíticos, quanto históricos. Se a questão estivesse dito algo como: "um DW com ferramentas OLAP e OLTP" estaria correta.

    • E) DM é um subconjunto do DW que mostra as perspectivas em departamentos. DM geminado (posso estar enganado, pois apenas raciocinei isso, não tirei de nenhuma biografia, pesquisei, mas não achei) pode ser mais de um DM lado a lado, por exemplo: o DM do r.h. ao lado do DM da contabilidade. Independente disso, a questão está pedindo uma forma de consultar os dados, não o armazenamento departamental, seja lado a lado, seja descentralizado.