-
I. Na seleção de periódicos científicos, o critério de autoridade é definido a partir da equipe editorial. (correto. Busca definir a qualidade do material a partir da reputação do autor, editora ou patrocinador)
II. Na seleção de livros infantis, o critério de conveniência tem por base a resistência do material. ERRADA
( a resistência do material é sim importante na biblioteca infantil, mas não é o critério de "conveniência que mede isso e sim, o de "características físicas que está ligado a aspectos adicionais do documento")
III. Na seleção de fontes eletrônicas, o critério técnico compreende o conteúdo, o formato e a qualidade do material.
Correta
IV. Na seleção de fontes infanto-juvenis, o critério de autoridade correlaciona autor e ilustrador.
Correta
D
-
I - De certa maneira, quando se verifica a existência e composição de comissões editoriais e se considera este dado na seleção de publicações periódicas, está se trabalhando com o critério de autoridade: acredita-se que os especialistas que compões e comissão editoral emprestam sua reputação ao periódico.
II - O critério de conveniência levará em conta a faixa etaria da criança, analisando a adequação do texto ao desenvolvimento intelectual do seu usuário potencial.
III - Não sei de onde saiu essa afirmativa.
IV - O critério de autoridade, por exemplo, irá relacionar-se tanto ao autor do texto quanto ao ilustrador, quando forem diferentes, baseando a decisão de seleção em obras anteriormente realizadas individualmente ou em conjunto, ou até mesmo da coleção em que o livro foi publicado.
WALDOMIRO, Vergueiro. Seleção de materiais de informação. 3.ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2010.
-
Atenção!
Afirmativa 2 está incorreta: encadernação diz respeito às características físicas do material e não à conveniência. A conveniência diz respeito a ¨idade e desenvolvimento intelectual dos usuários e nível vocabulário e visual do documento¨.
Afirmativa 3 está incorreta: como disse minha chará abaixo, ¨não sei de onde saiu essa afirmativa¨. E acho muito difícil algum autor ter dito que conteúdo é um critério técnico.
-
"Critérios relativos a aspectos adicionais do documento
Características físicas
[...]
Na aplicação deste critério, o bibliotecário, em face do uso pretendido para o material e as características dos usuários, verificará se os caracteres tipográficos foram bem escolhidos, têm boa legibilidade, tamanho apropriado, etc. Verificará se a encadernação é resistente para o uso da biblioteca, fazendo, inclusive, uma estimativa de sua durabilidade e das possibilidades ou necessidade de futuros reparos. Analisará também a qualidade do papel, submetendo-o a semelhante escrutínio semelhante ao da encadernação.
[...]
No Brasil, a indústria de livros infantis tem procurado utilizar material resistente e adequado para crianças, podendo-se apontar a produção de livros infantis em plástico, pano, etc." (VERGUEIRO, 2010, p. 23)
VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. 3. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2010.