SóProvas


ID
2986222
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A NBC TA 530 estabelece, em seu item 5, que risco de amostragem é o risco de que a conclusão do auditor, com base em amostra" pudesse “ser diferente se toda a população fosse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria. O risco de amostragem pode levar a conclusões errôneas. De acordo com a referida NBC, o nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)

    Na definição do tamanho da amostra que o auditor utilizará para formar sua opinião sobre as demonstrações contábeis da auditada, quanto maior for o valor da distorção esperada na população analisada, maior deverá ser o tamanho da amostra.

    O tamanho da amostra selecionada pelo auditor deve ter uma relação direta com o valor da distorção esperada nas transações realizadas pela entidade. Assim, quanto maior for o valor da distorção esperada na população analisada, maior deverá ser o tamanho da amostra.

     

    A fundamentação para resolução está expressa no Apêndice 3 da NBC TA 530. Esse apêndice elenca exemplos de fatores que influenciam no tamanho da amostra, demonstrando a relação existente entre eles, se inversa ou direta, tanto para os Testes de Controles quanto para os Testes de Detalhes.

    _____//_____////_____/////_______

    Considerando o uso de amostragem na realização de testes de controle, o fator que, mantidos todos os demais constantes, acarreta redução do tamanho necessário da amostra a ser realizada é o aumento, da taxa tolerável de desvio definida pelo auditor.

    O tamanho da amostra selecionada pelo auditor deve ter uma relação direta com o valor da distorção esperada nas transações realizadas pela entidade. Assim, quanto maior for o valor da distorção esperada na população analisada, maior deverá ser o tamanho da amostra.

     NBC TA 530 - Esse apêndice elenca exemplos de fatores que influenciam no tamanho da amostra, demonstrando a relação existente entre eles, se inversa ou direta, tanto para os Testes de Controles quanto para os Testes de Detalhes.

    Em palavras rudes...

    Taxa tolerável de desvio: se o auditor tolera um desvio maior, ele poderá trabalhar com uma amostra menor.

    Taxa esperada de desvio: se o auditor espera que a taxa de desvio seja alta, então ele aumentará o tamanho da amostra para compensar este desvio

  • Segundo a NBC TA 530:
     O nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido. Quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra. 

  • Letra A

     

    Relação inversamente proporcional

  • Aprova a NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria. 

    Definição da amostra, tamanho e seleção dos itens para teste

    Tamanho da amostra (ver item 7)

    A 10. O nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido. Quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra.

  • Gab. Letra A

    Quanto MENOR o risco disposto a aceitar, MAIOR deverá ser a amostra.

  • Resolução:

    Risco e amostra possuem relações inversas. Para aceitar um risco menor, deve-se aumentar a amostra. Por outro lado, se a situação permite assumir risco maior, poderíamos nos dar ao luxo de utilizar amostrar menor.

    Resposta: A

  • O enunciado dessa questão basicamente dá a resposta da questão Q995406, provinha amiga kkkkkkkkkkkkkk

  • RESOLUÇÃO DA QUESTÃO EM VÍDEO:

    https://www.youtube.com/watch?v=B_nECjKLxgg

    MATERIAL DE APOIO: https://drive.google.com/file/d/1d_SdQxzUHOTPj4sCb0OHHWo7leb59oNA/view?usp=sharing

  • OBS:

    => Nível de risco amostragem --> afeta o tamanho da amostra (inversa)

    => Quantidade de unidades de amostragem não afeta o tamanho da amostra (Efeito negligenciável)