SóProvas


ID
29863
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2002
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Instruções para as questões de números 15 a 20.

Essas questões referem-se a compreensão de leitura.
Leia atentamente cada uma delas e assinale, na folha de
respostas, a alternativa que esteja de acordo com o texto.
Baseie-se exclusivamente nas informações nele contidas.

Como espetáculo dramático, o futebol tem duas diferenças básicas em relação ao teatro, além de ser baseado em ações e não em palavras e gestos. Em primeiro lugar, o futebol não retrata um conflito entre individualidades, porém um conflito entre coletividades, que são os dois times litigantes. Em segundo lugar, no teatro, além de estar retratado um conflito entre individualidades, também os atores sabem de antemão o desfecho do espetáculo e até mesmo o público pode saber disso, bastando ler o texto da peça. No futebol, entretanto, os atores-jogadores não sabem de antemão qual vai ser o desfecho do jogo, que depende de suas ações e opções dos outros jogadores, do juiz e dos bandeirinhas. Nesse sentido, como espetáculo o futebol é aparentado ao "happening" ou ao teatro invisível. Daí o caráter intenso de sua dramaticidade.

De acordo com o texto,

Alternativas
Comentários
  • O fim imprevisível do jogo de futebol está descrito no trecho:
    "...os jogadores não sabem de antemão qual vai ser o desfecho do jogo" e isso justifica sua dramaticidade.
  • mas, no texto diz que o espetaculo teatral tem fim previsível, que os atores sabem de antemao seu fim, já o jogo de futebol nao.sendo assim nao entendi pq a letra D está correta.
  • eu tb ñ entendi pq a "D" está certa.
  • A) Errada. Embora alguns jogadores (minoria) atuem de forma dramática e descarreguem seus conflitos em campo.

    B) Errada. No futebol há uma disputa, "um conflito entre coletividades", conforme o texto.

    C) Errada. Há influência do público espectador, mas o resultado depende unica e exclusivamente da ação dos jogadores em campo.

    D) Correta. O texto todo é uma comparação entre o futebol e o teatro, que o autor chama de "espetáculo dramático". Uma das diferenças apontadas entre eles é que o futebol tem um fim imprevisível. No último período conclui: "Daí o caráter intenso de sua dramaticidade".

    E) Errada. O futebol DÁ margem à exibição em campo dos talentos individuais.

  • A) Errado. O texto não trata disso em nenhum momento

    B) Errado. o Futebol e o Teatro não se assemelham pelo objetivo de coroar um trabalho coletivo , posto que nas linhas 2-3 o autor menciona que o Teatro retrata um conflito de individualidades , já o Futebol retrata um conflito de coletividades

    C) Errado. Segundo o autor na linha 3 , mesmo antes do fim do espetáculo é possível que os espectadores saibam o desfecho da obra ( sendo que os atores já sabem ) , por meio do texto da obra, COISA QUE É IMPOSSÍVEL em uma partida de futebol

    D) Correto . Justificativa Linhas 5-6 '' ... Nesse sentido, como espetáculo o futebol é aparentado ao "happening" ou ao teatro invisível. Daí o caráter intenso de sua dramaticidade. ''

    E) Errado . Ao afirmar que o futebol é um conflito de coletividades , o autor não exclui a possibilidade de dentro desses conflitos se sobressaía a habilidade individual .