SóProvas


ID
2987791
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação às despesas de exercícios anteriores, analise as afirmativas abaixo.


I. São dívidas resultantes de compromissos gerados em exercícios anteriores àqueles em que for ocorrer o pagamento, para as quais não existia empenho inscrito em restos a pagar.

II. O ônus dos recursos recai sobre o orçamento do exercício de reconhecimento.

III. Pode ser citada como exemplo a diferença a maior entre o valor inscrito em restos a pagar e o valor real da despesa a ser paga.


Assinale

Alternativas
Comentários
  • Em relação ao item "III" cabe destacar que a principal diferença entre RP e DEA é que esta diz respeito a exercício encerrado, mas que não foi empenhada durante o exercício. Assim, como os RP para serrem inscritos necessitam de empenho, o valor a maior que o inscrito não foi empenhado, vindo a ser empenhado no exercício em que será pago.

  • GABARITO LETRA C.

    Segundo a Lei nº 4.320/64, as despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente poderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica.

    São exemplos:

    1- Despesas que não se tenham processado na época própria, aquelas cujo empenho tenha sido considerado insubsistente e anulado no encerramento do exercício correspondente, mas que, dentro do prazo estabelecido, o credor tenha cumprido sua obrigação.

    2- Restos a pagar com prescrição interrompida, a despesa cuja inscrição como restos a pagar tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor.

    3- Compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício, a obrigação de pagamento criada em virtude de lei, mas somente reconhecido o direito do reclamante após o encerramento do exercício correspondente.

  • Valor Real < RP Inscrito - Para a lei 4.320, isso será uma VPA. Para o MCASP (e esse que deve ser considerado) isso será um Ajuste.

    Valor Real > RP Inscrito - DEA.