SóProvas


ID
2988127
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A Revolução Industrial teve início na segunda metade do século XVIII na Inglaterra. Esta Revolução completou a transição do Feudalismo para o Capitalismo, pois significou o momento final do processo de expropriação dos produtores diretos. O Modo de Produção Capitalista pode ser caracterizado pela introdução da maquinomanufatura e pelas relações sociais de produção assalariadas.”

[MARQUES, Adhemar, et alii. História Contemporânea através de textos. Col. Textos de Documentos, v.5, São Paulo: Contexto, 2001 p.27]


Segundo a concepção que fundamenta o texto, a consolidação dessas relações sociais de produção foi determinada pelo seguinte fato histórico:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito a

  • Por que não a C?

  • A Revolução Gloriosa, ocorrida no século XVII, permitiu um equilíbrio político capaz de garantir estabilidade política necessária a um desenvolvimento econômico em favor dos interesses dos proprietários de terras e industriais. Desse modo, a aristocracia era atravessada por valores burgueses pautados na lógica do lucro e da acumulação em padrões capitalistas. O Estado criou leis, como a lei dos cercamentos dos campos, que favoreceram o desenvolvimento agrícola e industrial, estimulando os proprietários capitalistas a investirem com mais intensidade na produção. Além disso, cumpriu um papel decisivo nas relações internacionais e no comércio externo. 

  • A Revolução Industrial gerou grandes transformações no modo de produção de mercadorias. Antes dela, havia apenas a produção manufatureira. Ou seja, o modo de produção era manual e utilizava a capacidade artesanal daquele que produzia. Com o surgimento da indústria, a manufatura foi substituída pela maquinofatura. Como a própria concepção que fundamenta o texto que inicia este tópico, a consolidação dessas novas relações sociais de produção foi determinada pela separação entre capital e trabalho. Ou seja, quem produzia os sapatos, por exemplo, não era mais o artesão, mas aquele que possuía o capital necessário para comprar maquinário e pagar as pessoas necessárias para fabricar o produto.

    Resposta: A