SóProvas


ID
2988172
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   Texto: Por que a Rio+20 foi um sucesso?


      É muito fácil dizer que a Rio+20 foi um fracasso. Basta analisar o texto final das negociações oficiais travadas pelos governos no Riocentro e avaliar se houve avanço. Não havendo, declara-se o fiasco. É uma avaliação correta, mas limitada, de um evento que foi muito mais amplo do que uma busca de acordos ou documentos oficiais. Não dá para afirmar que o texto final assinado pelos representantes dos países foi uma decepção ou que ficou aquém das expectativas. Essas expectativas já eram baixas. Os desafios presentes muito antes do início da Rio+20 já deixavam claro que não havia muita margem para avanço oficial. Mas, felizmente o progresso rumo a uma economia verde depende cada vez menos dos governos.

      Um passeio pelas centenas de eventos paralelos à reunião oficial no Riocentro mostrava um quadro encorajador. Foi o maior encontro de empresas, ONGs e representantes de governos federais, estaduais e municipais rumo ao desenvolvimento sustentável. Eles tinham boas histórias para contar e ótimos acordos para travar.

[...]

      Bandeiras que há décadas eram agitadas apenas por pesquisadores e ativistas mais ousados agora entraram na linguagem consensual. Há 20 anos, na ECO 92, pensadores propunham acabar com os subsídios para os combustíveis fósseis e eram desdenhados por empresas e governos. Durante a Rio+20, enquanto os ativistas estendiam faixa em Copacabana pedindo o fim do apoio à energia suja, a mesma proposta rolava em mesas de discussão promovidas pelo Fundo Monetário Internacional (o antigo terror dos ativistas).

      Durante a Rio+20, o que se viu foi uma convergência de visões que superou as expectativas. A necessidade de se adequar aos limites naturais já é aceita como uma realidade. Enfrentar as mudanças climáticas é uma premissa básica. Se a ECO 92 foi um grande encontro para conscientização e alerta, a Rio+20 foi uma convenção para combinar os caminhos a seguir.

(Alexandre Mansur – Blog do planeta – adaptado. Disponível em: http:// colunas. revistaepoca.globo.com/planeta/2012/06/23/por-que-ario20-foi-um-sucesso/)

O advérbio refere-se geralmente ao verbo, ou ainda, a um adjetivo ou advérbio, logo NÃO se inclui nessa classe gramatical a palavra destacada no seguinte segmento:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    não havia muita margem para avanço

    ===> a palavra em negrito é um pronome indefinido, pois está ligado a um SUBSTANTIVO (margem); advérbio não modifica SUBSTANTIVO, modifica um adjetivo, um verbo ou outro advérbio.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Antes de tudo um advérbio modifica um adjetivo, um outro advérbio e um verbo. Porém leu a questão bateu uma dúvida vai uma dica muito boa.

    Advérbio x Pronome Indefinido como identificar cada qual?

    Joga no plural se variar então é um pronome indefinido, pois o advérbio é invariável

    ex: não havia muitas margens para avanço

    outros exemplos

    Julio comprou muito doce

    Julio comprou muitos doces

    Logo "muito" é pronome indefinido

  • GABARITO: LETRA B.

    Não havia muita margem para o avanço.

    A palavra em destaque é um pronome indefinido.

  • Na letra B a palavra 'muita' está se relacionando com a palavra 'margem' que é um substantivo. Advérbio não se relaciona com substantivos.

  • Ue, mas o Não é advérbio também (de negação)
  • Gabarito B.

    Muita margem. Muito está ligado a um substantivo, portanto é pronome indefinido.

  • impossível estudar pelo app... os termos não aparecem destacados!!!!
  • advérbio não modifica substantivo

  • advérbio é invariável em gênero e número, ele aparece no masculino e no singular, alguns dizem que não é masculino e sim neutro, mas de todo modo, percebemos que na letra B a palavra "muita" varia e por estar ligada a um subst. é um pronome indefinido