Nesta questão, o candidato precisa compreender os conceitos abordados nas alternativas e associá-los com o texto. Vejamos as alternativas:
A) estágios do desenvolvimento humano
ERRADO - estágios do desenvolvimento humano são caracterizados “por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento e são conhecidos como: sensório-motor (0 a 2 anos), pré-operatório (2 a 7 anos), operações Concretas (7 a 11 ou 12 anos), operações Formais (11 a 12 anos em diante)
B) reflexo condicionado
ERRADO - O reflexo condicionado é a associação de estímulos que provocam uma resposta condicionada, ou seja, que é esperada pelo experimentador. O reflexo condicionado, proposto pela teoria da aprendizagem é adquirido pela experiência.
C) zona de desenvolvimento proximal
CORRETO - Zona de desenvolvimento proximal é a distância entre as práticas que uma criança já domina e as atividades nas quais ela ainda depende de ajuda. Ou seja, é a distância existente entre o que a criança consegue fazer de forma independente e o que ela consegue realizar de forma assistida ou com o auxílio do professor, pais ou outra criança em um nível de desenvolvimento mais avançado.
D) reforço positivo
ERRADO - reforço positivo é a adição de um estímulo de reforço na sequência de um comportamento que faz com que seja mais provável que o comportamento ocorra novamente no futuro.
De acordo com o texto vinculado a esta questão, podemos encontrar o conceito que fundamenta a afirmativa na letra C.
Gabarito do professor: Letra C
Nas primeiras décadas do século 20, o psicólogo bielorrusso Lev Vygotsky (1896-1934) já defendia o convívio em sala de aula de crianças mais adiantadas com aquelas que ainda precisam de apoio para dar seus primeiros passos. Autor de mais de 200 trabalhos sobre Psicologia, Educação e Ciências Sociais, ele propõe a existência de dois níveis de desenvolvimento infantil. O primeiro é chamado de real e engloba as funções mentais que já estão completamente desenvolvidas (resultado de habilidades e conhecimentos adquiridos pela criança). Geralmente, esse nível é estimado pelo que uma criança realiza sozinha. Essa avaliação, entretanto, não leva em conta o que ela conseguiria fazer ou alcançar com a ajuda de um colega ou do próprio professor. É justamente aí - na distância entre o que já se sabe e o que se pode saber com alguma assistência - que reside o segundo nível de desenvolvimento apregoado por Vygotsky e batizado por ele de proximal.
Nas palavras do próprio psicólogo, "a zona proximal de hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã". Ou seja: aquilo que nesse momento uma criança só consegue fazer com a ajuda de alguém, um pouco mais adiante ela certamente conseguirá fazer sozinha (leia um trecho de livro na terceira página). Depois que Vygotsky elaborou o conceito, há mais de 80 anos, a integração de crianças em diferentes níveis de desenvolvimento passou a ser encarada como um fator determinante no processo de aprendizado.
Fonte:https://novaescola.org.br/conteudo/1972/vygotsky-e-o-conceito-de-zona-de-desenvolvimento-proximal