SóProvas


ID
2988241
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1: Planetania


      Deve-se ao ex-governador do Acre, Jorge Viana, a criação da palavra “florestania”, em contraposição a “cidadania”. À palavra diferente corresponde um conceito diferente. Cidadania se refere a direitos e responsabilidades dos moradores das cidades democráticas. O termo está vinculado aos direitos e deveres dos cidadãos-urbanos, distantes dos moradores das florestas e ainda mais da própria floresta. Florestania significa a cidadania adaptada aos moradores da floresta e a responsabilidade deles com o meio ambiente natural onde vivem. Apesar de um enorme avanço, esse novo conceito ainda ficou restrito ao local.

      No entanto, a civilização de hoje exige um salto que vá além da cidadania e da florestania locais, que nos dê uma visão de cidadania e florestania em escala mundial: a “planetania”.

      A planetania deve ter cinco características essenciais. Primeiro, diferentemente da cidadania e da florestania, ela deve ser global. Mesmo agindo nos limites de cada país, a cidadania não permitirá ações que tenham influência nos assuntos de toda a civilização. Os problemas de hoje exigem enfrentamentos globais. A cidadania não pode mais se limitar às eleições dentro de um país ou cidade, ela deve levar em conta a responsabilidade e os direitos de cada cidadão para com o mundo todo. O meio ambiente, o terrorismo, a economia, a migração, a ilicitude, o tráfico, as drogas, qualquer problema da vida social está vinculado ao resto do mundo. Cada país faz parte do condomínio Terra, cada pessoa já não é somente cidadão de um país: faz parte de toda humanidade.

      Segundo, a planetania precisa estar relacionada com a natureza. Não há cidadania moderna que não leve em conta o rural, as florestas, a água, a terra arável. Além de global, a nova cidadania deve ser ecológica.

      (...)

      Terceiro, a planetania deve ser socialmente solidária em escala global. Em um tempo em que as informações são globais e instantâneas, qualquer lugar do mundo está dentro de qualquer sala em qualquer outra parte do mundo e o sofrimento de qualquer pessoa deve ser um sentimento global. Ninguém deve assistir em silêncio às tragédias das doenças na África, do desemprego na Europa.

      (...)

      Eticamente, não se justifica o abandono dos problemas sociais de países e regiões distantes.

      Quarto, a planetania, diferentemente da cidadania, tem uma percepção de longo prazo dos assuntos do mundo. A cidadania busca defender os cidadãos de hoje nos seus interesses imediatos e pessoais; no máximo, os interesses de curto e médio prazos das cidades ou do país. A planetania olha com responsabilidade para o longo prazo e para todo o planeta.

      Quinto, a planetania significa um compromisso global com a educação no mundo inteiro: com a garantia de igualdade de oportunidade a cada indivíduo e criação de uma mentalidade planetária. Em vez de centrar o processo civilizatório e o desenvolvimento no avanço e no crescimento econômico, a planetania defende uma revolução global pela educação de qualidade igual para todos.

(Cristovam Buarque, artigo publicado no Jornal do Commercio (PE), em 10 de julho de 2009. Disponível em <http://cristovam.org.br>. Acesso em 04/11/2012) - Adaptado

Um exemplo de construção metonímica do texto pode ser claramente identificado em:

Alternativas
Comentários
  • "para o longo prazo e para todo o planeta" em vez de "futuro".

  • GABARITO: LETRA C

    ===> uma construção metonímica consiste, basicamente, em: SUBSTITUIÇÃO DA PARTE/TODO OU TODO/PARTE.

    “A planetania olha com responsabilidade para o longo prazo e para todo o planeta.” ===> foi substituído o todo pela parte, PLANETANIA é um conceito geral.

    Força, guerreiros(As)!!

  • GABARITO: C

    Metonímia: consiste na troca da parte por um todo. Usa-se uma palavra com o significado de outra numa relação de implicação mútua.

    "Não pare até que tenha terminado aquilo que começou". - Baltasar Gracián.

    Bons estudos!

  • "[...] Quarto, a planetania, diferentemente da cidadania, tem uma percepção de longo prazo dos assuntos do mundo. A cidadania busca defender os cidadãos de hoje nos seus interesses imediatos e pessoais; no máximo, os interesses de curto e médio prazos das cidades ou do país. A planetania olha com responsabilidade para o longo prazo e para todo o planeta."

    Observe:

    "a planetania [...] tem uma percepção de longo prazo" (as pessoas que praticam a planetania = qual substantivo definiria?)

    "a cidadania busca defender os cidadãos..." (as pessoas que praticam a cidadania = os cidadãos)

    "a planetania olha com responsabilidade..." (as pessoas que praticam a planetania = qual substantivo o definiria?)

    Acredito que nessa questão a relação metonímica se dê pelo uso do abstrato pelo concreto, isto é, o termo abstrato planetania substitui o termo concreto o praticante da planetania.

    Outros exemplos:

    O abstrato pelo concreto.

    Qual será o futuro da humanidade? (dos seres humanos)

    As lideranças se reuniram hoje.(os participantes da reunião foram os “líderes”)

    Uso da parte em lugar do todo.

    Muitos cérebros trabalharam nesta pesquisa. (pessoas)

    Vou sair de casa de meus pais e ter meu próprio teto. (casa)

  • Temos aqui a ocorrencia de uma construção metonímica, que quando ocorre na substituição da parte pelo todo e vice-versa é chamada de sinédoque.

    Vamos ao exemplo:

    '' O bonde passa cheio de pernas brancas, pretas, amarelas, pardas

    Nesse caso pernas brancas, pretas, amarelas e pardas são partes que substituem o conceito geral de ETNIA.