Esta questão solicita que seja indicada a alternativa que apresenta o que deve ser priorizado no ensino de Língua Portuguesa, de acordo com as orientações curriculares da Secretaria Municipal de Educação - SME/RJ.
A) a leitura de textos dos diferentes gêneros discursivos
CORRETO - Este é um dos objetivos presentes nas orientações curriculares para o ensino de Língua Portuguesa: ler diferentes gêneros discursivos, fazendo uso das estratégias de leitura seleção, antecipação, verificação e inferências.
B) a análise de textos literários dos diferentes estilos
ERRADO - O documento não traz, entre seus objetivos, a análise de textos literários dos diferentes estilos. Entre tais objetivos estão: Desenvolver a leitura, em níveis mais profundos, de diferentes gêneros discursivos, fazendo uso das estratégias de leitura. Inferir informações e outros conteúdos implícitos em texto dissertativo/argumentativo e textos literários.
C) a escrita seguindo o padrão ortográfico vigente
ERRADO - O documento pontua a apropriação da língua escrita como meio de expressão, interação e comunicação, reconhecendo as intenções/efeitos de sentido do uso de pontuação, de gírias, de expressões coloquiais, de transgressões intencionais dos padrões ortográficos ou morfossintáticos da modalidade escrita. Traz, ainda, o reconhecimento e compreesão das variantes linguísticas regionais, sociais e de registro (formal e informal) em situações de interlocução oral e escrita do cotidiano. Ainda de acordo com as orientações, o ensino de Língua Portuguesa deve possibilitar ao aluno refletir sobre os fenômenos da linguagem, particularmente os que tocam a questão da variedade linguística, combatendo a estigmatização, discriminação e preconceitos relativos ao uso da língua. Assim, as atividades planejadas devem ser organizadas de maneira a tornar possível a análise crítica dos discursos para que o aluno possa identificar pontos de vista, valores e eventuais preconceitos neles veiculados.
D) a leitura como descoberta da intenção do autor
ERRADO - Segundo as orientações curriculares, o ensino de Língua Portuguesa deve valorizar a leitura como forma de conhecimento e fruição. O aluno deve vir a reconhecer a leitura como produção de significados; identificar a finalidade do texto pelo reconhecimento do suporte, do gênero e das características gráficas; antecipar o assunto de um texto a partir de título, subtítulo e imagem; localizar informações explícitas e inferir informações implícitas em um texto; ler diferentes gêneros discursivos, fazendo uso das estratégias seleção, antecipação, verificação e inferências. O aluno deve, ainda, conseguir estabelecer relações entre os diferentes elementos presentes no texto e suas diferentes possibilidades de interpretação. Entre as atividades indicadas, o documento recomenda a leitura e interpretação de fábulas, analisando os personagens e suas ações. Dessa forma, não traz a leitura como descoberta da intenção do autor, e sim, coloca a questão da interpretação na leitura, reconhecendo a diversidade de possibilidades interpretativas.
Portando, a letra A é a alternativa correta.
Gabarito do Professor: Letra A.