SóProvas


ID
2988583
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Estudos apontam a centralidade da categoria de mediação à reconstrução do objeto de intervenção profissional do Serviço Social. Neste contexto, com base na ontologia marxiana, a categoria de mediação

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ===> A centralidade da categoria mediação profissional como uma CONDIÇÃO FUNDAMENTAL para qualquer construção de uma prática profissional CRÍTICA.

    ===> REFERÊNCIA: Mediação e Serviço Social. Reinaldo Nobres Pontes. 2018.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A mediação é uma das categorias centrais da dialética, inscrita no contexto da ontologia do ser social e que possui uma dupla dimensão: ontológica - que pertence ao real, está presente em qualquer realidade independente do conhecimento do sujeito - e reflexiva - elaborada pela razão, para ultrapassar o plano da imediaticidade (aparência) em busca da essência, necessita construir intelectualmente mediações para reconstruir o próprio movimento do objeto.

    via: A importância categoria mediação para o serviço social - Martinelli e Moraes.

  • Alguém sabe o link do Artigo A propósito da categoria de mediação. Serviço Social e Sociedade? Joguei no Google mas não encontrei.

  • Gabarito B

    A) A mediação é uma das categorias centrais da dialética.

    C) A Mediação é uma categoria que possui dupla dimensão:

    1. Reflexiva ( articulada com o pensamento dialético) e
    2. Ontológica ( vinculada a constituição do ser com a centralidade na categoria trabalho).

    D) Entender essa categoria pressupõe a compreensão dos determinantes fundamentais da ontologia do ser social. De acordo com Pontes (2000), a mediação é constitutiva da ontologia do ser social.

    E) É a dimensão reflexiva ( elaborada pela razão) que ultrapassa o plano da imediaticidade (aparência) em busca da essência. A esfera da singularidade oculta os fatos pela dinâmica da imediaticidade. Para tanto, a forma metodológica mais fecunda no plano do pensamento dialético é aquela que se expressa na tríade categorial singularidade-universal e particular.

    As situações singulares, vivenciadas pelos indivíduos, são portadoras de dimensões universais e particulares da questão social, condensadas na história de vida de cada um deles. Para o Serviço Social, no processo de trabalho cotidiano, as relações estabelecidas entre a universalidade e a singularidade, constitui-se o que denominamos de particularidade.

    Fonte: Reinaldo Pontes - Mediação e Serviço Social

  • engraçado que no gabarito oficial da banca é a letra C. kkkkk