GABARITO: LETRA B
===>É no cumprimento das atribuições e competências socioprofissionais, há que se realizar permanentemente a pesquisa das condições e relações sob as quais o exercício profissional se realiza, dos objetos de intervenção, das condições e relações de vida, trabalho e resistência dos sujeitos sociais que recebem os serviços. Faz-se necessário não apenas coordenar e executar políticas sociais, projetos e programas, mas também avaliá-los, coordenar pesquisas, realizar vistorias, perícias e laudos, emitir parecer técnico, formar assistentes sociais. Aqui se reconhece e se enfatiza a natureza investigativa das competências profissionais. Mais do que uma postura, o caráter investigativo é constitutivo de grande parte das competências/atribuições profissionais.
REFERÊNCIA: www.cressrn.org.br/files/arquivos/C8pQHQOyl68c9Bc41x5Y.pdf
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Gabarito B
A) Segundo Yolanda Guerra, mais do que uma postura, o caráter investigativo, faz parte das competências e atribuições do Assistente Social. Apesar da nossa recente tradição em pesquisa e do recorrente viés empirista e epistemologista que a caracteriza, nota-se uma significativa expansão nos últimos anos e um significativo avanço na qualidade, a partir do referencial extraído pela tradição marxista. De fato, para o Serviço Social é recente a tradição em pesquisa, porém esta garante o estatuto de maturidade intelectual para a profissão.
C) Intuitivamente, estamos sempre investigando. Toda investigação se coloca na relação teoria/realidade ou teoria/empiria. A pesquisa parte sempre de um conhecimento superficial da realidade, de uma abstração. Mas nem toda investigação pode ser considerada uma pesquisa científica e nem todo conhecimento é teórico.
D) A pesquisa, na qual se faz necessário o "mergulho na realidade", é um processo de sistematizações de ações. Para bem conhecer, é necessário um trabalho intelectual. A pesquisa científica exige rigor, métodos e técnicas apropriadas e não pode ser identificada como mera sistematização de dados, de modo que há que se desenvolver determinados conhecimentos que são procedimentais.
E) A pesquisa possibilita desenvolver competências profissionais em três níveis:
- teórico-metodológicas ( capacidade do AS seu papel profissional no contexto das relações sociais - perspectiva de totalidade).
- competências políticas ( apreender a sociedade como espaço de contradições. Do mesmo modo compreender o significado social e político das demandas e respostas profissionais).
- competências técnico-operativas ( Preparando respostas qualificadas ás demandas institucionais, organizacionais ou dos movimentos sociais, vislumbrada no projeto de intervenção profissional).
Fonte: Yolanda Guerra, A dimensão investigativa no exercício profissional.