Segundo Japiassú, a multidisciplinaridade se caracteriza por uma ação simultânea de uma gama de disciplinas em torno de uma temática comum. Essa atuação, no entanto, ainda é muito fragmentada, na medida em que não se explora a relação entre os conhecimentos disciplinares e não há nenhum tipo de cooperação entre as disciplinas.
Na pluridisciplinaridade, diferentemente do nível anterior, observamos a presença de algum tipo de interação entre os conhecimentos interdisciplinares, embora eles ainda se situem num mesmo nível hierárquico, não havendo ainda nenhum tipo de coordenação proveniente de um nível hierarquicamente superior.
Finalmente, a interdisciplinaridade representa o terceiro nível de interação entre as disciplinas. E, segundo Japiassú, é caracterizada pela presença de uma axiomática comum a um grupo de disciplinas conexas e definida no nível hierárquico imediatamente superior, o que introduz a noção de finalidade.
Multidisciplinar - sem integração, justaposição. Se reúnem ,mas se interpenetram . Cada uma coopera dentro do seu saber para estudo do elemento em questão. Agrupamento de conhecimento.
Pluridisciplinaridade - mesmo nível hierárquico , com cooperação ,mas decisões isoladas.
Interdisciplinaridade - Conexão entre as disciplinas, não há hierarquização entre disciplinas, a disciplina não desaparece, elas se relacionam .