-
Na verdade, pela perspectiva baseada em recursos, a eficácia organizacional é definida como a habilidade da organização, em termos relativos ou absolutos, em obter recursos escassos e valiosos e integrá-los e gerenciá-los com sucesso; o item faz uso incorreto do termo “competência central”, que não se refere à descrição em tela.
-
Bamey (1991) propõe que para o recurso de uma empresa ter um potencial para uma vantagem competitiva sustentável deve possuir quatro atributos:
a) deve ser valioso. no sentido de explorar as oportunidades e/ou neutralizar ameaças no ambiente da firma;
b) deve ser raro entre os competidores atuais e potenciais;
c) deve ser imperfeitamente imitável e
d) não pode possuir um substituto equivalente para este recurso valioso. raro e imperfeitamente imitável_
-
A competência central é, portanto, o aprendizado coletivo na organização, em particular a capacidade de coordenar diversas habilidades de produção e a capacidade de integrar fluxos de tecnologias. ... Se a competência identificada não possibilita a uma empresa atuar em negócios diversos ela não é uma competênciaessencial.14 de jul. de 2020
-
Prahalad & Hamel (1990) desenvolvem em 1990 o conceito da competência central da corporação (Core Competence), eles definem competência central como um aprendizado coletivo da organização, especialmente como coordenar diversas habilidades de produção e integrar múltiplas correntes de tecnologia.
-
A descrição seria sobre estratégia competitiva por diferenciação de produto