SóProvas


ID
2989876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação a tecnologias de tratamento de efluentes sanitários e de redes de esgotamento sanitário, julgue o item que se segue.


Ao contrário da cloração, as lagoas de estabilização para tratamento de efluentes sanitários são eficientes na eliminação de ovos de helmintos.

Alternativas
Comentários
  • As lagoas de maturação possibilitam um polimento no efluente de qualquer dos sistemas de lagoas de estabilização ou mesmo de qualquer sistema de tratamento de esgotos. O principal objetivo das lagoas de maturação é o da remoção de organismos patogênicos. Nas lagoas de maturação, a eficiência na remoção de coliformes é elevadíssima e, usualmente, atingem ainda remoção total de ovos de helmintos.

    Os efluentes passam por um processo de desinfecção em tanque de contato de cloro com a finalidade de eliminar principalmente as bactérias termotolerantes e E. coli.

  • Não tem como adivinhar sobre qual lagoa de estabilização o enunciado se refere.

  • Acredito que a grande "sacada" da questão é reparar que a eliminação de ovos de helmintos se dá pela deposição deles no lodo da lagoa (sendo eliminado do efluente sanitário dessa forma, e não pela inativação deles por algum processo de tratamento), o que acham?

  • Dentre os sistemas de tratamento de esgoto, as lagoas de estabilização destacam-se pela simplicidade, baixos custos de construção e manutenção, além da eficiência. No Brasil, o clima predominantemente tropical tem contribuído para a ampla utilização de lagoas no tratamento dos esgotos. Um dos propósitos das lagoas de estabilização é a remoção de organismos patogênicos, os quais podem causar diversos tipos de doenças caso os efluentes sejam lançados fora dos padrões requeridos. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o sistema de tratamento do esgoto sanitário, tipo lagoas de estabilização, do município de Riacho da Cruz, Rio Grande do Norte, quanto à remoção de coliformes e ovos de helmintos................No que diz respeito aos ovos de helmintos, na última lagoa não foram encontrados ovos, obtendo-se um valor médio menor que 1 ovo.L-1. Considerando as características hidráulicas e do monitoramento executado na última lagoa de estabilização, as concentrações de E. coli e ovos de helmintos atenderam as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Programa de Pesquisas em Saneamento Básico (PROSAB) para uso agrícola irrestrito.

    Fonte: https://www.tratamentodeagua.com.br/artigo/remocao-coliformes-parasitas-lagoas-estabilizacao/

    Mesmo se verificando o tipo de lagoa de estabilização, conforme referência da colega @Graziane Souza, ainda assim não contrariava a resposta, entretanto o melhor questionamento seria a maneira de utilização dessa lagoa de estabilização, de acordo com a fonte utilizada,através de tratamento preliminar e três lagoas de estabilização em série.

  • As lagoas de estabilização podem ser classificadas em: anaeróbias; facultativas (ocorrem processos aeróbios e anaeróbios); aeróbias; e maturação.

    É a lagoa de maturação, responsável, principalmente, pela remoção de bactérias, coliformes, vírus e ovos de helmintos

    FONTE: https://www.tratamentodeagua.com.br/artigo/lagoas-estabilizacao/

  • O cloro, por exemplo, embora seja eficiente para eliminar bactérias, não é eficiente contra cistos de protozoários ou ovos de helmintos. Além disso, a presença de muitos sólidos suspensos pode servir de escudo para as bactérias e vírus contra a desinfecção.

    Fonte: https://etes-sustentaveis.org/remocao-patogenos-esgoto/#:~:text=O%20cloro%2C%20por%20exemplo%2C%20embora,e%20v%C3%ADrus%20contra%20a%20desinfec%C3%A7%C3%A3o.

  • JUSTIFICATIVA CESPE - CERTO. Em geral, nenhum dos sistemas biológicos de tratamento de efluentes sanitários, com exceção das lagoas de estabilização, é eficiente na eliminação de ovos de helmintos, por não ter tempo de detenção apropriado e por produzir lodo onde esses ovos se concentram. A cloração deixa totalmente ilesa a maioria dos ovos de helminto.