SóProvas


ID
2989960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação aos impactos do crescimento populacional, do desmatamento e da poluição sobre a saúde pública, julgue o item subsequente.


A poluição química e biológica da água está diretamente relacionada a várias doenças letais endêmicas no Brasil, como a malária e a doença de Chagas.

Alternativas
Comentários
  • Leptospirose, Cólera e Hepatite A são algumas das doenças que podem ser causadas pela água de esgoto não tratada, sendo mais frequentes de acontecer em crianças entre 1 e 6 anos, gestantes e idosos, devido a alterações no sistema imune, podendo ser considerado um grave problema de saúde pública.

    Além da malária, a doença de Chagas, dengue, chikungunya e zika, dentre outras transmitidas por vetores, representam uma crise de saúde pública não só no Brasil, mas que já vem atingindo os países vizinhos e afetando seriamente seus esforços para eliminação dessas doenças.

  • Alguém saberia explicar por que está errado esta desgraça?

  • Acredito que o erro nessa questão é que a malária e transmitida pelo mosquito e a doença de Chagas pelo barbeiro, não sendo influenciadas pela poluição da água

  • "Acredita-se que a malária tenha surgido na África e de lá se espalhado para a Ásia, América e outras partes do mundo."

    Acredito que o erro está em afirmar que a malária é endêmica do Brasil.

    Fonte: https://www.sabedoriaecia.com.br/saude/conheca-15-curiosidades-e-informacoes-uteis-sobre-a-malaria/

  • o caso apresentado tem mais relação com a falta de saneamento básico - que engloba a disposição errada dos resíduos.
  • malária não tem nada a ver com água ela É de região de floresta e matas e a doença de Chagas geralmente vem nos frutos como o açaí quando não lavados são ingeridos.