Minerações em terrenos de domínios de rochas cristalinas pré-cambrianas em morros ou morrotes, bem como sedimentos terciário-quaternários em colinas,
Minerações em terrenos de domínios de rochas cristalinas pré-cambrianas em morros ou morrotes, bem como sedimentos terciário-quaternários em colinas,
Entre as vantagens do uso do teste da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) para avaliação da qualidade da água pode-se mencionar:
Estudos recentes realizados em São Paulo ilustram a influência da poluição do ar como fator etiológico nas doenças respiratórias em crianças (Ribeiro, 1988). Entre os parâmetros analisados nessas pesquisas estão as partículas em suspensão porque são suficientemente
Bioindicadores podem ser definidos como qualquer resposta a um contaminante ambiental ao nível individual, medidos no organismo ou matriz biológica, indicando um desvio do status normal que não pode ser detectado no organismo intacto. Com relação ao nível de análise utilizado, é correto afirmar que os bioindicadores moleculares
Bioensaio pode ser definido como:
Qualquer ocupação urbana gera impactos sobre o meio
de diferentes formas e graus, que se refletem na poluição do ar,
das águas e dos solos. Em particular, como se observa nas
Regiões Metropolitanas das grandes capitais brasileiras, a
combinação das atividades típicas de cidades, como moradia,
indústria e comércio, demanda facilidades de energia, transporte,
vias de acesso e etc, que acentuam os problemas de
contaminação dos solos, enchentes, doenças respiratórias e
outros. O gerenciamento das grandes metrópoles exige da
engenharia o conhecimento dos fatores causadores destes
problemas, das tecnologias disponíveis para prevenção, manejo
e remediação e ainda a existência de um arcabouço legal e
institucional para sua efetivação.
A principal fonte dos óxidos de nitrogênio emitidos numa região metropolitana, como a de São Paulo, é
Qualquer ocupação urbana gera impactos sobre o meio
de diferentes formas e graus, que se refletem na poluição do ar,
das águas e dos solos. Em particular, como se observa nas
Regiões Metropolitanas das grandes capitais brasileiras, a
combinação das atividades típicas de cidades, como moradia,
indústria e comércio, demanda facilidades de energia, transporte,
vias de acesso e etc, que acentuam os problemas de
contaminação dos solos, enchentes, doenças respiratórias e
outros. O gerenciamento das grandes metrópoles exige da
engenharia o conhecimento dos fatores causadores destes
problemas, das tecnologias disponíveis para prevenção, manejo
e remediação e ainda a existência de um arcabouço legal e
institucional para sua efetivação.
Águas residuárias industriais com altas concentrações de sulfatos, quando lançadas no sistema público de esgotos, sem pré-tratamento, NÃO provocam:
O intemperismo é o principal processo de degradação das rochas. Assinale a alternativa correta acerca dos processos de intemperismo das rochas.
Acerca da relação entre pedologia e meio ambiente, assinale a alternativa correta.
De forma geral, os metais pesados podem ser tóxicos a plantas e animais. Com relação à ocorrência antrópica de metais pesados no meio ambiente, assinale a alternativa correta.
Segundo Odum e Barret (2007), os elementos químicos, incluindo todos os elementos essenciais para a vida, tendem a circular na biosfera em caminhos característicos, que vão do ambiente para o organismo e de volta para o ambiente. Esses caminhos são conhecidos como ciclos biogeoquímicos. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
O uso de um coletor isocinético é adequado para amostragem
A produção industrial de celulose e papel é realizada em várias etapas com um elevado potencial de poluição do ar e da água.
Pode-se afirmar que
“O Brasil produz, atualmente, cerca de 228,4 mil toneladas de lixo por dia, segundo a última pesquisa de saneamento básico consolidada pelo IBGE, em 2000. O chamado lixo domiciliar equivale a pouco mais da metade desse volume, ou 125 mil toneladas diárias. Do total de resíduos descartados em residências e indústrias, apenas 4.300 toneladas, ou aproximadamente 2% do total, são destinadas à coleta seletiva. Quase 50 mil toneladas de resíduos são despejados todos os dias em lixões a céu aberto, o que representa um risco à saúde e ao ambiente.”
Dos resíduos apresentados, marque o que demora mais tempo para se decompor na natureza:
O efeito estufa antropogênico é uma preocupação crescente em todo o planeta. Entre as várias medidas de mitigação da emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEE) se inclui o uso de biocombustíveis, como uma alternativa ao uso de combustíveis de origem fóssil. Além dos GEE, outro fator importante para o controle da poluição atmosférica decorrente da queima de combustíveis é a mitigação da emissão de gases prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, como os óxidos de nitrogênio ( NOx)e de enxofre (SOx)
A esse respeito, pode-se afirmar que
I - a produção e o uso de biocombustíveis não acarre- tam o acúmulo de GEE na atmosfera;
II - a produção e o uso de etanol combustível brasileiro, oriundo da cana, não contribuem significativamente para o acúmulo de GEE na atmosfera;
III - o uso de etanol combustível não acarreta a emissão de NOx e SOx para a atmosfera;
IV - o uso do biodiesel puro (B100) ou em formulação (B2, B5, B20, etc.) não acarreta a emissão de NOx e SOx para a atmosfera.
Estão corretas APENAS as afirmações
Do ponto de vista energético, para fim de outorga de empreendimentos do setor elétrico, biomassa é todo recurso renovável oriundo de matéria orgânica, de origem animal ou vegetal, que pode ser utilizada na produção de energia. A sua variedade de fontes permite, através do emprego de tecnologias de conversão adequadas, a obtenção de diversos tipos de energéticos, como o etanol, o carvão e o biodiesel. Nesse contexto, correspondem às tecnologias de conversão de biomassa em etanol, carvão e biodiesel, respectivamente,
A taxa de mortalidade infantil é um importante indicador das condições de vida, saúde e renda de uma população. Assim sendo, sua redução indica importantes vitórias sociais. A taxa de mortalidade infantil no Brasil caiu 61,7% entre 1990 e 2010, ou seja, de 52,04 mortes por mil nascimentos em 1990 para 19,88/mil em 2010. Apesar de ainda ser alta, em relação a outros países com taxas de mortalidade da ordem de 2,6 a 2,7, o Brasil está a caminho de cumprir uma das metas do Milênio da ONU: diminuir a mortalidade infantil em dois terços até 2015. .
Considere as afirmativas abaixo e escolha a alternativa que explique de forma correta as razões que levaram a esta redução da taxa de mortalidade infantil brasileira.
I. Melhores condições de vida e trabalho. .
II. Menos infecções, especialmente aquelas que se previnem com vacinas; o que contribuiu para uma grande redução de casos de meningite e pneumonia na população.
III. Significativa redução de diarreias como causa de morte, em consequência de melhor saneamento e aplicação de vacinas contra os enteropatógenos associados com a diarreia aguda.
IV. Maior taxa de fecundidade.
V. Maior quantidade e qualidade de alimentação. .
Está correto o que se afirma SOMENTE em
Com o objetivo de alocar recursos destinados à remediação e de alcançar níveis aceitáveis e permitidos de concentrações de produtos químicos no meio ambiente, para áreas impactadas por derramamento de petróleo e seus derivados, foi realizada uma análise de risco na área da Estação Intermediária de Guaratuba e no manguezal localizado próximo a ela.
As etapas apresentadas abaixo representam exemplos de parte das fases metodológicas da avaliação de risco ambiental ou ecológico, realizadas neste estudo.
I. Determinação dos estressores, propriedades físico- químicas e comportamento no ambiente.
II. Cálculo do quociente de risco.
III. Geração de dados dos efeitos ecotoxicológicos por meio de bioensaios.
IV. Identificação dos receptores e das espécies-alvo de análise e determinação das rotas de exposição.
V. Execução da função controle - redução do risco ou alcance de padrões.
Escolha a alternativa que organize corretamente as etapas realizadas com as fases metodológicas de avaliação de risco ambiental, a saber: Identificação do perigo, Análise de exposição, Análise de toxicidade, Caracterização do risco e Monitoramento.
Considere as seguintes afirmativas sobre conceitos básicos utilizados em Toxicologia Ambiental.
I. Em toxicologia ambiental preocupamo-nos com os efeitos diretos dos xenobióticos, em relação ao tempo que levam para causar a toxicidade (se curto ou agudo, ou se longo ou crônico), e se esta toxicidade tem caráter letal ou sub-letal.
II. Em testes de toxicidade aguda são utilizados parâmetros estatísticos que avaliam efeitos sub-letais como de inibição de crescimento, quantificação e desenvolvimento da prole, e, obedecem a seguinte relação de análise: NOEC
III. Toxicidade é a capacidade inerente e potencial do agente tóxico de provocar efeitos nocivos em organismos vivos. O efeito tóxico é geralmente proporcional à sua concentração no sítio de ação.
Está correto o que se afirma SOMENTE em
O IAP é o Índice para a determinação de qualidade das águas brutas para fins de abastecimento público. Ele é o produto da ponderação dos resultados do IQA (Índice de Qualidade de Águas) e do ISTO (Índice de Substâncias Tóxicas e Organolépticas). Por sua vez, o IQA comporta o grupo das variáveis básicas como Temperatura, pH, Oxigênio Dissolvido, Demanda Bioquímica de Oxigênio, Coliformes Termotolerantes, Nitrogênio Total, Fósforo Total, Resíduo Total e Turbidez. Já o ISTO, é composto por dois tipos de variáveis: o grupo de variáveis indicadoras de substâncias tóxicas, e o grupo de variáveis que afetam a qualidade organoléptica.
Dos itens abaixo, que são parâmetros observáveis dos grupos de variáveis que compõem o ISTO, quais pertenceriam ao grupo tóxico e quais seriam do grupo organoléptico?
(1) Cádmio
(2) Manganês
(3) Níquel (4) Zinco (5) Alumínio
(6) Número de células de cianobactérias
A Convenção de Estocolmo é um tratado internacional assinado em 2001 que obriga os países signatários a adotarem medidas
Indique, entre as opções abaixo, a alternativa com a ordem decrescente correta de materiais quanto ao tempo de decomposição.
Julgue os itens seguintes, relativos aos processos geológicos transformadores do planeta.
O ciclo de formação das rochas evidencia uma contínua transformação dos materiais terrestres. Nesse ciclo, rochas ígneas podem ser transformadas em rochas metamórficas, mas não em sedimentos ou em rochas sedimentares.
Julgue os itens seguintes, relativos aos processos geológicos transformadores do planeta.
As etapas do estágio de geração de rochas sedimentares incluem o intemperismo, a erosão, o transporte e a sedimentação.
Julgue os itens seguintes, relativos aos processos geológicos transformadores do planeta.
O quartzo apresenta baixa estabilidade diante do intemperismo químico. Esse fato é explicado pela alta temperatura necessária para a cristalização desse mineral, conforme indica a série de Bowen.
Considerando a importância da caracterização pedológica nos diagnósticos ambientais, julgue os itens que se seguem.
O método geofísico eletrorrestividade pela técnica de sondagem elétrica vertical é menos indicado para a determinação da espessura de solos hidromórficos que o método gravimétrico.
A respeito dos aspectos normativos do uso de dispersantes químicos em derrames de óleo no mar, julgue os itens seguintes.
A aplicação aérea de dispersantes químicos deve ser realizada com produtos de baixa viscosidade, devido à propriedade desses dispersantes de produzirem gotículas em condições de atingir a mancha e se misturarem de forma adequada ao óleo presente.
A respeito dos aspectos normativos do uso de dispersantes químicos em derrames de óleo no mar, julgue os itens seguintes.
Na aplicação de dispersantes químicos por embarcações com sistema típico de braços, os bicos de aspersão devem ser dimensionados conforme os tipos de bombas utilizadas, no intuito de possibilitar a aplicação desses produtos em forma de névoa ou neblina.
Com relação à associação entre os solos e os processos de transformação e considerando o emprego da nomenclatura do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), julgue os itens a seguir.
Nos solos halomórficos, cuja gênese foi afetada pelo excesso de sais, quando ocorrem chuvas intensas, os sais são translocados para o lençol freático devido à drenagem da água infiltrada no solo. Contudo, no período seco, os sais são translocados por ascensão capilar para a superfície do solo, onde precipitam e formam eflorescências.
Com relação à associação entre os solos e os processos de transformação e considerando o emprego da nomenclatura do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), julgue os itens a seguir.
No perfil de um solo, a translocação de alumínio e(ou) matéria orgânica e(ou) ferro do horizonte A, para acumular-se no horizonte B caracteriza a podzolização, que leva à formação de horizontes lúvicos, característicos dos luvissolos.
Julgue os itens subsequentes, acerca da composição e caracterização dos solos.
Determina-se a capacidade de troca de cátions do solo, efetuando-se soma das bases (Ca2+ + Mg2+ + Na+ + K+ ) em pH 7,0, expressas em cmolc/Kg de solo.
Julgue os itens subsequentes, acerca da composição e caracterização dos solos.
Um solo com teor de argila de 50% e uma capacidade de troca de cátions no pH 7,0 de 20 cmolc/kg de solo apresenta uma atividade da fração argila de 40 cmolc/kg de argila, sem correção para carbono, o que é característico dos solos com argila de atividade alta.
A respeito do SiBCS, julgue os próximos itens.
A segunda edição do SiBCS adota tanto o caráter coeso como o caráter epiáquico do solo como atributo diagnóstico para distingui-lo e enquadrá-lo em alguma de suas 13 classes do primeiro nível categórico (ordem).
A presença na atmosfera de determinados gases, como o ozônio, o monóxido de carbono, o dióxido de carbono e os óxidos de nitrogênio, pode causar danos à saúde e ao meio ambiente.
No que se refere a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Entre os óxidos de nitrogênio presentes na atmosfera, estão o óxido nítrico e o dióxido de nitrogênio, que são provenientes de emissões veiculares, e o óxido nitroso, que é proveniente, em grande parte, da decomposição bacteriana natural.
Com relação aos compostos químicos tóxicos, julgue os itens de 60 a 63.
As bifenilas policloradas são classificadas como poluentes orgânicos persistentes, pois apresentam bacteriostaticidade, alta biodegradabilidade e baixa bioacumulação.
A ecotoxicologia estuda os efeitos das substâncias tóxicas ou não tóxicas sobre os organismos vivos, populações e comunidades animais ou vegetais, terrestres ou aquáticos, que constituem a biosfera, contemplando, assim, a interação das substâncias com o meio nos quais os organismos vivem em um contexto integrado.
Considerando essa informação, julgue os itens a seguir.
Entre os diversos animais de uma mesma cadeia trófica, os organismos que se alimentam diretamente de plantações contaminadas por pesticidas serão, necessariamente os mais contaminados por esse produto químico.
Os testes ecotoxicológicos ou bioensaios, que utilizam organismos
testes para monitoramento de ambiente, são importantes para a busca de resultados sobre o impacto da atuação humana nos diversos compartimentos ambientais.
Em relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.
Os bioensaios possibilitam avaliar a contaminação ambiental por diversas fontes poluidoras, bem como os efeitos sinérgicos e antagônicos, enquanto os ensaios crônicos são utilizados para determinar uma resposta severa e rápida dos organismos, em intervalos de poucos dias, por meio do estabelecimento de valores como a concentração do agente tóxico que cause a mortalidade ou imobilidade de 50% dos organismos.
Os testes ecotoxicológicos ou bioensaios, que utilizam organismos
testes para monitoramento de ambiente, são importantes para a busca de resultados sobre o impacto da atuação humana nos diversos compartimentos ambientais.
Em relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.
A simples análise química do meio onde seja constatada a presença de xenobiótico em determinado compartimento ambiental não é suficiente para determinar o impacto ambiental causado ao ecossistema, devendo-se, nesse caso, realizar bioensaios.
O caráter multidisciplinar das investigações científicas sobre recuperação tem sido considerado como o ponto de partida do processo de restauração de áreas degradadas, entendido como um conjunto de ações idealizadas e executadas por especialistas das diferentes áreas do conhecimento, visando proporcionar o restabelecimento de condições de equilíbrio e sustentabilidade existentes nos sistemas naturais. Nestes termos, é correto afirmar que o desenvolvimento de modelos de recuperação de áreas degradadas também tem sido um importante tema de estudo, notadamente assentado:
Ao serem definidas, as unidades de solo são agrupadas em classes de capacidade. Considere a seguinte definição: "Terras apropriadas para cultivos intensivos, mas que necessitam de práticas complexas de conservação; os solos desta classe, normalmente têm declives mais pronunciados, são suscetíveis às erosões aceleradas, tendo, portanto, mais limitações edáficas". Essa definição se refere à classe:
De um modo geral, a corrosão é um processo resultante da ação do meio sobre um determinado material, causando sua deterioração. Do ponto de vista econômico, os prejuízos causados podem atingir custos extremamente altos, resultando em consideráveis desperdícios de investimento, isto sem falar dos acidentes e perdas de vidas humanas provocadas por contaminações, poluição e falta de segurança dos equipamentos. Nesse contexto, considerando os preceitos teóricos sobre corrosão, está correto o que está descrito na alternativa:
Estruturas de metal enterradas em solo são usualmente projetadas para uma longa vida útil. Antes que uma estrutura desse tipo seja instalada, a taxa de corrosão e a necessidade de medidas de proteção precisam ser estimadas. Às vezes, há interesse em estimar a corrosão em estruturas metálicas que já se encontram enterradas no solo. Também neste caso, uma primeira providência consiste na estimativa da corrosividade. A corrosão é um fenômeno complexo. Diversas variáveis têm influência na taxa de corrosão. A importância relativa de cada variável muda conforme o material considerado, tornando difícil, senão impossível, uma classificação universal para corrosão. Considere os itens I, II, III e IV a seguir para responder a questão.
I. estrutura, textura (composição granulométrica) permeabilidade, teor de umidade e grau de aeração.
II. posição do nível freático da água subterrânea.
III. conteúdo de sais solúveis e acidez.
IV. presença de microorganismos redutores de sulfato.
O comportamento do solo como meio corrosivo em uma planta industrial depende de muitos variáveis. A corrosividade pode ser estimada medindo-se determinados parâmetros, entretanto, para a estimativa da corrosividade do solo, é de fundamental importância analisar:
No planejamento da amostragem de águas contaminadas, deve ser considerada a capacidade analítica do(s) laboratório(s) quanto à quantidade de amostras que podem ser processadas e os tipos de parâmetros a serem investigados, limites de detecção, métodos de ensaio, disponibilidade de padrões e cronograma de atendimento. Considere a definição a seguir para responder a questão.
"É um dado fundamental para a seleção de métodos analíticos que devem ser empregados em um planejamento. Normalmente é definido(a) por legislação ou publicada como padrão internacional, e serve de orientação para a definição das técnicas de coleta e dos limites de quantificação aceitáveis para os métodos analíticos que serão utilizados para a tomada de decisão ambiental"
A descrição acima refere-se ao conceito de:
Um perito ambiental considerou os seguintes procedimentos, indetificados com os algarismos de I a X, para ensaio de pH, método eletrométrico, com um aparelho portátil, no campo.
I. Coletar a amostra com auxílio de batiscafo na superfície ou com garrafa de van Dorn, enchendo um frasco descartável;
II. Ligar o medidor de pH (potenciômetro) e aguardar até que os valores se estabilizem;
III. Lavar os eletrodos com água deionizada e enxugá-los delicadamente com papel absorvente;
IV. Calibrar o equipamento com as soluções padrão de pH, conforme orientação do fabricante;
V. Retirar os eletrodos da solução padrão, lavá-los com água corrente e enxugá-los;
VI. Inserir os eletrodos na amostra coletada;
VII. Esperar os valores se estabilizarem e fazer a leitura do resultado;
VIII.Retirar os eletrodos da amostra, lavá-los e deixá-los imersos em solução de acordo com o manual do fabricante.
IX. Desligar o equipamento;
X. Prazo máximo para este ensaio é de 15 minutos a partir do momento da coleta de amostra
Tendo como referência as diretrizes analíticas do Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostras (Agência Nacional de Águas - ANA / Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB), dentre os dez procedimentos citados, considerando as características operacionais e a sequência, é correto afirmar que:
Entre as consequências ambientais do processo de industrialização e do inerente e progressivo consumo de combustíveis fósseis — como carvão e petróleo na forma de óleo diesel —, destaca-se o aumento da poluição atmosférica, que gera uma série de impactos locais sobre a saúde humana. Esses impactos tem levado o governo a adotar medidas para a redução da poluição.
Internet: <www.comciencia.br/reportagens> (com adaptações)
A respeito do assunto tratado no texto acima, julgue o item que se segue.
Atualmente,a concentração de enxofre no dísel brasileiro é de 500 partes por milhão (ppm) nas regiões metropolitanas e de 2.000 ppm nas áreas rurais. A partir de janeiro de 2009, haverá uma redução da concentração dessa substância no dísel para um limite de 50 ppm, no chamado dísel S50.
As indústrias químicas, com destaque para as áreas de petróleo, gás e biocombustíveis, produzem impactos ambientais potenciais que devem ser atenuados e/ou eliminados.
A incineração catalítica é uma das técnicas de tratamento empregada na indústria química para controle das emissões de
O poluente aéreo, que é um gás incolor, de forte odor, altamente solúvel em água, formando ácido sulforoso que provoca asfixia intensa e causa prejuízo aos humanos, fauna, flora e materiais, além de ser o principal componente da chuva ácida, é o
O Decreto nº 5.098, de 03/06/2004, que criou o Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos - P2R2, faz referência aos compromissos assumidos pelo Brasil em convenções internacionais que tratam do controle de produtos e resíduos químicos.
Dentre tais convenções destaca-se a Convenção de Basileia, concluída em 1989 e promulgada pelo Brasil em 1993, que versa sobre
O ciclo biogeoquímico do nitrogênio é um dos mais im- portantes nos ecossistemas terrestres, uma vez que o nitrogênio desempenha um papel fundamental para a formação de proteínas e ácidos nucleicos nos seres vivos. Nesse sentido, associe as transformações do ciclo biogeoquímico do nitrogênio com as respectivas bactérias responsáveis, apresentadas a seguir.
I - Passagem de amô- nia a nitrito
II - Passagem do nitrito ao nitrato
III - Retorno ao nitrogênio gasoso a partir do nitrato
P - Nitrobacter
Q - Nitrossomonas
R - Azotobacter
S - Pseudomonas
As associações corretas são:
O Sistema Harmonizado Globalmente para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos, conhecido pela sigla GHS, objetiva a gestão segura dos produtos químicos por meio da padronização da comunicação dos perigos físicos à saúde humana e ao meio ambiente, do conhecimento de suas características e propriedades principais, e dos meios para controlá-los. Nesse sentido, associe a classe dos perigos abaixo com as respectivas características e/ou propriedades, conforme definição preconizada pelo GHS.
I - Líquidos ou sólidos oxidantes
II - Substâncias autorreativas
III - Substâncias explosivas
P - São termicamente instáveis, propensos(as) a sofrer uma decomposição fortemente exotérmica, mesmo sem a participação de oxigênio.
Q - Por si sós são capazes de, por reação química, produzir gás a uma temperatura e pressão tais e a uma velocidade tal, que cause danos às redondezas.
R - Apesar de não serem combustíveis, podem, normalmente fornecendo oxigênio, causar ou contribuir para a combustão de outro material.
S - Mesmo em pequenas quantidades, têm propensão à ignição em até cinco minutos após entrarem em contato com o ar.
As associações corretas são:
A difusão unidimensional de uma substância A ocorre através de uma membrana plana, que é formada por um material polimérico B, de espessura L igual a 1 milímetro. As concentrações molares da substância A nas superfícies interna e externa da membrana são iguais a 0,04 kmol/m3 e 0,01 kmol/m3 , respectivamente.
Sabendo-se que o coeficiente de difusão da substância A no material polimérico B (DAB) é igual a 10-9 m2 /s, o fluxo molar de A através da membrana, expresso em kmol/s.m2 , é igual a
Refinarias de petróleo são plantas de multiprodutos, onde são obtidos derivados energéticos e não energéticos. Em função dos hidrocarbonetos presentes, os produtos da destilação podem ser classificados como destilados leves, intermediários e pesados.
Relacione as frações a seguir aos seus constituintes.
Fração
I – Destilados leves
II – Destilados intermediários
III – Destilados pesados
Constituintes
P – Gasolinas automotivas, querosene, naftas e óleo diesel
Q – Gasolinas automotivas, naftas, querosene de aviação e querosene
R – Óleos combustíveis destilados, óleos minerais pesados, óleos lubrificantes, óleos de flotação pesados, parafinas
S – Gasóleo, óleo diesel, óleos combustíveis destilados
As associações corretas são:
A água pode ser um veículo de transmissão de doenças pelo carreamento de substâncias químicas e radioativas. Um desses casos é o envenenamento causado pelo chumbo, conhecido como:
No tratamento químico de resíduos de serviços de saúde, estes são triturados e logo após mergulhados numa solução desinfetante, que pode ser de:
Uma das formas de reduzir a emissão de poluentes por veículos automotores é a melhoria da qualidade dos combustíveis automotivos, conforme diretriz do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).
Considerando a necessidade de atendimento à nova fase desse Programa, o teor de enxofre máximo do óleo diesel adicionado de biodiesel, de uso rodoviário, para fins de comercialização, em mg/kg, a partir de 1º de janeiro de 2014, deverá ser de
Os solos são formados a partir da decomposição das rochas através da atuação de agentes físicos e químicos.
Sobre esse processo de formação, tem-se que
Para a fração fina dos solos, são determinados os índices de consistência por meio de ensaios de laboratório.
A partir dos resultados desses ensaios, considera-se que o
Os organoclorados formam um grupo de pesticidas artificiais desenvolvidos principalmente para controlar as populações de insetos em uma lavoura. Sua origem remonta à criação do DDT (diclorodifeniltricloroetano) em 1943. A partir dessa data, por muitas décadas, o DDT foi uma arma importante para o controle do mosquito Anopheles transmissor da malária. Posteriormente, o DDT foi proibido, pois é um defensivo de grande meia-vida e, a determinadas concentrações, possui efeito carcinogênico.
A soja da cadeia alimentar abaixo foi tratada com DDT.
soja → gafanhoto → bem-te-vi → cobra → gavião
A maior concentração de DDT por quilo de organismo é encontrada no(na)
O processo de diferenciação do material sedimentar pode ser dividido em duas classes: a diferenciação mecânica e a química. No entanto, as formas de diferenciação podem ocorrer de maneira simultânea, separadas ou em conjunto.
Nas classes de diferenciação do material sedimentar, a diferenciação
A presença de CaCO3 está relacionada especificamente ao indicador químico de
Um elevado valor da Demanda Bioquímica de Oxigênio - DBO em um corpo de água significa
Se o efluente apresenta valor de DBO próximo ao valor do Demanda Química de Oxigênio - DQO significa que
Os recentes anúncios do Governo Federal acerca do aproveitamento de gás de xisto por meio de fraturamento hidráulico de rocha (folhelho) em bacias sedimentares do país têm causado polêmica, nos meios técnico e científico, em razão dos riscos ao meio ambiente, principalmente aqueles relacionados à contaminação de aquíferos. Em relação a essa temática, julgue o ite subsequente.
Os riscos relacionados à atividade de extração do gás de xisto são classificados como riscos tecnológicos.
O ciclo biogeoquímico pode ser definido como o percurso no meio ambiente de determinado elemento químico, que envolve a participação de organismos vivos, etapas abióticas e diversas transformações ou reações químicas. Assinale a alternativa que não apresenta um processo diretamente relacionado ao ciclo do carbono.
Considerando Lei de Agrotóxicos, julgue o item subsecutivo.
É proibido o registro de agrotóxicos, seus componentes e afins
para cujos componentes o Brasil não disponha de métodos de
desativação e que se revelem tão perigosos para o homem
como os testes de laboratório com animais, segundo critérios
técnicos e científicos atualizados.
Em um mapa com escala 1:50000, a distância entre dois pontos é de 10 cm. Isto significa que ambos estão separados por
A diagênese é caracterizada por um conjunto de processos e por seus respectivos produtos. Um desses processos ocorre por “precipitação química de minerais, a partir de íons em solução na água intersticial. Sob esse aspecto, ocorre em conjunto com o processo de dissolução, através do qual a concentração iônica da água é aumentada”. (TEIXEIRA, W.; FAIRCHILD, T. R.; TOLEDO, M. C. M.; TAIOLI, F. Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. p. 291).
Esse processo diagenético é:
Durante perícia ambiental realizada na área da estação de tratamento de efluentes de um antigo curtume, um Engenheiro Ambiental identificou vazamentos que poderiam comprometer a qualidade das coleções hídricas subterrâneas da região. Ao coletar amostras de água do subsolo para a realização de análises químicas com o objetivo de comprovar ou não a ocorrência de contaminação pelas atividades de beneficiamento de couro, necessitou indicar o parâmetro químico de interesse ambiental a ser quantificado pelo laboratório. Nesse sentido, qual é o analito mais indicado para se chegar à resposta técnica desejada para o caso?
O método de Winkler (modificado pela azida sódica) ainda é o método mais empregado para a determinação do oxigênio dissolvido. Após realizado o procedimento de coleta e preservação, a amostra deverá ser titulada com a solução de tiossulfato de sódio 0,0125N. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
“O ponto final da titulação é dado pelo primeiro desaparecimento da cor __________ e os resultados serão expressos em ____________.
A concentração de ácido fluorsilícico, H2SiF6, em mg/L, necessária para se obter o teor de 1,2 mg/L de íons fluoreto na água é igual a
Dados:
Massas molares (g/mol)
H = 1
Si = 28
F = 19
A determinação do OD (oxigênio dissolvido) na água pode ser feita por meio do método Winkler. Nesse método, o OD é fixado através da adição de sulfato de manganês(II), em meio alcalino. Em seguida adicionam-se íons iodeto e o meio é acidificado, ocorrendo liberação de iodo que é titulado com solução de tiossulfato de sódio. Em uma análise de controle, foram coletados 200 mL de água e, após o tratamento preliminar, de acordo com o método Winkler, titulou-se a amostra com solução de Na2S2O3 0,01 mol/L, consumindo-se 8,0 mL desse reagente. A concentração do oxigênio dissolvido, em mg/L, nessa amostra é
Dados:
1 mol de O2 equivale a 4 mols de Na2S2O3 no método
Winkler Massas molares (g/mol):
Na = 23
S = 32
O = 16