SóProvas


ID
2990041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Quando submetidos à ação de tensões, alguns materiais metálicos se deformam plasticamente, o que possibilita a aplicação de processos de conformação mecânica que alteram a geometria inicial desses materiais e os força a assumir a geometria desejada. Para que determinado processo de conformação possa ser planejado e executado, é necessário conhecer as propriedades do material que se deseja conformar. A caracterização mecânica dos materiais é realizada por meio de ensaios mecânicos, como o ensaio de tração simples, no qual os resultados permitem avaliar o comportamento do material tanto no regime elástico quanto no regime plástico.

A respeito do significado dos resultados obtidos nesses ensaios, julgue o item que se segue.


Para determinar a tenacidade de um material, calcula-se a área sob a curva tensão versus deformação até o nível de deformação correspondente a 50% do nível de deformação máxima.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A tenacidade corresponde a toda área abaixo da curva tensão deformação.

  • Oi!

    Gabarito: Errado

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.

  • resiliência consiste na habilidade de um material de absorver energia no regime elástico. Dessa forma, quando o material for descarregado, isto é, quando parar de sofrer a deformação elástica, a resiliência garante a liberação da energia absorvida durante o carregamento, fazendo com que o material retorne ao seu estado de origem. Isso caracteriza o comportamento elástico dos materiais. Graficamente, a resiliência corresponde à área sob a curva tensão-deformação no regime elástico, e é caracterizada pelo Módulo de Resiliência associado, que, por sua vez, corresponde à energia por unidade de volume necessária para tensionar o material de zero até sua tensão de escoamento.

        Já a tenacidade pode ser definida como a habilidade de um material de absorver energia até sua fratura, incluindo o regime plástico. Assim, representa também a capacidade de suportar tensões maiores que a tensão de escoamento de um material, a partir da qual a deformação plástica se inicia. Considerando que a ductilidade é a medida da quantidade de deformação plástica que um material suporta, pode-se dizer que a tenacidade é o resultado da soma da resistência do material com a sua ductilidade. Logo, uma elevada resistência ou elevada ductilidade podem não significar imediatamente uma elevada tenacidade, mas um material com boa tenacidade e ductilidade apresenta boa tenacidade. Graficamente, é determinada como a área sob toda a curva tensão-deformação, incluindo ambos os regimes plástico e elástico.

    https://www.jornalamateria.ufscar.br/news/explicando-a-materia-resiliencia-e-tenacidade

  • o cálculo do módulo de tenacidade é dado pela área abaixo da curva do gráfico Tensão x Deformação, gerado experimentalmente por ensaio de tração,