Vamos analisar item por item.
I. Quando a transmissão de movimento entre dois eixos paralelos é feita por engrenagens de dentes retos, a rotação dos dois eixos é no mesmo sentido. ERRADO.
A rotação dos dois eixos será em sentidos invertidos conforme imagem a seguir.
II. Quando a transmissão de movimento entre dois eixos paralelos é feita por polias e correias, o sentido de rotação dos eixos é . ERRADO.
A rotação dos dois eixos é no mesmo sentidos conforme figura adiante.
III. Não existe restrição quanto à potência a ser transmitida por correias e polias, devido ao elevado atrito entre estes elementos. ERRADO.
O atrito entre a correia e a polia é utilizado para transmitir potência. Na prática, há sempre uma certa quantidade de ESCORREGAMENTO entre a correia e polias, por conseguinte, a relação de velocidade exata pode não ser obtido. Portanto, a correia de transmissão é utilizada, onde relação da velocidade exata não é necessária.
A transmissão pode ser afetada por alguns fatores, dentre os principais temos A FALTA DE ATRITO, pois quando em serviço, a correia pode deslizar e, portanto, não transmitir integralmente a potência. Por isso, há sim uma restrição quanto a potência, o seu aumento faz com que a polia tenha um aumento de velocidade e uma sobrecarga no sistema e consequentemente 0 atrito pode não ser suficiente acarretando assim em escorregamento ou até mesmo o rompimento da correia.
Portanto, todas as alternativas estão INCORRETAS. Se isso acontecer na hora de sua prova, não fique com medo de marcar, confie no que você estudou.
Resposta: A
I. Quando a transmissão de movimento entre dois eixos paralelos é feita por engrenagens de dentes retos, a rotação dos dois eixos é no mesmo sentido. sentidos opostos.
II. Quando a transmissão de movimento entre dois eixos paralelos é feita por polias e correias, o sentido de rotação dos eixos é invertido. sentidos iguais.
III. Não existe restrição quanto à potência a ser transmitida por correias e polias, devido ao elevado atrito entre estes elementos. As correias têm uma limitação de transmissão, mesmo podendo serem acrescentadas ao sistema.