-
No modelo de desenvolvimento de software em cascata, a abordagem é orientada ao risco e as tarefas são organizadas nos seguintes ciclos: determinar objetivos, identificar e resolver riscos, desenvolver e testar, e planejar a próxima iteração.
Esses ciclos são do modelo em Espiral, o modelo Cascata sugere uma abordagem sequencial:
Especificação dos requisitos do cliente;
Planejamento;
Modelagem;
Construção;
Disponibilização.
Resposta: Errado
-
• Modelo Espiral → Requer consideração direta dos riscos, esses são considerados a cada revolução.
.
.
At.te
Foco na missão ❣
-
Vamos aos comentários.
Um framework de processo de software dirigido a riscos (o modelo em espiral) foi proposto por Boehm (1988).
São as fases do Modelo Espiral ou Boehm: Definição de Objetivos; Avaliação e redução de risco; Desenvolvimento e validação; e Planejamento. Fonte: Sommerville (2011) pg. 32 e 33.
#SóNinja
-
GABARITO ERRADO
==================
O modelo em cascata não é orientado ao risco, uma vez que durante todo o ciclo de vida do software, o risco é elevado, reduzindo apenas no final, ao contrário do incremental.
-
O modelo de desenvolvimento de software em cascata é aquele mais “tradicional” de todos. Digo “tradicional” no sentido de intuitivo. É aquele em que só passamos para a fase seguinte após concluirmos a fase anterior. Isso parece óbvio, mas é altamente arriscado. Isso ocorre porque deixar para testar o software somente após todas as etapas anteriores da cascata faz com que inevitavelmente os erros sejam descobertos tardiamente acarretando grande custo para correção dos mesmos em fase avançada do projeto. A forma de diminuir esse risco é fazer com processo iterativo e/ou incremental, trazendo as etapas de teste mais para o início do projeto.
Questão errada.

-
GAB.: E
Não há análise de riscos no modelo cascata.
O ciclo citado é do modelo espiral, pensado para um software com ciclo de vida que terá vários anos de funcionamento.
-
Abordagem sequencial