SóProvas


ID
2990542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca da gestão de processos e sua aplicabilidade às organizações da administração pública brasileira, julgue o item seguinte.

A adoção da abordagem por processos em organizações da administração pública requer técnicas específicas destinadas a organizações dessa natureza, pois a forma de classificação dos processos centrais e de apoio nessas organizações difere do comumente adotado em organizações privadas.

Alternativas
Comentários
  • Embora os processos centrais sejam diferentes em organizações públicas e privadas, as técnicas, em si, são as mesmas para ambas.

  • Dessa forma, a gestão por processos implica uma ênfase em “como” o produto ou serviço é feito, ao contrário do foco no “que” é feito, característica das organizações tradicionais.

    Vamos ver como esse tópico já foi cobrado?

    As organizações tradicionais são mais voltadas para si mesmas, preocupadas com seus problemas internos.4 A escolha por uma gestão por processos implica uma nova visão. Dessa maneira, é necessário o foco nas necessidades dos clientes, e quais são os processos importantes e que geram valor para ele.

    De acordo com Nunes:5

    O modelo de organização orientado por processos passou a ser considerado como alternativa mais adequada para promover uma maior efetividade organizacional. O pressuposto foi de que nessa forma de organização ocorresse uma eliminação de barreiras dentro da empresa, possibilitando a visualização da organização como um todo e uma maior inter-relação entre os diferentes agentes da cadeia de valor (cliente, fornecedor, executores do processo).

    De acordo com Hammer e Stanton,6 ao procurar se estruturar por processos, as empresas acabam descobrindo que é impossível sobrepor um processo integrado a uma organização fragmentada pelo desenho funcional tradicional. As organizações estruturadas por processos precisam ser redesenhadas para poderem passar a ser gerenciadas por processos.

    Portanto, a mudança de uma estrutura funcional para uma estrutura voltada para os processos impõe a definição das responsabilidades pelo andamento dos processos, a minimização das transferências internas (a troca de informações e materiais entre os setores), a maximização do agrupamento de atividades conexas e a diminuição do gasto de tempo e energia (que ocorre com a reunião das pessoas e atividades que dependerão umas das outras, reduzindo assim a perda de tempo e o custo com transporte etc.).7

  • Gabarito Errado.

    Martin nos ensina que há duas classificações de processos organizacionais:

    Primários ou de negócio: aqueles que geram valor para o cliente, relacionamdo-se com os processos de Negócio; e

    Suporte: apoiam processos finalísticos, alicerçados em processos organizacionais e gerencias;

    Assim, a classificação dos processos não muda, ainda que as técnicas, as ferramentas e as formas para se classificar processos finalísticos e de suporte sejam distitntas, entre entidades públicas e privadas.

  • ERRADO.

    (CESPE) JUSTIFICATIVA - ERRADO. Embora os processos centrais sejam diferentes em organizações públicas e privadas, as técnicas, em si, são as mesmas para ambas.

  • As técnicas são as mesmas. Há uma adaptação quando aplicadas ao setor público, visto que a maioria das ferramentas administrativas são oriundas da administração privada.

  • Esses conceitos têm sido cobrados com frequência, é importante tê-los em mente.

    Processos Primários

    Esse tipo de processo também chamado de “core process” está relacionado diretamente com os clientes. São os processos que ultrapassam qualquer fronteira funcional corporativa e possui, como sua mais marcante característica, o contato direto com os clientes. Os processos primários ou processos essenciais quando agrupados aos outros processos primários tendem a traduzir a cadeia de valor das organizações.

    A cadeia de valor é um agrupamento corporativo estruturado entre atividades primárias e atividades de suporte.

    Processos de Suporte e Apoio

    Esses processos colaboram com a realização dos processos primários. São os processos estabelecidos formalmente na organização e que visam dar suporte aos processos primários. Possuem características marcantes a ausência de relacionamento direto com os clientes.

    Apesar do nome caracterizar uma hierarquia inferior aos processos primários, possuem impacto direto na capacidade de realização e entrega dos processos primários. Portanto, são processos extremamente delicados e que devem ser alvo de avaliação conjunta com os processos primários.

    Processos de Gestão ou Gerenciais

    Esses são os processos estabelecidos formalmente e com o intuito de coordenar as atividades dos processos de apoio e dos processos primários. Devem buscar garantir que os processos por ele gerenciados atinjam suas metas operacionais, financeiras e de legislação. Esses processos envolvem a medição, o monitoramento, o controle e auxiliam garantir a eficiência e eficácia dos demais processos da organização. Mas é importante registrar aqui que não entregam valor diretamente ao cliente.

    FONTE: http://blog.agens.com.br/?p=1

  • ERRADO

    Não existem técnicas específicas para a administração pública...

    O que pode ocorrer são adaptações !

  • não saquei que a parte de técnicas no enunciado estava se referindo às classificações, que não mudam.

  • CESPE adora inventar que as técnicas para a gestão de processos são diferentes entre a administração pública e a iniciativa privada, mas NÃO. Fique atento :)

  • Sempre q falar na diferença de aplicação na iniciativa pública e na privada de determinado método abordado pela administração, as ferramentas são as mesmas. Porém, adaptações serão necessárias. Só isso

  • Eu errei porque pensei no produto final das organizações públicas e privadas. Bola pra frente!

  • Rafael Lima fui no mesmo pensamento que você por isso que errei a questão :/

  • ERRADO

  • Gabarito: Errado

    Os processos centrais e de apoio são os mesmos tanto na instituição privada quanto na pública, a diferença é que a finalidade da iniciativa privada é a obtenção de lucro e da pública é beneficiar a sociedade.

    • Os processos centrais são são aqueles que agregam valor ao cliente final, seja ele público ou privado (atendimento, vendas, produção...).
    • Os processos de apoio dão suporte aos processos centrais (Gestão de pessoas, setor financeiro, setor jurídico..)

    Fonte: Prof. Giovanna Carranza

  • ERRADO.

    Os processos centrais e de apoio são os mesmos tanto na instituição privada quanto na pública, a diferença é que a finalidade da iniciativa privada é a obtenção de lucro e da pública é beneficiar a sociedade.

  • ERRADO

    Embora os processos centrais em si sejam diferentes entre as organizações públicas e as organizações privadas, as técnicas utilizadas para a gestão por processos são as mesmas (com as devidas adaptações ao setor público). >> Prof. Stefan Fantini