SóProvas


ID
2990653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito dos geossistemas e seus componentes, julgue o item a seguir.


Na pedosfera, o relevo determina algumas características dos solos: são mais desenvolvidos em áreas declivosas que em áreas planas e são mais avermelhados em áreas baixas próximas a cursos d’água, devido à oxidação do ferro.

Alternativas
Comentários
  • é a camada mais externa da Terra e é composta do solo e sujeita a processos de formação de solo. Assim, designa o conjunto dos solos a nível mundial. A pedosfera existe da interação entre a litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera.

  • galera pm ba vamos pedir comentário do professor!

  • Na pedosfera, o relevo determina algumas características dos solos: são mais desenvolvidos em áreas declivosas que em áreas planas e são mais avermelhados em áreas baixas próximas a cursos d’água, devido à oxidação do ferro.

    ERRADO.

    O RELEVO DETERMINA CARACTERÍSTICAS DO SOLO.

    Porém áreas mais declivosas tem maior escoamento superficial das águas e menor infiltração que áreas planas. Sabemos que o intemperismo é causado por diversos fatores, como a água, temperatura, entre outros. Portanto a maior quantidade de infiltração no solo, devido declividade plana, irá possibilitar maior intemperismo, formando solos mais profundos (mais desenvolvidos).

    Em relação a áreas baixas que sujeitam-se a água de alagamentos, teremos toda a porosidade do solo inundada por água. Dificultando a oxigenação (aeração) do solo. Assim a ação de micro-organismos aeróbicos fica comprometida. A ação dos anaeróbicos é mais lenta na decomposição de toda a matéria orgânica (se não me engano a produção de ATP é bem inferior na respiração anaeróbica, por isso a atv é menor). A matéria orgânica no solo da uma cor acinzentada. Esse tipo de solos é chama Gleissolos.

    Solos vermelhos devido a oxidação do ferro, ocorrem no Latossolos. São solos profundos, muito intemperizados. E por isso são lixiviados, lavados (pobres). Porém com alta tecnologia da agricultura são os mais otimizados. Principalmente pelos terrenos planos que permitem a agricultura intensiva. Normalmente essa agricultura é voltada para o mercado de exportação. Exemplo a soja.

  • hmm

     

    quando a assertiva diz que o relevo determina as características do solo, isso é verdade. Geologicamente, o que está no alto tende a ir para baixo e os níveis abaixo tendem a aumentar. Isso sinigfica que há remoção, transporte e depoisção de sedimentos

     

     

    quando o enunciado diz que os solos em regiões mais declivosas, mais rampadas, são mais desenvolvidos ela está errada. Para um solo sair de seu estado jovem para maduro ele deve ter horizontes bem definidos. Em áreas inclinadas, isso não é possível porque os grãos, ao longo do tempo-clima, vão caindo para as bacias. Nas bacias, sim, o solo é mais maduro

     

    quanto a afirmação que nos vales a terra tende a ser mais avermelhara (óxidos de Fe), é verdade, porque nos vales há uma maior concenrtação de água, além da deposição de grãos maiores (que têm mais macroporos e facilita a aeração/infiltração). Nessa água há oxigênio dissolvido, que, ao entrar em contato com os minerais livres do solo, os oxida

     

     

    a questão tá errada, porque os solos mais jovens são os declinados, mais velhos, os sedimentados

  • Alguns cientistas incluem a PEDOSFERA, como parte das esferas da Terra, a criosfera (correspondendo ao gelo) como uma porção distinta da hidrosfera, assim como a pedosfera (correspondendo ao solo) como uma esfera ativa.

    Com Deus na frente tudo dar certo.

  • JUSTIFICATIVA - ERRADO. Nas áreas mais declivosas, os solos são menos desenvolvidos ou menos intemperizados, pois o material é carreado para as porções mais baixas do terreno; nas áreas mais próximas de cursos d’água, o processo de redução do ferro gera solos mais acinzentados.

  • A questão acima tem como tema o desenvolvimento do solo e a influência do relevo nesse processo. Para responder corretamente, o candidato precisa saber como se dá a formação de solos e como o relevo interfere em suas características.
    É importante ressaltar que o relevo onde está o solo influencia diretamente em suas características. Em relevos mais inclinados você tende a ter um maior escoamento superficial, uma vez que a declividade tende a acentuar a gravidade aumentando o impacto da água no solo. Com esse escoamento, o solo tem baixa capacidade de infiltração o que inibe o seu desenvolvimento. Portanto, é preciso compreender que solos com alta capacidade de infiltração de água são mais profundos e desenvolvidos.
    Além disso, em áreas mais baixas, próximas a rios e córregos, onde temos a tendência de alagamento do solo, vai haver uma elevada saturação de água nos poros do solo (espaço vazios). Esse encharcamento reduz e/ou remove a quantidade de ferro disponível, gerando uma cor bem acinzentada do solo. 
    O erro da questão é afirmar que solos de relevo acidentado são desenvolvidos, uma vez que esse maior desenvolvimento ocorre em solos planos. Outro equívoco é concluir que solos próximos a cursos d'água tendem a ser mais avermelhados devido à oxidação de ferro, em que já vimos que esses solos são acidentados em razão da remoção de ferro nessas áreas.
    Gabarito do Professor: ERRADO.