SóProvas


ID
2990671
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue o item que se segue, com relação a problemas ambientais urbanos decorrentes da ocupação humana.


Alterações de componentes do ciclo hidrológico no âmbito das cidades, principalmente dos relacionados à alteração da superfície e à geração e canalização de escoamento, geram problemas de saneamento especificamente associados a resíduos sólidos.

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de receber ajuda em relação a essa questão, não entendi.

  • Os impactos associados à alteração da superfície e à canalização do escoamento geram problemas de drenagem urbana e não especificamente associados a resíduos sólidos. 

  • A questão diz que as alterações no ciclo hidrológico geram problemas de resíduos sólidos ,sendo que os resíduos sólidos são, na verdade, um dos fatores que alteram o ciclo hidrológico.

    O ciclo hidrológico sofre fortes alterações nas áreas urbanas devido, principalmente, à alteração da superfície e a canalização do escoamento, aumento de poluição devido à contaminação do ar, das superfícies urbanas e do material sólido disposto pela população.

    #PMAL 2020

    #EstudeAntes

  • JUSTIFICATIVA CESPE - ERRADO. Os impactos associados à alteração da superfície e à canalização do escoamento geram problemas de drenagem urbana e não especificamente associados a resíduos sólidos.

  • Gabarito ERRADO

     

    ciclo hidrológico, ou ciclo da água, refere-se ao movimento contínuo que a água faz pelo meio físico e pelos seres vivos do ecossistema, passando através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera.

     

    Em condições naturais, pode ser apontado como um sistema em equilíbrio. Porém, com a crescente urbanização, percebem-se impactos que alteram a dinâmica do ciclo hidrológico como um todo ou em partes. Dessa forma, existe uma tendência desfavorável à sustentabilidade, pois sua área urbana, atualmente, apresenta áreas impermeáveis, córregos canalizados, fundos de vale ocupados e um sistema de drenagem ineficiente. Dessa forma, há diminuição da taxa de infiltração do solo e o aumento do escoamento superficial, ocasionando problemas de alagamentos e inundações, bem como erosões e assoreamentos. 

     

    Fonte: OS IMPACTOS DA URBANIZAÇÃO SOBRE O CICLO HIDROLÓGICO NO MUNICÍPIO DE PATROCÍNIO – MG Andressa Ferreira Rosa1 ; Maria Rita Raimundo e Almeida2

     

    Bons estudos

  • Acredito que o ciclo citado é aquele que a Tia explicava no colégio:

    A água evapora, ai sobe, enche a nuvenzinha, daí então começa chover...

    Acredito que o erro está em afirmar que:

    (...)geram problemas de saneamento especificamente associados a resíduos sólidos.(...)

    Não precisa ser algo sólido para gerar problema!!

    Gab: ERRADO

  • Resíduos sólidos são de fossas, e as fossas alteram o ciclo hidrológico, fossa não tem nada ver com canalização.

  • Alterações de componentes do ciclo hidrológico no âmbito das cidades, principalmente dos relacionados à alteração da superfície e à geração e canalização de escoamento, geram problemas de DRENAGEM URBANA.

  • Até acertei porque percebi a contradição, mas a cespe poderia elaborar enunciados mais objetivos, porém fica querendo enfeitar a assertiva só pra confundir

  • A questão acima pede para o candidato julgar uma afirmativa sobre os problemas ambientais urbanos decorrentes da ocupação humana.
    A afirmação afirma que a alteração no ciclo hidrológico, sobretudo em mudanças na superfície e à geração e canalização de escoamento de água, geram problemas de saneamento relacionados à resíduos sólidos.
    Para responder a questão corretamente é importante que o candidato saiba o que é o ciclo hidrológico e quais as consequências da alteração humana nesse processo.
    O ciclo da água, também conhecido como ciclo hidrológico, é o movimento contínuo que água faz pela superfície terrestre e pelos seres vivos, passando pela atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera.

    Esse ciclo tem etapas: o primeiro refere-se à transpiração oriunda da evaporação da água presente na vegetação, nos cursos hídricos e em seres vivos a partir da energia do sol.
    Já o segundo processo ocorre quando a água está em estado gasoso, em que ela sobe para as camadas mais altas da atmosfera, onde a temperatura é mais baixa, ocorrendo o processo de condensação - transformação da água do estado gasoso para o estado líquido -, causando as precipitações. Em locais mais frios, a água em forma de vapor passa para o estado de sublimação - quando a água sai do estado gasoso e vai para o estado sólido -, causando uma precipitação de neve.
    Com a precipitação a água volta para a superfície terrestre por meio da ação da gravidade. Nesse momento, a água em estado líquido pode atingir rios, lagos e oceanos, pode infiltrar-se no solo e nas rochas ou pode ser interceptada pela vegetação.
    Nas cidades é comum o processo de impermeabilização do solo, que consiste na perda da capacidade do solo em absorver e infiltrar a água oriunda das precipitações. Isso ocorre com frequência por conta da construção de avenidas, ruas, viadutos, vias de acesso rápido, construção de casas e edifícios que geram uma alteração na superfície e no escoamento da água.
    Entretanto, esse processo causam problemas como inundações e alagamentos, que ocorrem em razão da falta de infiltração de água nessas áreas. Já o problema de saneamento relacionado a resíduos sólidos ocorre mais por conta do descarte inadequado de lixo em rios e córregos, e por conta da falta de tratamento de esgoto.
    Sendo assim, a afirmação está ERRADA.


    Gabarito do Professor: ERRADO.