A vida noturna dos seres humanos, principalmente em cidades grandes, tem causado fortes impactos não só na rotina das pessoas, mas também na de outros animais que também habitam o planeta Terra.
Segundo o autor, Paul Bogard, 30% dos vertebrados e mais de 60% dos invertebrados são seres de hábitos noturnos, e todos correm o risco de sofrerem os impactos da poluição luminosa.
Em sinopse, luz noturna artificial tem causado um imenso impacto na vida dos animais que ali habituam.
GAB: C.
A questão acima tem como tema os problemas ambientais urbanos com ênfase no prolongamento artificial do fotoperíodo por meio da luz noturna artificial utilizada por seres humanos e seus possíveis impactos ambientais.
Nela, o candidato precisa julgar uma afirmação que afirma que o prolongamento artificial do fotoperíodo tem gerado impactos em espécies que vivem em áreas urbanas e periurbanas.
Para responder a questão corretamente, o candidato precisa entender o que significa o conceito de fotoperíodo e como é feito o prolongamento artificial no período noturno, para então associá-lo ou não à vida das espécies nesses ambientes.
O conceito de Fotoperíodo está associado à duração do dia em relação à noite em um período de 24 horas. Portanto, está ligada à luz solar que ilumina a superfície terrestre em uma determinada localidade.
Os seres humanos, por conta da sociedade capitalista, e do aumento da demanda de seu padrão de consumo, tem trabalhado cada vez mais em sua vida fazendo com que a luz solar tenha uma duração insuficiente na sua rotina e nas suas necessidades. Nesse sentido, a luz elétrica supre a falta de energia solar durante à noite, fazendo com que as pessoas estejam conectadas e aptas para fazer atividades cotidianas que demandem iluminação, tais como ler, cozinhar, trabalhar, entre outras.
Nesse sentido, áreas mais urbanizadas, onde há uma maior concentração demográfica de pessoas, tendem a ter uma maior luminosidade durante o período noturno, intensificando o processo de poluição luminosa.
Essa poluição que ocorre pelo excesso de luz artificial, afeta o ciclo de vida de muitos animais e plantass. Por exemplo, os animais que caçam durante a noite geralmente ficam confusos com a grande quantidade de luzes emitidas de maneira artificial, gerando um comportamento não saudável para o seu porte, já que nesse período ele não consegue se alimentar. Além disso, o excesso de luz artificial pode afetar também os ciclos migratórios, alimentares e reprodutivos de várias animais e plantas.
Portanto, a afirmação está CERTA.