SóProvas



Questões de Impactos e soluções no meio urbano


ID
103093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação à questão ambiental internacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  

    Segundo Carl Sagan desde que o homem começou a controlar o fogo que ele provoca alteração continuas e substanciais na atmosfera e nos ecosistemas. No entanto com a Revolução Industrial o potencial destrutivo aumentou .

    As primeiras organizações sociais voltadas para a Problemática Ambiental surgiram em meados do século XIX, a maior parte buscava impor padrões de gestão de recursos naturais de modo a evitar que seu esgotamento trouxesse ruína econômica de comunidades inteiras. Nesta perspectiva foi assinado em 1902, em Paris, uma convenção internacional estabelecendo medidas de proteção aos pássaros úteis a agricultura.

    Em 1933, foi assinada em Londres a Convenção para a conservação da Floresta em seu Estado Natural, documento no qual as potências coloniais se comprometiam a coibir a caça predatória no Continente Africano.


     

  • Realmente, a alternativa C tem uma cruel pegadinha pelo fato da Conf. de Estocolmo (72) não ter contado com a presença maciça de chefes de Estado.
    "A diferença entre 1992 e 1972 (quando teve lugar a Conferência de Estocolmo) pode ser traduzida pela presença maciça de Chefes de Estado, fator indicativo da importância atribuída à questão ambiental no início da década de 1990". Wikipédia, sobre a ECO 92
    W  Wikipedia   W
  • sobre os itens errados:

    B) Tratado Antártico, assinado em 1959, não tratou, inicialmente, de questões ambientais. O objetivo era apenas a cooperação internacional, com liberdade de exploração científica no continente. A questão ambiental só será tratada em 1991, com a aprovação do Protocolo sobre Proteção Ambiental para o Tratado da Antártica. Além disso, a ONU não teve papel central na mediação do referido acordo. O depositário do tratado atualmente é os EUA.

    C) Como os colegas já destacaram, não houve grande participação de chefes de Estado

    D) Malthus diz o contrário do que está no item: a oferta de alimentos cresce em escala menor que a demanda

    E) Fundo Mundial para o Meio Ambiente: PNUMA, Banco Mundial e PNUD administram conjuntamente o fundo. O PNUMA não perdeu autonomia com a criação do Fundo, nem a supervisão do mesmo é feita apenas pelo Banco Mundial.
  • Na verdade, o que está errado na alternativa C é houve uma proposta de CONTROLE DE NATALIDADE SEVERO, E NÃO apenas um Planejamento Familar.
  • LETRA B: Incorreto. 
    O Tratado Antártico, firmado efetivamente em 1959, não tem cunho ambiental. Seu propósito era deter as pretensões territoriais relativas ao continente ao mesmo tempo que permitia e regulamentava a exploração científica. A organização por trás das negociações do tratado não foi a ONU, mas o Conselho Internacional da União Científica. O Brasil aderiu ao tratado apenas em 1975, e em 1984 inaugurou a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

     

    LETRA C: Incorreto. 
    A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (UNCHE), ou a Conferência de Estocolmo, é um marco internacional para a inclusão da temática ambiental na pauta de interesse mundial, sendo a primeira conferência multilateral sobre o meio ambiente, com a presença de 103 países, mas com pouquíssimos chefes de Estado. Nos anos 1950, a FAO promoveu duas conferências para discutir o uso do solo que indiretamente trataram do meio ambiente, e a UNESCO, em 1968, realizou uma Conferência Internacional de Especialistas em Biosfera, na qual se reconheceu a interdependência entre a sociedade humana e os sistemas naturais da Terra. Contudo, foi em Estocolmo que o debate internacional sobre o meio ambiente contou com a presença maciça dos Estados.

     

    LETRA D: Incorreto. 
    Malthus argumenta justamente o contrário, sendo um dos primeiros, ainda no século XVII, a propor a adoção de uma política de controle de natalidade, pois temia que o crescimento populacional não fosse acompanhado por um aumento da produção de alimentos. O Clube de Roma, criado em 1968 por cientistas, políticos e membros da sociedade civil, assumiu como sua principal bandeira o congelamento do crescimento demográfico e do capital industrial do planeta a fim de preservar o bem estar de todos. Essa tese foi severamente criticada por teóricos de países em desenvolvimento, que viam nela uma retórica ecologista que buscava limitar o crescimento do chamado terceiro mundo.

     

    LETRA E: Incorreto.
    O Fundo Mundial para o Meio Ambiente em nada atrapalhou os trabalhos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Ao contrário, junto com o Banco Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o PNUMA é um dos três administradores do Fundo, que, formado por mais de 150 países, é um mecanismo financeiro internacional voltado para a preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • LETRA A: Correto. 


    Antes da Convenção de Londres, houve diversas outras tentativas de regulamentar a ação humana sobre o meio ambiente, mas a Convenção de 1900 é uma das mais significativas por sua abrangência, assim como a Convenção de 1911 entre onze países sobre a preservação e proteção das focas, considerada por muitos o primeiro caso bem-sucedido de proteção internacional de um animal. Vale ainda ressaltar a dificuldade em estabelecer o início da preocupação ambiental dos homens, visto que, desde os tempos da antiga Babilônia e passando pela Revolução Industrial, percebe-se um interesse pela proteção ambiental, porém a questão normativa só começou a se materializar de forma cada vez mais internacional a partir do final do século XIX e início do século XX.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE. 


ID
108559
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2002
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Estado do Amapá possui nove Unidades de Conservação que representam 18,8% da área total do Estado. Em qual das unidades citadas abaixo é permitido o uso sustentável dos recursos?

Alternativas
Comentários
  • Entre as opções da questão, somente a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru permite o uso sustentável de recursos, de acordo com a L 9985/2000

    Art. 14. Constituem o Grupo das Unidades de Uso Sustentável as seguintes categorias de unidade de conservação: I - Área de Proteção Ambiental; II - Área de Relevante Interesse Ecológico; III - Floresta Nacional; IV - Reserva Extrativista; V - Reserva de Fauna; VI – Reserva de Desenvolvimento Sustentável; e VII - Reserva Particular do Patrimônio Natural.

    Art. 20. A Reserva de Desenvolvimento Sustentável é uma área natural que abriga populações tradicionais, cuja existência baseia-se em sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais, desenvolvidos ao longo de gerações e adaptados às condições ecológicas locais e que desempenham um papel fundamental na proteção da natureza e na manutenção da diversidade biológica.(Regulamento)

    § 5o As atividades desenvolvidas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável obedecerão às seguintes condições:

    IV - é admitida a exploração de componentes dos ecossistemas naturais em regime de manejo sustentável e a substituição da cobertura vegetal por espécies cultiváveis, desde que sujeitas ao zoneamento, às limitações legais e ao Plano de Manejo da área.

    § 6o O Plano de Manejo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável definirá as zonas de proteção integral, de uso sustentável e de amortecimento e corredores ecológicos, e será aprovado pelo Conselho Deliberativo da unidade.
  • Não DESISTA!!!

  • hoje em dia são 19, certo?


ID
108571
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2002
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá - PSDA é o programa de governo do Estado do Amapá, institucionalizado a partir do Decreto no 2453 de 14 de agosto de 1995, tendo como principal objetivo

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : D

  • implantar um novo modelo de desenvolvimento baseado na equidade social, na ordenação do uso e ocupação dos espaços e na racionalização do aproveitamento dos recursos naturais.


ID
229624
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em várias cidades do mundo, uma das formas de combater as enchentes é aumentar a capacidade de os rios transportarem água. Isso significa alterar o(a):

Alternativas
Comentários
  • Vazão ou caudal é o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto livre ou forçado, por uma unidade de tempo. Ou seja, vazão é arapidez com a qual um volume escoa.


ID
242692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito de educação ambiental, julgue o item subsequente.

Segundo o princípio da transversalidade, deve-se criar uma disciplina específica para abordar todos os assuntos ambientais.

Alternativas
Comentários
  • Princípio da transversalidade: A transversalidade diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade). A escola vista por esse enfoque, deve possuir uma visão mais ampla, acabando com a fragmentação do conhecimento, pois somente assim se apossará de uma cultura interdisciplinar. A transversalidade e a interdisciplinaridade são modos de trabalhar o conhecimento que buscam reintegração de procedimentos acadêmicos, que ficaram isolados uns dos outros pelo método disciplinar. Necessário se torna uma visão mais adequada e abrangente da realidade, que muitas vezes se nos apresenta de maneira fragmentada.Através dessa ênfase poderemos intervir na realidade para transformá-la. 

    O destacado em roxo mostra que o objetivo da transversalidade é integrar, dimimuir a fragmentação.
    O erro da questão é dizer que a transversalidade objetiva criar mais uma disciplina específica (fragmentar o conhecimento)

ID
242695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito de educação ambiental, julgue o item subsequente.

As atividades de extensão ambiental têm por objetivo disseminar, para diversos setores da sociedade, os conhecimentos e as experiências produzidos pelas instituições de pesquisa, de controle e de promoção ambiental.

Alternativas
Comentários

ID
242707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca de economia ambiental, julgue o item a seguir.

De acordo com os fundamentos da economia ambiental, os recursos naturais não são finitos, portanto, a impossibilidade de se manter, no futuro, o ritmo das atividades produtivas não causa preocupação.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal,
    Por que esta questão está correta?
    Grata
  • Também não entendi por que ela estaria correta.
  • Questão totalmente errada na minha opinião.Os recursos naturais SÃO finitos e seu atual nível de aproveitamento demanda preocupação global quanto ao futuro.
  • CERTA

    Em economia, quando estudamos os recursos naturais, prevalecem duas correntes metodológicas.
    1. Economia Ambiental
    2. Economia Ecológica
    Para a primeira, os recursos naturais são infinitos, ao contrário da segunda.
  • não são finitos = são infinitos...


  • Deve-se analisar a questão sob aspectos de economia ambiental e ecológica, dessa forma exige-se uma interpretação baseadas nas duas metodologias e não sobre o senso comum do que é finito ou infinito.  

  • Para os economistas ambientais, quando se trata de utilização de recursos naturais, eles acreditam na ideia de escassez relativa. Por meio do avanço tecnológico, é possível substituir recursos não-renováveis e por isso, não há necessidade de se preocupar com a sustentabilidade do ritmo de produção.
    A resposta está correta. 


  • Gab. CORRETO


    Essa é quase uma "continuação" da questão Q80898: "Para os economistas ambientais, não há problema de escassez absoluta de recursos naturais, e sim de escassez relativa. Portanto, desse ponto de vista, admite-se que determinados tipos de recursos possam se esgotar temporariamente. Gab. Certo"


    Isso porque os economistas ambientais acreditam que com o avanço tecnológico, é possível substituir recursos não-renováveis por renováveis e portanto não é preciso se preocupar em manter o ritmo das atividades produtivas já que as novas tecnologias permitem uma utilização cada vez mais eficiente dos recursos. 

  • Boa questão! Fiz uma lida rápida e marquei errado, mas os comentários dos colegas me ajudaram a compreender bem o enunciado.

    Questão boa pra eliminar candidato, como mostra as estatísticas dela.

  • Princípios da Economia Ambiental • Recursos naturais são infinitos; • Os recursos naturais são parte da função de custo de qualquer produto; • Busca da alocação ótima de recursos; • Mercado livre;

     

    Fundamentos da Economia Ecológica A Economia Ecológica apresenta duas diferenças fundamentais com a Economia Ambiental, apresentada anteriormente: - Considera os recursos naturais finitos; - Além da melhor alocação econômica, também se preocupa com a distribuição justa dos recursos naturais;

     

     

  • CESPE sendo CESPE

  • Questão interessante!

  • Economia Ambiental... Poderia ter uma nomenclatura melhor pra caracterizar isso né...

  • essa com certeza eu não deixaria em branco, e certamente erraria.

  • Como assim, Certo? Que absurdo! Seguindo nessa linha, a próxima questão afirmará que a terra é plana , de acordo com alguns fundamentos. Arrgggg..... ninguém merece....


ID
242710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca de economia ambiental, julgue o item a seguir.

Os métodos neoclássicos de valoração econômica ambiental são mecanismos eficazes para mensurar o real valor dos recursos naturais a serem comercializados no mercado.

Alternativas
Comentários
  • Vale apontar que a economia neoclássica, ao compreender os valores ambientais apenas e exclusivamente por meio das preferências/utilidades dos indivíduos, torna-os "econômicos" por esta via, e acaba por tratar a Questão Ambiental a partir da dicotomia entre valores "de mercado vs. não-mercado", e não entre valores "econômicos vs. não econômicos", pois para ela todo valor é sempre econômico no sentido estrito.

    RESPOSTA ERRADA

    AMAZONA, Maurício de Carvalho. Valor ambiental em uma perspectiva heterodoxa institucional-ecológica: an institutional-ecological heterodox perspective. Econ. soc. [online]. 2009, vol.18, n.1, pp. 183-212. ISSN 0104-0618.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-06182009000100006.

  • Reforçando o que o colega comentou, não existe uma classificação universalmente aceita sobre essas técnicas de valoração. Há diversos métodos de valoração, cada qual com uma particularidade.
  • Gabarito: errado..

    Os métodos neoclássicos de valoração econômica ambiental são mecanismos eficazes para mensurar o real valor dos recursos naturais a serem comercializados no mercado.

    Forçou a amizade, é uma estimativa e nunca seu real valor.

  • Os métodos neoclássicos de valoração econômica ambiental são mecanismos eficazes para mensurar o valor dos recursos naturais comercializados no mercado, e não de mensurar o valor real. Ou seja, fazem uma análise do que já foi comercializado para estipular um valor atualizado do recurso.

    Resposta: Errado


ID
242749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere que uma usina hidrelétrica será construída em área rural de cerrado e que, a 9 km da futura barragem, haja uma unidade de conservação que será parcialmente alagada pelo lago da usina. Considere ainda que, tendo em vista a preservação da fauna silvestre do local, foram programadas, em meio às diversas etapas desse empreendimento, diversas ações, como o levantamento, o monitoramento e o resgate da fauna silvestre da área a ser alagada, que já constava no plano básico ambiental (PBA) aprovado no processo de licenciamento do empreendimento, e a instalação de um centro de triagem.

A partir dessas informações e do que dispõe a legislação acerca da
matéria, julgue o item abaixo.

Para o referido empreendimento obter, no futuro, certificação ISO 14.000, é suficiente que cumpra a legislação ambiental.

Alternativas
Comentários
  • Parece que as pessoas não sabem o que é comentário. A palavra "errado" não é comentário.
    Por favor, alguém sabe que outras certificações é preciso ter para se cumprir a legislação ambiental do assunto citado na questão?
  • Marquei errado pelo seguinte: se fosse suficiente atender a legislação para obter a Certificação ISO 14.000, todas as empresas a teriam (o que não é o caso), pois lei é lei, e deve ser cumprida. A Certificação ISO 14.000 é um diferencial, e, por isso, indica que a empresa faz mais do que simplesmente o cumprimento da legislação (ou seja, existem outros critérios avaliados no checklist de uma auditoria ISO 14.000), caminhando para responsabilidade social e ambiental.
  • O ISO 14000 refere-se não apenas à legislação ambiental, mas aos processos que influenciam o impacto das atividades da organização no meio ambiente. A natureza do trabalho desenvolvido na empresa e as suas especificidades em termos de demandas determinam os padrões relevantes do produto que devam ser considerados no contexto das normas ISO.
  • O que é avaliado pela ISSO 14000??

    Auditorias ambientais;

    Avaliação de desempenho ambiental;

    Rotulagem ambiental;

    Análise o ciclo de vida dos produtos

    Vale ressaltar que a empresa precisa seguir a legislação ambiental do pais em que está inserida, afinal a certificação é realizada com base naquilo que o pais considera como correto.

    Fonte: http://inst.sitesustentavel.com.br/iso-14000-o-que-e-requisitos/

  • Marquei errado somente pela palavra "SUFICIENTE", nada na vida é completo, existem tantas outras normas e certificados ambientais, qual o correto ? Ao meu ver todos, só depende de qual se enquadra seu objetivo como empresa/ corporação.  

  • Marquei ERRADA, pois eu acredito que por se tratar do meio ambiente exija um critério mias rigoroso.

  • ISO 14000 é uma certificação internacional, vai além do exigido no país.


ID
305569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos principais desafios da sustentabilidade é o fato de que
o tipo de mundo que criamos, principalmente a partir do
século XX, poderá entrar em colapso. Por essa razão, há
necessidade de mudanças. Essa constatação apresenta uma
dimensão ambiental, em relação à deterioração dos sistemas
ecológicos básicos para a manutenção da vida, e dimensões
socioeconômicas, relacionadas à marginalização, já que parte
crescente da comunidade humana, cerca de um bilhão e meio de
pessoas, o equivalente a um quarto da população mundial, vive
abaixo de padrões aceitáveis de qualidade de vida. Os modelos
de consumo, os estilos de administração e o comportamento
político não são adequados para uma comunidade de seis
bilhões de pessoas. Considerando os processos de produção e
de ocupação do território brasileiro bem como problemas
relacionados ao meio ambiente, julgue os itens seguintes.

No Brasil, os problemas ambientais decorrentes da degradação urbana acarretam custos sociais que atingem mais acentuadamente a população pobre.

Alternativas
Comentários
  • Associei essa questão com as enchentes que geralmente quem sofre são as pessoa que não podem esta em localidades melhores, sessa forma sofrendo sempre com o mesmo problema.

  • CERTO.

     

    No Brasil e no mundo, os problemas ambientais decorrentes da degradação urbana, como a impermeabilização do solo, a ausência de saneamento ambiental, a falta de tratamento de resíduos sólidos e a ocupação de locais inadequados para viver, como morros e mangues, afetam principalmente a população mais pobre.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • Não apenas no Brasil, mas no mundo também, afetam principalmente a população mais pobre, que tem menos acesso a saneamento básico, vivem mais próximas de lixões e tem menos acesso a recursos hídricos tratados adequadamente.

    Resposta: Certo

  • Eu estranhei porque no trecho : essa constatação apresenta uma

    dimensão ambiental, em relação à deterioração dos sistemas

    ecológicos básicos para a manutenção da vida, e dimensões

    socioeconômicas, relacionadas à marginalização, já que parte

    crescente da comunidade humana, cerca de um bilhão e meio de

    pessoas, o equivalente a um quarto da população mundial, vive

    abaixo de padrões aceitáveis de qualidade de vida. Ai achei que 1/4 era a populaçao pobre, menor parte da populaçao total que sofria com os problemas sociais...mas isso nao quer dizer que os 3/4 sofram com os problemas..entao os pobres sofrem mais com isso.

  • No Brasil e no mundo, os problemas ambientais decorrentes da degradação urbana, como a impermeabilização do solo, a ausência de saneamento ambiental, a falta de tratamento de resíduos sólidos e a ocupação de locais inadequados para viver, como morros e mangues, afetam principalmente a população mais pobre.

  • Certo.

    Enchentes, mudanças climáticas, aumento dos valores dos alimentos.

    Afetam a todos, todavia, mais acentuadamente a população pobre.


ID
567616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das implicações e dos desdobramentos da questão ambiental em nível mundial, julgue (C ou E) os itens a seguir.

A gestão ambiental envolve a discussão relativa ao papel do Estado e à soberania das nações, tendo os Estados o direito soberano de explorar seus recursos, de acordo com as próprias políticas ambientais e desenvolvimentistas, e, ao mesmo tempo, a responsabilidade de assegurar que as atividades sob sua jurisdição ou controle não causem dano ao meio ambiente de outros Estados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    Conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento,

     

    Tendo-se reunido no Rio de Janeiro, de 3 a 14 de junho de 1992,

     

    Reafirmando a Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, adotada em Estocolmo em 16 de junho de 1972, e buscando avançar a partir dela,

     

    Com o objetivo de estabelecer uma nova e justa parceria global por meio do estabelecimento de novos níveis de cooperação entre os Estados, os setores-chave da sociedade e os indivíduos,

     

    Trabalhando com vistas à conclusão de acordos internacionais que respeitem os interesses de todos e protejam a integridade do sistema global de meio ambiente e desenvolvimento,

     

    Reconhecendo a natureza interdependente e integral da Terra, nosso lar,

     

    Proclama que:

     

    (...)

     

    Princípio 2

     

    Os Estados, de conformidade com a Carta das Nações Unidas e com os Princípios de Direito Internacional, têm o direito soberano de explorar seus próprios recursos segundo suas próprias políticas de meio ambiente e desenvolvimento, e a responsabilidade de assegurar que atividades sob sua jurisdição ou controle não causem danos ao meio ambiente de outros Estados ou de áreas além dos limites da jurisdição nacional.

     

    Fonte: Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento

  • CERTO.

     

    A gestão ambiental vai muito além da simples “política ambiental”, englobando todo um entendimento relativo aos direitos do Estado sobre os recursos naturais do território. Historicamente, a posição defendida pelo governo brasileiro tem sido a de total poder de decisão sobre suas riquezas naturais e a de não intervenção de outros Estados nessas matérias, que são exclusividade do Estado soberano. A ressalva que se faz diz respeito às consequências ambientais para os países vizinhos, como poluição direta (notadamente das águas de rios e mares), desvios de águas fluviais e outras.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • Gabarito: CERTO

     

    Outra questão com mesma temática:

     

    Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: ICMBIO Prova: Analista Ambiental

     

    endo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 71 a 80, quanto ao tratamento dado à biodiversidade. 

    Segundo a PNB, as nações têm o direito soberano de explorar os próprios recursos biológicos, de acordo com suas políticas de meio ambiente e desenvolvimento, e são responsáveis pela conservação de sua biodiversidade e por assegurar que atividades sob sua jurisdição ou controle não causem dano ao meio ambiente e à biodiversidade de outras nações ou de áreas além dos limites da jurisdição nacional. CERTO

     

     

  • A gestão ambiental, por se relacionar com a política ambiental, também trata sobre os direitos e deveres do Estado sobre os recursos naturais do seu território, respeitando a questão da soberania nacional.

    O governo brasileiro, historicamente, tem decidido livremente sobre o uso de suas riquezas naturais e optando, também, por não interferir na gestão ambiental de outros Estados.

    O posicionamento do Brasil só muda nesta questão quando há consequências ambientais entre os países vizinhos, como poluição direta das águas de rios compartilhados com as nações limítrofes.

    Resposta: Certo


ID
687820
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O que fazer com as toneladas de lixo que a população das cidades coloca diariamente na porta de suas casas? Encontrar a resposta a essa pergunta seria solução para um dos maiores problemas urbanos da atualidade, tendo em vista que

I - o lixo urbano é responsável por vários impactos ambientais. Seus resíduos poluem o ar, o solo, as águas e transmitem doenças;

II - o CO2 resultante do lixo incinerado não contribui para aumentar o aquecimento global;

III - o problema do lixo aumenta à medida que muda seu perfil. As fraldas de tecido foram substituídas por fraldas descartáveis, a sopinha feita em casa e o leite armazenado em garrafas reutilizáveis foram substituídas por sopa em potinhos de vidro e leite em caixas tetrapak. Todos esses descartáveis são jogados em lixões a céu aberto;

IV - O lixo é um indicador curioso do desenvolvimento de uma região. Quanto mais pujante for a economia mais lixo é produzido e mais pessoas estão no circuito do consumo.

Estão corretas

Alternativas

ID
687847
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise a letra da música de Guilherme Arantes.

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua
Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagos, no leito dos lagos
Águas dos igarapés onde Iara Mãe D’água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora
Virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, Planeta Água
Terra, Planeta Água
Terra, Planeta Água

A letra da música nos leva à conclusão de que

I - por mais sérias que sejam as crises (financeira, de alimentos e de energia), nenhuma é tão ameaçadora em relação ao futuro da humanidade quanto a perspectiva da escassez da água;

II - não há como incentivar a fabricação de água através de pacotes econômicos e com ajustes nas taxas de juro. É impossível substituir a água por uma alternativa como se faz com as fontes de energia;

III - a água é um direito humano e todos devem ter acesso a ela para garantir saúde, desenvolvimento econômico e bem-estar social. Ela sustenta a biodiversidade do planeta.

IV - a oferta desse bem natural e inesgotável corre o risco de entrar em crise profunda, pelo crescimento econômico, pelas mudanças climáticas, pela contaminação dos mananciais e pelo desperdício.

Estão corretas

Alternativas

ID
693391
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No ano de 2011 a mídia brasileira divulgou diversas tragédias causadas pelas chuvas e pelos deslizamentos de terras.
Sobre eles é correto afirmar, exceto:

Alternativas

ID
722872
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia com atenção o texto que segue. 

“Entendida de maneira restrita, a degradação ambiental diz respeito à destruição e à ruptura do equilíbrio de ecossistemas naturais. [...] de modo conservador, essa destruição é debitada na conta da „ação humana? ..., sem se levar em conta que, ..., o comando do processo de degradação é prerrogativa de alguns indivíduos e grupos, que os ganhos com esse processo não são uniformemente repartidos e que os impactos sociais negativos dessa degradação não incidem com a mesma intensidade sobre toda a população... .” 

SOUZA, Marcelo Lopes de. O desafio metropolitano: um estudo sobre a problemática socioespacial nas metrópoles brasileiras. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p. 113.

Sobre os impactos ambientais da urbanização, é correto afirmar-se que

Alternativas

ID
899560
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O professor Paulo Saldiva pedala 6 km em 22 minutos de casa para o trabalho, todos os dias. Nunca foi atingido por um carro. Mesmo assim, é vítima diária do trânsito de São Paulo: a cada minuto sobre a bicicleta, seus pulmões são envenenados com 3,3 microgramas de poluição particulada - poeira, fumaça, fuligem, partículas de metal em suspensão, sulfatos, nitratos, carbono, compostos orgânicos e outras substâncias nocivas.
ESCOBAR, H. Sem Ar. O Estado de São Paulo. Ago. 2008

A população de uma metrópole brasileira que vive nas mesmas condições socioambientais das do professor citado no texto apresentará uma tendência de

Alternativas
Comentários
  • viver m grandes cidades, onde existam frábicas, automovéis, faz com que o ar seja poluido, quase que impróprio para se respirar e isso tem como consequência uma maior incidência de doenças respiratórias o que acarreta menor espectivas de vida.
  • A tendência, em uma cidade com altos níveis de poluição, é a diminuição das taxas de fecundidade. Há estudos que relacionam exposição a agentes tóxicos com disfunção sexual, infertilidade e aumento do número de abortos espontâneos. A alternativa (A) está errada.

    A alternativa (B) está correta. A poluição tende a causar e agravar uma série de problemas de saúde, que contribuem para a diminuição da expectativa de vida, como doenças do sistema respiratório.

    A alternativa (C) está incorreta, pois a tendência em locais com alto nível de poluição é de diminuição do crescimento vegetativo, e não aumento.

    A alternativa (D) está incorreta, pois a população idosa é uma das que mais sofre com a poluição atmosférica urbana, de modo que tende a diminuir, e não aumentar.

    A alternativa (E) está incorreta. A poluição não se relaciona diretamente com a quantidade de população jovem de um local, mas apenas com a qualidade de vida.


    Resposta : B

  • Letra B

    A intensa poluição atmosférica provocada pela emissão de gases por automoveis e indústrias prejudica a vida da população urbana, já que esta acaba respirando o ar poluído, aumentando os casos de doenças pulmonares e diminuindo a qualidade e expectativa de vida da população.


ID
1023040
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em janeiro de 2013, Pequim, a capital da China, viveu uma das mais sérias crises de poluição já registradas no país e no mundo. Contribuiu para esse elevado nível de poluição

Alternativas
Comentários
    •  d) a queima de carvão mineral nas termelétricas, a principal fonte de energia do país.
    •  
    • O país possui uma das maiores reservas de carvão, que é responsável por fornecer 70% da energia nacional. Porém, essa fonte é altamente poluidora, fato que faz da China um dos maiores responsáveis pela poluição atmosférica. De acordo com dados do Banco Mundial, a nação abriga 20 das 30 cidades mais poluídas do planeta.
    • O fato de uma cidade ter população muito grande colabora para o aumento da poluição, mas, no caso de Pequim, o maior problema se refere à matriz energética usada no país com mais intensidade: termelétrica. Esse tipo de fonte de energia é considerado sujo justamente porque tem o condão de gerar muita poluição atmosférica, uma vez que a energia é gerada por meio da combustão/queima de carvão mineral ou outros recursos naturais fósseis, o que se transforma em uma fumaça poluente e tóxica para os seres vivos. Até 2010, aproximadamente 90% da matriz energética do país era poluente, baseada em carvão ou petróleo. Nos dias atuais, a China tem se esforçado para limpar sua matriz energética, por meio de investimentos em fontes de energia renováveis, mas a maior parte de sua energia ainda é bastante poluente, o que explica a situação exposta no enunciado sobre Pequim. Por fim, deve-se esclarecer que o Himalaia fica muito distante de Pequim, a mais de 3000 quilômetros, não tendo influência sobre os problemas de poluição da capital chinesa.

      A alternativa correta é a letra (D).



    ID
    1023772
    Banca
    PUC - RS
    Órgão
    PUC - RS
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Especialistas observam que, nas últimas décadas, obras de arte expostas em praças públicas na Itália estão sofrendo um acentuado desgaste. É mais provável que esta situação esteja relacionada

    Alternativas
    Comentários
    • Resposta: E

      A chuva ácida nada mais é que a emissão de gases poluentes, como o ácido sulfúrico e ácido nítrico, que se associam a chuva e diminuem o pH. E tem como uma das consequências o desgaste de monumentos.

    • É verdade, não sei porque tem um povo que reclama de comentários repetidos, basta simplesmente não ler!.


    ID
    1341358
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    ANTAQ
    Ano
    2005
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A água está no centro dos problemas ambientais do planeta. No Brasil não é diferente, apesar de ser o maior reservatório do mundo. Aqui, a culpa é, principalmente, da falta de saneamento e das ações predatórias. Quase quatro em cada dez municípios brasileiros, onde vivem 68% da população, tinham, em 2002, fontes de água poluída, principalmente por causa do esgoto jogado em rios e lagos. O assoreamento e a poluição dos recursos hídricos são os dois prejuízos ao meio ambiente mais citados pelos prefeitos que responderam à pesquisa do IBGE. Contaminação do solo, poluição do ar e degradação de áreas legalmente protegidas são os outros três impactos negativos mais citados pelos prefeitos.

    Correio Braziliense, 14/5/2005, p. 8 (com adaptações).

    Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.

    A poluição do ar tende a ser mais pronunciada nos centros urbanos que no meio rural devido, entre outros fatores, à industrialização e à grande quantidade de veículos em circulação.

    Alternativas
    Comentários
    • Poluição em centros urbarnos e mais densa e intensa do que em zonas rurais.

      Correto

    • Atenção ao enunciado:

      "referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema por ele abordado"

    • Nas zonas urbanas, a atividade de automóveis, indústrias e residências, que emitem gases e resíduos poluentes, são os grandes responsáveis pela péssima qualidade do ar que respiramos.

      Ou seja, a poluição do ar tende a ser mais pronunciada nos centros urbanos que no meio rural devido, entre outros fatores, à industrialização e à grande quantidade de veículos em circulação.

      Resposta: Certo

    • CERTA

      Também pode-se observar o fenômeno das Ilhas de calor no ambiente urbano.

    • essa foi dada
    • Correto! de fato a poluição do ar é mais acentuada nos grandes centros urbanos, sobretudo por causa das grandes frotas de veículos extremamente poluentes como também a presença de industrias.

    • Não cai uma dessa mais nunca

    ID
    1341379
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    ANTAQ
    Ano
    2005
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A água está no centro dos problemas ambientais do planeta. No Brasil não é diferente, apesar de ser o maior reservatório do mundo. Aqui, a culpa é, principalmente, da falta de saneamento e das ações predatórias. Quase quatro em cada dez municípios brasileiros, onde vivem 68% da população, tinham, em 2002, fontes de água poluída, principalmente por causa do esgoto jogado em rios e lagos. O assoreamento e a poluição dos recursos hídricos são os dois prejuízos ao meio ambiente mais citados pelos prefeitos que responderam à pesquisa do IBGE. Contaminação do solo, poluição do ar e degradação de áreas legalmente protegidas são os outros três impactos negativos mais citados pelos prefeitos.

    Correio Braziliense, 14/5/2005, p. 8 (com adaptações).

    Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.

    A mortalidade infantil tende a ser menor em domicílios servidos por rede de água tratada e por adequado esgotamento sanitário.

    Alternativas
    Comentários
    • o despejo de esgoto in natura, um dos mais importantes agentes de poluição, degrada o meio ambiente e espalha doenças.

    • Essa resposta não está no texto. A banca viajou legal aqui...

    • Realmente, a resposta não está no texto, o que nos leva a crer numa possível extrapolação, mas dá para se presumir a veracidade da assertiva, já que a banca gostava disso antigamente.

      Além do mais, perceba o que diz acima da assertiva: "Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema por ele abordado...", ou seja, o texto é apenas referencial.

    • (C)

      Basta ter atenção ao comando da questão:

      "Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue os itens seguintes. "

    • Não sei, imagino que essas questões deveriam estar em atualidades e não em português

    • Típica questão do CESPE, se respodemos CERTO, está ERRADO, se respondemos ERRADO, está CERTO.

      kkkkkkkkkkk

      #FOCONACAMINHADA

    • Gabarito Certo

      Gente, vocês não estão em uma questão de português. A cespe cobra cada matéria de maneira diferente. No caso da geografia, ela tem costume de extrapolar e testar o conhecimento de mundo de vocês.

      Falta de água tratada e de saneamento básico vai sim aumentar a mortalidade infantil, nem que seja um pouquinho, pois haverá crianças que morrerão de infecções.

    • CERTO

      • sem questionamento, água tratada evita doenças causadas por bactérias etc.
      • o saneamento básico evita o mal cheiro(poluição).

      PMAL2021


    ID
    1341382
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    ANTAQ
    Ano
    2005
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A água está no centro dos problemas ambientais do planeta. No Brasil não é diferente, apesar de ser o maior reservatório do mundo. Aqui, a culpa é, principalmente, da falta de saneamento e das ações predatórias. Quase quatro em cada dez municípios brasileiros, onde vivem 68% da população, tinham, em 2002, fontes de água poluída, principalmente por causa do esgoto jogado em rios e lagos. O assoreamento e a poluição dos recursos hídricos são os dois prejuízos ao meio ambiente mais citados pelos prefeitos que responderam à pesquisa do IBGE. Contaminação do solo, poluição do ar e degradação de áreas legalmente protegidas são os outros três impactos negativos mais citados pelos prefeitos.

    Correio Braziliense, 14/5/2005, p. 8 (com adaptações).

    Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.

    De maneira geral, o Brasil ainda apresenta um quadro de acentuadas carências quanto a saneamento básico.

    Alternativas
    Comentários
    • 2017, AINDA, E MUITA...

    • 2020 nem vou te contar..

    • Alô 2021, nada mudou . . .

    • GABARITO CERTO

      Talvez nem meus netos cheguem a ver o brasil com bom saneamento básico.

      PMAL2021

    • 2051, ainda não mudou nada .

    • li o ´´De maneira geral´´ já fui marcando E. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk p.qp

    • Na minha cidade nunca haverá.

    • 2073 e continua ruim, aliás, piorou.

    • 3010 e continua na mesma.

    ID
    1341391
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    ANTAQ
    Ano
    2005
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A água está no centro dos problemas ambientais do planeta. No Brasil não é diferente, apesar de ser o maior reservatório do mundo. Aqui, a culpa é, principalmente, da falta de saneamento e das ações predatórias. Quase quatro em cada dez municípios brasileiros, onde vivem 68% da população, tinham, em 2002, fontes de água poluída, principalmente por causa do esgoto jogado em rios e lagos. O assoreamento e a poluição dos recursos hídricos são os dois prejuízos ao meio ambiente mais citados pelos prefeitos que responderam à pesquisa do IBGE. Contaminação do solo, poluição do ar e degradação de áreas legalmente protegidas são os outros três impactos negativos mais citados pelos prefeitos.

    Correio Braziliense, 14/5/2005, p. 8 (com adaptações).

    Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.

    Os especialistas são unânimes na defesa dos lixões a céu aberto como a melhor alternativa para o combate à poluição e para a melhoria geral das condições sanitárias das cidades.

    Alternativas
    Comentários
    • Contaminação do solo, poluição do ar e degradação de áreas legalmente protegidas são os outros três impactos negativos

    • (E)

      Sempre que aparecer (unânimes) em um texto fique alerta, pois entre especialistas provavelmente nunca haverá unanimidade.

    • São terrenos a céu aberto destinados a receber de maneira “definitiva” os lixos urbanos.

      Como neste tipo de local o lixo não recebe tratamento adequado, grandes problemas ambientais estão relacionados à sua existência, como a produção do chorume (líquido percolado ou lixiviado), que é uma substância tóxica produto da decomposição do lixo.

      Por ser líquido, o chorume acaba se infiltrando no solo, causando a contaminação deste e dos lençóis freáticos.

      Resposta: Errado

    • GABARITO ERRADO

      Pura interpretação de texto.

      PMAL2021

    • "especialistas são unânimes..." quando são???

    • PM PI !


    ID
    1830220
    Banca
    FGV
    Órgão
    CODEMIG
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A erosão hídrica apresenta grande relevância nos sistemas de uso da terra e é responsável por perdas anuais significativas de camadas mais superficiais do solo. Em muitas localidades o combate a esse processo tem levado à adoção do terraceamento, que se constitui:

    Alternativas
    Comentários
    • O terraceamento da lavoura é uma prática de combate à erosão fundamentada na construção de terraços com o propósito de disciplinar o volume de escoamento das águas das chuvas. 

      O terraceamento consiste na construção de uma estrutura transversal ao sentido do maior declive do terreno. Apresenta estrutura composta de um dique e um canal e tem a finalidade de reter e infiltrar, nos terraços em nível, ou escoar lentamente para áreas adjacentes, nos terraços em desnível ou com gradiente, as águas das chuvas. A função do terraço é a de reduzir o comprimento da rampa, área contínua por onde há escoamento das águas das chuvas, e, com isso, diminuir a velocidade de escoamento da água superficial. Ademais, contribui para a recarga de aquíferos.

      Ex: a cobertura do solo com palhada, calagem e adubação fertilizante balanceadas, e com práticas de caráter vegetativo, por exemplo, rotação de culturas com plantas de cobertura e cultivo em nível ou em contorno. A combinação dessas práticas de controle da erosão compõe o planejamento conservacionista da lavoura.


      Letra "E".

    • É uma prática conservacionista de caráter mecânico, cuja implantação envolve a movimentação de terra, por meio de cortes e aterros . O terraceamento se baseia na construção de estruturas físicas no sentido transversal ao declive do terreno, em intervalos dimensionados, visando o controle do escoamento superficial das águas de chuva. Essas estruturas são denominadas “terraços”, e sua construção está diretamente relacionada ao tipo de solo, à declividade do terreno e à intensidade e duração das chuvas. Nem todos os terrenos podem ser terraceados com êxito. Naqueles em que os solos são pedregosos, muito rasos, com subsolo adensado ou com relevo muito íngreme, o terraceamento não é recomendado. 

      Alternativa E


    ID
    1844950
    Banca
    Marinha
    Órgão
    COLÉGIO NAVAL
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    "Em todas as partes do mundo, a propaganda nos incentiva a adquirir novos produtos, a substituir os mais antigos pelos mais novos. Os objetos que têm uma durabilidade menor são substituídos rapidamente por outros. Alguns produtos são fabricados para serem utilizados uma única vez (copos descartáveis, fraldas, guardanapos e lenços de papel), o que acaba gerando muitas toneladas de lixo."

    Novo passaporte para Geografia/Cláudia Magalhães...[et al.] . 2. Ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2009, pg.32

    Há muita discussão sobre a questão ambiental, principalmente quando envolve a chamada ação antrópica e o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

    I - A maior parte do lixo no Brasil é depositada em lixões a céu aberto, trazendo sérios riscos à saúde humana. Por serem focos de doenças, os mesmos representam um dos mais graves problemas ambientais.

    II - dentre outros fatores, a reciclagem poupa energia e até água, como o observado no caso das latinhas de alumínio, o que contribui na redução de subprodutos que causam contaminação ao meio ambiente.

    III- A preciclagem é muito importante nessa questão, pois significa que o consumidor deve pensar antes de comprar, ou seja, levar em consideração o resíduo que será gerado, evitando produtos que produzam muitos resíduos.

    IV - Os aterros sanitários são bons exemplos de sustentabilidade ambiental, uma vez que os resíduos resultantes de sua decomposição, conhecidos como chorume, favorecem a vida microbiana do subsolo e ajudam a purificar o lençol freático.

    Assinale a opção correta.

    Alternativas
    Comentários
    • I - A maior parte do lixo no Brasil é depositada em lixões a céu aberto, trazendo sérios riscos à saúde humana. Por serem focos de doenças, os mesmos representam um dos mais graves problemas ambientais.

      Correta, vários lixões estão a céu aberto no Brasil

      II - dentre outros fatores, a reciclagem poupa energia e até água, como o observado no caso das latinhas de alumínio, o que contribui na redução de subprodutos que causam contaminação ao meio ambiente.

      Correta, com a reciclagem conseguimos causar menos impactos ao meio ambiente

      III- A preciclagem é muito importante nessa questão, pois significa que o consumidor deve pensar antes de comprar, ou seja, levar em consideração o resíduo que será gerado, evitando produtos que produzam muitos resíduos.

      Correta, esse é o verdade significado da palavra Preciclagem

      IV - Os aterros sanitários são bons exemplos de sustentabilidade ambiental, uma vez que os resíduos resultantes de sua decomposição, conhecidos como chorume, favorecem a vida microbiana do subsolo e ajudam a purificar o lençol freático.

      Errada, os Aterros Sanitários eles tem uma certa data de validade que se passar dela pode prejudicar o meio ambiente


    ID
    1850884
    Banca
    Exército
    Órgão
    EsPCEx
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A metropolização resulta de uma intervenção humana extensa e profunda sobre a superfície da Terra, uma vez que implica alterações significativas da paisagem e da qualidade de vida da população urbana.
    Entre os impactos ambientais causados pela intervenção humana no ambiente urbano, pode-se destacar
    I - a formação das ilhas de calor na periferia das grandes cidades, associada à escassez de áreas revestidas de vegetação, com consequente aumento do poder refletor da luz solar que incide no solo urbano.
    II - a maior ocorrência de chuvas torrenciais nas metrópoles, em relação às áreas rurais adjacentes, devido à grande quantidade de material particulado em suspensão, favorecendo a condensação da água na atmosfera.
    III - a grande poluição do ar e a consequente intensificação de problemas respiratórios, agravados pelo fenômeno climático da inversão térmica que ocorre, em geral, no inverno.
    IV - o aumento do efeito estufa gerado pelo movimento do ar das zonas rurais para as zonas urbanas, elevando a temperatura nas cidades.

    Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas

    Alternativas
    Comentários
    • A afirmativa I está incorreta. A ilha de calor desenvolve-se a partir do aumento da temperatura de uma área urbana, comparada a de uma área rural.  Entre as causas desse fenômeno climático estão diversos fatores como: a poluição atmosférica; a alta densidade demográfica; e a pavimentação e diminuição da área verde. A ilha de calor ocorre nas áreas centrais das grandes cidades, e não na periferia. Quanto à afirmativa IV, o movimento do ar das zonas rurais para as zonas urbanas ocorre devido à diferença de pressão atmosférica entre as duas regiões.
      A resposta correta é a letra C.
    • Chuvas torrenciais : ocorre quando chove bastante num período curto de tempo.

    •  A formação das ilhas de calor na periferia das grandes cidades, associada à escassez de vegetação, diminui o albedo(capacidade de reflexão).

    • Sabendo que a primeira afirmativa está errada, matar a questão. GAB: C

    • I - a formação das ilhas de calor na periferia (não, é na área central, pois quanto mais pra periferia, mais fresco) das grandes cidades, associada à escassez de áreas revestidas de vegetação, com consequente aumento do poder refletor (refletor, ao meu ver, não, mas sim absorsor) da luz solar que incide no solo urbano.

       

      IV - o aumento do efeito estufa gerado pelo movimento do ar das zonas rurais (não, o movimento ocorre devido à diferença de pressão atmosférica entre as duas regiões) para as zonas urbanas, elevando a temperatura nas cidades.

       

      Gabarito: C

    • Sabendo que as ilhas de calor se formam nos centros das grandes cidades e não na periferia já dava pra eliminar a afirmação I, sobrando só a alternativa correta.

    • Entre os impactos ambientais causados pela intervenção humana no ambiente urbano, pode-se destacar

      I - a formação das ilhas de calor na periferia das grandes cidades, associada à escassez de áreas revestidas de vegetação, com consequente aumento do poder refletor da luz solar que incide no solo urbano. Falso, essa poderia chegar a resposta por lógica se tem formação de Ilhas de Calor é porque houve diminuição do poder refletor graças a diminuição da vegetação.

      II - a maior ocorrência de chuvas torrenciais nas metrópoles, em relação às áreas rurais adjacentes, devido à grande quantidade de material particulado em suspensão, favorecendo a condensação da água na atmosfera. Para quem fez todas as questões da ESPCEX sabe que isto já foi questão e aqui entra um pouco de Quimica e Fisica.

      III - a grande poluição do ar e a consequente intensificação de problemas respiratórios, agravados pelo fenômeno climático da inversão térmica que ocorre, em geral, no inverno. Verdade, o fato de ser inverno impede que a massa de ar quente desça ficando uma massa de ar fria em baixo e uma de ar quente em cima e portanto essa massa de baixo acumule grande quantidade de poluentes.

      IV - o aumento do efeito estufa gerado pelo movimento do ar das zonas rurais para as zonas urbanas, elevando a temperatura nas cidades.What ? O aumento do efeito estufa é graças a liberação de grande quantidade de gases estufas (CO2/CH4) COMPLEMENTO: o movimento do ar das zonas rurais para as zonas urbanas ocorre devido à diferença de pressão atmosférica entre as duas regiões.


    ID
    2025061
    Banca
    UERJ
    Órgão
    UERJ
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Vermelho, azul e branco deveriam ter a companhia do cinza na bandeira francesa. Se os desmandos da aristocracia francesa, sem dúvida, alimentaram o rancor popular que resultou na revolução de 1789, o vulcão Laki, localizado na Islândia, também contribuiu para a causa. A erupção iniciada em agosto de 1783 durou oito meses e teve efeitos catastróficos na Islândia e na Europa. Entre eles, uma alteração nos padrões climáticos que arrasou a agricultura francesa. A escala da erupção de 1783 foi grandiosa. Formou-se uma imensa nuvem de fumaça cinza que esfriou o planeta por pelo menos quatro anos.

    A Islândia está atolada numa dívida externa de mais de US$ 600 milhões desde a eclosão da crise global de 2008. Apesar da reprovação do resto da Europa pelos caos – o econômico e o aéreo –, para muitos dos 320 mil habitantes da ilha, a força subterrânea da natureza veio para retirar o país de uma catarse coletiva. A erupção do Eyjafjallajoekull ajudou a restaurar um senso de solidariedade após uma infinita busca de responsáveis desde a crise.

    Adaptado de O Globo, 24/04/2010

    Os impactos de fenômenos geológicos e climáticos podem variar na história, como ilustram as reportagens sobre as erupções vulcânicas na Islândia, em 1783 e 2010.

    Nos dois casos apresentados, o fator natural contribuiu para reforçar a relação de interdependência entre:

    Alternativas
    Comentários
    • contextos políticos - atendimento das demandas sociais


    ID
    2149630
    Banca
    UNEMAT
    Órgão
    CBM-MT
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    As cidades brasileiras cresceram e com elas também cresceram os problemas sociais e ambientais. Tais problemas implicam no comprometimento dos recursos naturais das cidades e se associam à precarização da qualidade de vida das populações urbanas. Com relação aos problemas ambientais urbanos, analise as assertivas seguintes:

    I) Chuva ácida é a retenção da radiação infravermelha nas baixas camadas da atmosfera, resultando na elevação da temperatura da superfície terrestre.

    II) A inversão térmica é decorrente da concentração, na atmosfera, de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio, liberados na combustão de petróleo e carvão mineral.

    III) A ilha urbana de calor é o nome dado a uma área da cidade que apresenta temperaturas mais elevadas do que o seu entorno, sendo frequente em grandes áreas metropolitanas.

    IV) Poluição, em geral, é toda e qualquer forma de degradação física ou química de um ambiente.

    Considera-se que:

    Alternativas
    Comentários
    • Basta excluir a assertiva I

      Resposta D

    •  →A chuva ácida é a designação dada à chuva, ou qualquer outra forma de precipitação atmosférica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a resultante do dióxido de carbono atmosférico dissolvido na água precipitada.

      fonte google. com

      vamo dale, pra não tomale

    • Mole, mole! #Pertenceremos


    ID
    2178307
    Banca
    COPS-UEL
    Órgão
    CBM-PR
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Leia o texto a seguir:
    Parcela expressiva da população de baixa renda encontra o seu local de moradia nas periferias urbanas. Características intrínsecas a essas áreas - como a existência de estoques de terras livres, a ausência de infraestrutura instalada, a precariedade de serviços públicos, a longa distância dos centros urbanos, a baixa qualidade dos loteamentos e a clandestinidade generalizada - rebaixam o seu valor no mercado imobiliário e possibilitam o seu acesso por parte da população de menores recursos. Além do movimento de “periferização” das cidades, observa-se, a partir da década de 1980, um processo crescente de favelização nas regiões metropolitanas brasileiras. [...] Via de regra, a expansão de áreas periféricas e a ocupação de áreas intraurbanas por favelas se processam em áreas desprezadas pelo mercado imobiliário formal e/ou em áreas de restrição de uso - como beiras de córregos, encostas dos morros, terrenos sujeitos a enchentes ou áreas de proteção ambiental -, as quais frequentemente envolvem algum tipo de risco.  
    (SILVA, Lucia Sousa; TRAVASSOS, Luciana. Problemas ambientais urbanos: desafios para a elaboração de políticas públicas Integradas. Cadernos Metrópole, n.19, pp. 27-47, 10 set. 2008.) 

    Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

    I. A conjunção entre ausência de políticas públicas de habitação para a população de baixa renda, urbaniza­ção acelerada e concentrada e processo de segregação socioespacial agrava os riscos ambientais urbanos nas metrópoles brasileiras.

    II. A falta de fiscalização por parte do poder público contribui para a multiplicação de práticas como o parcelamento irregular da terra urbana, o que tem reflexos no aumento de pontos do tecido urbano sujeitos a riscos ambientais graves.

    III. No que diz respeito aos riscos ambientais urbanos, os processos de periferização e favelização são complementares e favorecem a ocorrência de deslizamentos, surtos de doenças e vítimas fatais.

    IV. Segundo o texto, o aumento do valor dos terrenos periféricos seria uma solução para a questão habitacional nas metrópoles, pois inibiria a expansão desordenada fazendo com que a população de baixa renda deixasse de ocupar áreas propensas a riscos ambientais.

    Assinale a alternativa correta.

    Alternativas

    ID
    2243911
    Banca
    IDECAN
    Órgão
    SEARH - RN
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A poluição sonora é um fenômeno que vem se intensificando a partir de 1970, com o avanço da eletrônica que criou novas técnicas de ampliação do som. Analise as intensidades sonoras descritas a seguir.

    I. Respiração normal.

    II. Cochichando.

    III. Escritório/máquina de escrever.

    IV. Automóveis.

    Das quatro intensidades especificadas anteriormente, provoca maior poluição sonora

    Alternativas
    Comentários
    • Comparado aos demais itens, um automóvel faz mais barulho, portanto, produz maior poluição sonora.


    ID
    2284417
    Banca
    PUC - RS
    Órgão
    PUC - RS
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Sobre as causas e consequências da chamada “ilha de calor”, fenômeno típico das grandes cidades que colabora para o aumento dos índices de poluição urbana, afirma-se:
    I. Ocorre uma elevação das temperaturas médias nas zonas periféricas da mancha urbana em relação às zonas centrais.
    II. A substituição da vegetação – original ou plantada – por grande quantidade de prédios, ruas, avenidas e uma série de outras construções provoca significativo aumento da irradiação de calor para a atmosfera.
    III. Nas zonas densamente urbanizadas, é grande a concentração de gases e materiais particulados, que têm a capacidade de amenizar a retenção de calor.
    IV. A elevação da temperatura nas áreas centrais facilita a ascensão do ar quando não há inversão térmica, formando uma zona de baixa pressão para onde os ventos são direcionados, pelo menos durante o dia, elevando a concentração de poluentes.
    Estão corretas apenas as afirmativas

    Alternativas
    Comentários
    • Resposta D

      -----------------------------------------------
      II. A substituição da vegetação – original ou plantada – por grande quantidade de prédios, ruas, avenidas e uma série de outras construções provoca significativo aumento da irradiação de calor para a atmosfera. não podia estar mais certo

      -----------------------------------------------
      III. Nas zonas densamente urbanizadas, é grande a concentração de gases e materiais particulados, que têm a capacidade de amenizar a retenção de calor. "amenizar" matou a altarnativa

       

      II e III resolvem a questão.

      #bonsestudos


    ID
    2398192
    Banca
    COMVEST - UNICAMP
    Órgão
    UNICAMP
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Conforme foi noticiado na mídia, no dia 21 de agosto de 2016, a cidade de Santos (SP) foi atingida por uma ressaca que paralisou por 30 horas o principal porto do país, inundou vias e causou transtornos para a mobilidade urbana, o funcionamento de empresas e do comércio.
    As ressacas resultam

    Alternativas
    Comentários
    • GABARITO C

      As ressacas são caracterizadas pela elevação e pelo deslocamento anormal no nível das águas. Tal fenômeno é decorrente da atuação de ventos intensos, bastante comum no inverno no litoral Sul e Sudeste do Brasil. Esses ventos que causaram a ressaca, citada no texto, em Santos, tiveram origem na ação de um sistema de ciclone extratropical (área de ascensão de ventos nas regiões de baixa pressão atmosférica) em áreas de médias latitudes. (Resposta Anglo)


    ID
    2412040
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    SEDF
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Julgue o item a seguir, relativo à interação entre sociedade e natureza.

    A densificação urbana gera um processo denominado ilhas de calor, que, com o aumento da temperatura, atuam como zonas de alta pressão, reduzindo a poluição nas áreas urbanas de maior adensamento populacional.

    Alternativas
    Comentários
    • Errado

      Há o aumento da poluição, e esta é responsável por parte do problema.

       

    • GABARITO: ERRADO.

       

       

      Efeitos das ilhas de calor

      As ilhas de calor urbanas são favoráveis ao aumento da temperatura no inverno nas cidades de latitudes médias, mas provocam muito desconforto nas cidades de clima tropical e quente.

      A ilha de calor é um fenômeno também caracterizado pelo aumento da precipitação convectiva (tempestades associadas a nuvens tipo Cumulonimbus ou Cb) sobre a área urbana ou a sotavento desta (isto é, para onde o vento arrasta o convectivo). Mais precisamente: os prédios fazem com que não haja brisas e ventos com isto e a poluição, temos verdadeiras ilhas de calor.

    • ERRADA!!!

      FACA NA CAVEIRA 2018

    • aumento da temperatura = redução da pressão atmosférica (zonas de baixa pressão)

    • GALERA, cuidado ao lerem textos de maneira rápida, pois uma informação importante (que neste caso anulou a assertiva), pode nos levar ao erro.

      O TEXTO INFORMA QUE AS ILHAS DE CALOR REDUZEM A POLUIÇÃO.

      NEGATIVO!

       

    • hahahaha! 

       

      Sertão Brasil !

    • Ilhas de calor X inversão térmica.


      Ilhas de calor : o Adensamento populacional e o elevado numero de prédios nas grandes cidades impedem que os ventos dissipem o calor,com especial contribuição das superfícies impermeáveis do pavimento e espelhadas dos edifícios.


      inversão térmica: as massas de ar se invertem,sendo que a massa fria desce e a quente sobe,causando um arrastamento da poluição atmosférica para as camadas mais baixas.

    • INVERSÃO TÉRMICA AUMENTA A POLUIÇÃO !

    • Fenômeno que se manifesta no desenvolvimento da atividade urbana são as ILHAS DE CALOR, que ocorrem nos pontos da cidade, geralmente o CENTRO, que possuem mais concreto, asfalto e prédios. Nestas regiões, a temperatura é mais quente que nas áreas PERIFÉRICAS.

      O excesso de asfalto e de concreto causa ainda outro problema observado nos grandes centros urbanos, o da impermeabilização do solo, que é a perda da capacidade de absorção da água pelo solo.

      Resposta: Errado

    • AUMENTANDO a poluição nas áreas urbanas de maior adensamento populacional.

    • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação que trata sobre as ilhas de calor e suas influências nas áreas urbanas.

      Para responder a questão é importante entender o que são ilhas de calor, como acontecem e quais os impactos causados em ambientes urbanos.

      A ilha de calor é um fenômeno climático que se caracteriza no aumento da temperatura nas cidades comparando-se com áreas vizinhas, como as zonas rurais, por exemplo. Esse aquecimento ocorre a partir do processo de impermeabilização do solo, em que a vegetação é substituída por materiais como asfalto, concreto e superfícies mais escuras, que absorvem mais calor.
      Entre as causas que levam a ocorrência de ilhas de calor podemos citar a concentração de materiais que absorvem mais calor durante o dia, contribuindo para o aumento da temperatura do ar nas suas proximidades. Entre esses materiais podemos citar o asfalto presente em ruas, avenidas e rodovias, o concreto de edifícios e calçadas, os tijolos e qualquer tipo de material com características semelhantes.
      Outro fator é a maior poluição atmosférica com a grande emissão de gases poluentes, através de automóveis e veículos e da industrialização, que faz com que o calor seja retido próximo da superfície, aumentando a temperatura da mesma.
      Além disso, podemos citar também a concentração de edificações que barram o fluxo natural dos ventos - que em tese contribuiria para a diminuição da temperatura -, e bloqueia a saída do ar quente oriundo da superfície e o mantém ali, impedindo sua passagem para camadas mais altas. Com essa retenção do ar quente, a superfície aumenta sua temperatura causando um maior aquecimento da região.
      Por fim, é importante ressaltar que com o aquecimento da superfície causado pela impermeabilização do solo, a ausência de vegetação e uma maior poluição atmosférica, o ar quente que gera esse aquecimento se desloca para zonas de baixa pressão onde as temperaturas são mais altas.
      Portanto, a afirmativa está ERRADA, uma vez que a ilha de calor ocorre em áreas onde há uma grande poluição atmosférica e uma alta densificação de edifícios, que geram o aumento da temperatura fazendo com que o ar atue em zonas de baixas pressões e não em altas, conforme reforçado na asserção contida no enunciado.
      Gabarito da questão: ERRADA.


      Gabarito do Professor: ERRADO.

    • ILHAS DE CALOR

      - as regiões urbanas são mais quentes do que as zonas rurais, Isso ocorre pois nos centros urbanos em geral são desmatados e impermeabilizados pelo asfalto de forma maior, além de possuírem grandes construções. O asfalto e o concreto são materiais que retém calor e as grandes construções impendem a circulação do ar.

      *zonas centrais tendem a ser mais quentes do que zonas periféricas.

      Falta de áreas revestidas de vegetação, prejudicando o albedo, o poder refletor de determinada superfície (quanto maior a vegetação, maior é o poder refletor) e logo levando a uma maior absorção de calor e gera a maior concentração de gás carbônico (que é absorvido pelas vegetações)


    ID
    2666989
    Banca
    INEP
    Órgão
    ENEM
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A sociedade em movimento tem gestado algumas alternativas. Surgem novas experiências de luta no campo, nas quais os movimentos sociais têm buscado formas para permanecer na terra, afirmando sua territorialidade. Estes novos sujeitos sociais, de que são exemplo os seringueiros no Acre e as quebradeiras de coco no Maranhão, Pará, Tocantins e Piauí, têm lutado por seu reconhecimento, chegando em certos casos a obter mudanças na legislação.

    MARQUES, M. O conceito de espaço rural em questão. São Paulo: Terra Livre, ano 18, v. 2, jul./dez. 2002.


    De acordo com o debate apresentado no texto, e visando à permanência digna no campo, a organização social e política dos seringueiros busca

    Alternativas
    Comentários
    • A forma mais viável para esse povo de permanecer em terras de unidades de conservação ambiental, nesse caso, seria a implementação de uma unidade de conservação de uso sustentável, ou seja, desenvolver políticas públicas que visam a conservação da natureza aliada ao seu uso sustentável.

      Gabarito letra B.

    • Por que a C está errada?

    • Pelo o que foi dito no texto: "Surgem novas experiências de luta no campo, nas quais os movimentos sociais têm buscado formas para permanecer na terra" e pelo nome da organização: "seringueiros", podemos concluir que esse grupo não quer se relavionar ou estar refém dos processos urbanos, como a industrialização, a produção em larga escala, altas tecnologias etc. Tudo isso é comentado nas questões A, C e D. Já a letra E é a que menos se relaciona com a questão, pois fala sobre os fluxos do campo á cidade (êxodo rural). Portanto letra B é a alternativa correta.


    ID
    2726095
    Banca
    INEP
    Órgão
    ENEM
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    O volume de matéria-prima recuperado pela reciclagem do lixo está muito abaixo das necessidades da indústria. No entanto, mais que uma forma de responder ao aumento da demanda industrial por matérias-primas e energia, a reciclagem é uma forma de reintroduzir o lixo no processo industrial.

    SCARLATO, F. C.; PONTIN, J. A. Do nicho ao lixo . São Paulo: Atual, 1992 (adaptado).

    A prática abordada no texto corresponde, no contexto global, a uma situação de sustentabilidade que

    Alternativas
    Comentários
    • O autor refere-se à reutilização do lixo industrial no processo de produção, logo, se essa medida fosse aceita, ocorreria a redução de matérias-primas nas indústrias. Letra E

    • Reduziria a materia-prima pela reutilização dessa mesma materia.

      Materia-Prima:qualidade do que está em estado bruto, que precisa ser trabalhado, lapidado; base, fundamento. Em outras palavras o conteúdo na sua forma original.

    • Conservação ambiental e reciclagem estão entre os princípios básicos da sustentabilidade e são abordados de maneira recorrente. O texto de apoio trata do fato da escala de reciclagem ser inferior à demanda da indústria em geral por matéria prima, mas ressalta que a importância dessa atividade está também em reintroduzir os resíduos descartados novamente no ciclo produtivo ao invés de diretamente no ambiente. O enunciado busca uma consequência sustentável da prática da reciclagem. 
      Análise das alternativas: 

      A) O controle da redução do buraco na camada de ozônio está relacionado a redução e substituição dos gazes capazes de desintegra-la.
      B) Chuvas ácidas estão relacionadas a emissão de material micro particulado que reage com a atmosfera e não com resíduos sólidos.
      C) A poluição atmosférica de siderúrgicas está relacionada a práticas ruins de controle da emissão de particulados pela operação de minérios na forma de poeira e gases de combustão resultantes da queima de combustível. Não estão relacionados a reciclagem de resíduos sólidos.
      D) Ilhas de calor são formadas pela criação de espaços impermeabilizados, com grandes obstáculos a circulação do ar e em geral com grande tráfego de veículos criando áreas mais quentes que seu entorno. Não se relacionam com a reciclagem de resíduos sólidos.  
      E) A reciclagem de resíduos sólidos reintroduz matérias primas no ciclo da produção industrial reduzindo demanda pelas mesmas e as emissões de carbono relacionadas a toda cadeia produtiva. Ainda reduz a quantidade física de material a ser destinado em aterros sanitários ou de destinação inadequada como o lixo que termina em lixões ou corpos hídricos. Alternativa correta.   






      Gabarito do professor: E
    • O texto diz que há um aumento na demanda por matéria-prima pelas indústrias. Se elas precisam de mais, então como pode haver uma redução de sua utilização? O texto dá a entender que não há redução de matéria prima, mas sim uma mudança de sua fonte, que passa a ser oriunda de reciclagem. No entanto, se você passa a utilizar matéria-prima de reciclagem, você diminui os efeitos da poluição atmosférica ocasionada pelas industrias siderúrgicas, uma vez que haveria diminuição da produção de matéria-prima oriunda de mineração, diminuído assim a emissão de carbono e enxofre na atmosfera. Por isso eu marcaria e letra C ao invés da E. Corrijam-me se eu estiver errado, ficarei muito feliz.

    • "..a reciclagem é uma forma de reintroduzir o lixo no processo industrial." Logo, vai diminuir a demanda por matéria prima.


    ID
    2990662
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    SLU-DF
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Julgue o item que se segue, com relação a problemas ambientais urbanos decorrentes da ocupação humana.


    O tipo de materiais empregados na construção civil em áreas periféricas tende a tornar a temperatura nessas áreas superior à temperatura do centro urbano, o que caracteriza as ilhas de calor.

    Alternativas
    Comentários
    • Ilha de calor é um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural, por exemplo. Isso quer dizer que nas cidades, especialmente nas grandes, a temperatura é superior a de áreas periféricas, consolidando literalmente uma ilha (climática). 

    • JUSTIFICATIVA CESPE - ERRADO. O que caracteriza as ilhas de calor é o fato de o centro da cidade ser mais quente que as suas bordas (periferias)

    • GAB E

      OS CENTROS CAÓTICOS E URBANIZADOS PRODUZEM AS ILHAS DE CALOR.

      ARRANHAS CEUS,POLUIÇÃO,POUCAS ARVORES.

    • O tipo de materiais empregados na construção civil em áreas CENTRAIS, e não PERIFÉRICAS periféricas tende a tornar a temperatura nessas áreas superior à temperatura do centro urbano, o que caracteriza as ilhas de calor.

    • Quanto mais prédio e carro junto, mais quente. Se a maioria faz movimento pendular, da periferia para o centro, é de imaginar que o centro se torna mais quente...
    • O tipo de materiais empregados na construção civil em centros urbanos tende a tornar a temperatura nessas áreas superior à temperatura das áreas periféricas, o que caracteriza as ilhas de calor.

    • Fenômeno que se manifesta no desenvolvimento da atividade urbana são as ILHAS DE CALOR, que ocorrem nos pontos da cidade, geralmente o CENTRO, que possuem mais concreto, asfalto e prédios. Nestas regiões, a temperatura é mais quente que nas áreas PERIFÉRICAS.

      O excesso de asfalto e de concreto causa ainda outro problema observado nos grandes centros urbanos, o da impermeabilização do solo, que é a perda da capacidade de absorção da água pelo solo.

      Resposta: Errado

    • meu raciocínio foi que essas ilhas são formadas principalmente pela densidade de construções e não dos tipos de materiais.

    • A ilha de calor é denominada quando o centro urbano é mais quente do que uma zona rural.

    • Nos grandes centros urbanos temos baixos índices de vegetação em decorrência das construções, além do grande nível de poluição emitidos por veículos e industrias, contribuindo pro aumento das temperaturas.

    • Ilha de calor é um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural, por exemplo. Isso quer dizer que nas cidades, especialmente nas grandes, a temperatura é superior a de áreas periféricas, consolidando literalmente uma ilha (climática).

      A ilha de calor é típica de grandes centros urbanos

    • Ilha de calor

      Definição: fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Nestas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas.

      • Não é um fato negativo: Nos países mais frios é favorável para o conforto térmico da população durante as noites.

      O que causa?

      • Efeitos da poluição do ar;
      • Fontes antrópicas de calor:
      • Redução das áreas verdes;
      • Uso de materiais muito absorvedores da radiação solar (de baixa reflexividade)
      • Impermeabilização do solo;

    • Questões sobre impactos ambientais demandam conhecimentos amplos sobre diversas áreas da Geografia e a capacidade de relacionar tudo ao tema proposto. 

      Análise do item:

      Ilhas de calor estão relacionadas à impermeabilização do solo urbano, com asfaltamento especificamente, grandes construções verticais que dificultam ou impedem a circulação de ventos e a grande circulação de veículos. Poucos ou nenhum desses aspectos caracterizam a vida em áreas periféricas.

      Gabarito do professor: ERRADO





    • ilha de calor é um fenômeno que ocorre quando o calor é concentrado em um lugar, ocasionando o aumento da temperatura. Os grandes centros urbanos são um exemplo. Características que contribuem: impermeabilização do solo; diminuição das áreas vegetais; e também a construção de grandes prédios, dificultando a passagem do ar lá embaixo

    • As Ilhas de calor estão associadas aos centros urbanos.

    • Gabarito errado

    • Ilhas de calor, lembre logo de centros urbanos.

      #PMAL2021

    • As ilhas de calor ocorre nas cidades onde o ar não circula corretamento no asfalto entre os prédios, por isso a temperatura nesses locais é maior!

      PM AL 2021!

    • AO CONTRÁRIO JUSTAMENTE NOS CENTROS URBANOS QUE OCORRE AS ILHAS DE CALOR E NÃO NAS PERIFERIAS .

    • As ilhas de calor estão associadas a grandes centros urbanos, devido ao calor específico do asfalto/concreto, que aquece e resfria muito rápido.

    • Ilhas de calor > Verticalização dos grandes centros urbanos. > Lembre você no centro ao meio dia...

    • Ilhas de calor estão relacionadas à impermeabilização do solo urbano, com asfaltamento especificamente, grandes construções verticais que dificultam ou impedem a circulação de ventos e a grande circulação de veículos. Poucos ou nenhum desses aspectos caracterizam a vida em áreas periféricas.

    • Na verdade é o inverso.


    ID
    2990668
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    SLU-DF
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Julgue o item que se segue, com relação a problemas ambientais urbanos decorrentes da ocupação humana.


    O lançamento de esgotos em lagos urbanos tem como consequência a eutrofização desses locais, processo de aumento de nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo.

    Alternativas
    Comentários
    • JUSTIFICATIVA CESPE - CERTO. A eutrofização de lagos urbanos decorre do lançamento de esgotos ricos em nitrogênio e fósforo nesses locais.

    • Eutrofização, do grego eutrophos, que significa bem nutrido, é um processo observado em diferentes corpos d'água e que se caracteriza pelo aumento de nutrientes, especialmente fósforo e nitrogênio, o que provoca surgimento excessivo de organismos como algas e cianobactérias. Um ambiente eutrofizado acaba adquirindo uma coloração turva e a quantidade de oxigênio diminui, o que causa a morte de várias espécies.

      Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/eutrofizacao.htm

    • Eutrofização: só lembrar do minemônico - Foni de ouvido, sforo e Nitrogênio. Principais nutrientes encontrados em diversos dejetos que ocasionam esse processo.

    • O processo de acúmulo de altos níveis de nutrientes (principalmente nitrogênio e fósforo) em lagos e rios, que gera o posterior acúmulo de matéria orgânica em decomposição, é chamado de eutrofização.

      A eutrofização ocorre, por exemplo, quando há lançamento de esgotos em lagos urbanos.

      Resposta: Certo

    • O processo de acúmulo de altos níveis de nutrientes (principalmente nitrogênio e fósforo) em lagos e rios, que gera o posterior acúmulo de matéria orgânica em decomposição, é chamado de eutrofização.

      A eutrofização ocorre, por exemplo, quando há lançamento de esgotos em lagos urbanos.

      Prof° Danuzio Neto | Direção Concursos

    • EUTROFIZAÇÃO

      ➥ A eutrofização ou eutroficação é o crescimento excessivo de plantas aquáticas, para níveis que afetem a utilização normal e desejável da água. O fator substancial para este aumento é a maior concentração de nutrientes, essencialmente o nitrogênio e fósforo.

      ➥ Em outras palavras, é o processo que aumenta os nutrientes devido a presença de compostos orgânicos.

      _______

      - Vocês já viram um rio ou um lago cheio daquelas plantinhas que se desenvolvem na superfície da agua (alguns as conhecem como pastas)? 

      Então, aquilo é uma das consequências do processo de eutrofização.

      [...]

      ____________

      Fontes: Alunos do Projetos Missão; Wikipédia; Questões da CESPE.

    • eutrofização consiste no aumento dos nutrientes, como nitrogênio e fósforo, em um ecossistema aquático, o que leva ao aumento da produtividade e, consequentemente, a alterações em todo esse ecossistema.

      O aumento da produtividade é ocasionado, principalmente, pela proliferação excessiva de . Essas algas podem produzir toxinas, o que pode acabar contaminando a água, os organismos que vivem ali e os que deles se alimentam, inclusive o homem. 

    • e eu lá vou saber que cocô e esgoto nos rios aumentam a quantidade de nutrientes ???

      que massa... c#$%

    • Eutrofização, do grego eutrophos, que significa bem nutrido, é um processo observado em diferentes corpos d'água e que se caracteriza pelo aumento de nutrientes, especialmente fósforo e nitrogênio, o que provoca surgimento excessivo de organismos como algas e cianobactérias. Um ambiente eutrofizado acaba adquirindo uma coloração turva e a quantidade de oxigênio diminui, o que causa a morte de várias espécies. Pode ocorrer também problemas futuros em caso de aterro sanitário no local, devido o excesso de fósforo e o nitrogênio.

      Certo

    • A eutrofização é um fenômeno que ocorre como consequência do aumento da quantidade de nutrientes no ambiente aquático. Pode ocorrer por causas naturais, mas acontece também como resultado da ação humana. Provoca danos graves no ambiente aquático, tais como mortandade das espécies que ali vivem e proliferação de  e , que podem produzir substâncias nocivas à saúde.

      Gab: CERTO

    • NESSA DESGRAÇA NAO TEM PROF..?

    • Legal vamos jogar mais esgotos nos rios vai deixalos com mais nutrientes(De acordo com o cespe)
    • A questão exige conhecimentos sobre geografia ambiental e poluição.

      O processo de eutrofização é decorrente do lançamento de esgotos e/ou fertilizantes agrícolas nas águas e provoca um aumento de nutrientes (sobretudo fosfatos e nitratos) no ecossistema, gerando, consequentemente, um desequilíbrio nele. 

      Isso ocorre porque, com o excesso de matéria orgânica rica em nutrientes, há um crescimento excessivo de organismos aeróbios, como algas pluricelulares e cianobactérias, que prejudicam a vida naquele ambiente ao bloquearem a passagem de luz natural e consumirem o oxigênio dissolvido na água, reduzindo, assim, a oxigenação dela. Com a falta de oxigênio, diversos seres, como peixes e crustáceos, não resistem àquele ambiente, morrendo, assim, asfixiados. Suas mortes geram ainda mais matéria orgânica, o que intensifica a eutrofização daquele ambiente aquático.

      Assim, apesar de não abordar diretamente todos os impactos negativos do processo de eutrofização, a afirmativa está correta. Essa não abordagem pode ser considerada uma “pegadinha”, pois pode levar o aluno que não tem muito conhecimento sobre o tema a marcar “errado”, por não compreender que ter uma água com muitos nutrientes seria negativo, achando, então, que a questão estaria afirmando que o depósito de esgotos na água seria positivo.

      GABARITO: CERTO


    ID
    2990674
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    SLU-DF
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Julgue o item que se segue, com relação a problemas ambientais urbanos decorrentes da ocupação humana.


    O prolongamento artificial do fotoperíodo por meio de luz noturna artificial tem gerado impactos em espécies de hábitos noturnos que vivem em áreas urbanas e periurbanas.

    Alternativas
    Comentários
    • A vida noturna dos seres humanos, principalmente em cidades grandes, tem causado fortes impactos não só na rotina das pessoas, mas também na de outros animais que também habitam o planeta Terra.

      Segundo o autor, Paul Bogard, 30% dos vertebrados e mais de 60% dos invertebrados são seres de hábitos noturnos, e todos correm o risco de sofrerem os impactos da poluição luminosa.

      Em sinopse, luz noturna artificial tem causado um imenso impacto na vida dos animais que ali habituam.

      GAB: C.

    • Poluição luminosa.

      A poluição luminosa é mais intensa em áreas densamente povoadas e fortemente industrializadas.

      Quanto mais urbanizado mais o ecossistema será prejudicado pela a poluição luminosa.

    • JUSTIFICATIVA CESPE - CERTO. O ser humano é o único animal que prolonga seu fotoperíodo de forma artificial por meio da luz noturna; isso tem gerado sérios problemas a espécies de hábitos noturnos que vivem tanto na cidade como no seu entorno.

    • A questão acima tem como tema os problemas ambientais urbanos com ênfase no prolongamento artificial do fotoperíodo por meio da luz noturna artificial utilizada por seres humanos e seus possíveis impactos ambientais.

      Nela, o candidato precisa julgar uma afirmação que afirma que o prolongamento artificial do fotoperíodo tem gerado impactos em espécies que vivem em áreas urbanas e periurbanas. 

      Para responder a questão corretamente, o candidato precisa entender o que significa o conceito de fotoperíodo e como é feito o prolongamento artificial no período noturno, para então associá-lo ou não à vida das espécies nesses ambientes.

      O conceito de Fotoperíodo está associado à duração do dia em relação à noite em um período de 24 horas. Portanto, está ligada à luz solar que ilumina a superfície terrestre em uma determinada localidade.
      Os seres humanos, por conta da sociedade capitalista, e do aumento da demanda de seu padrão de consumo, tem trabalhado cada vez mais em sua vida fazendo com que a luz solar tenha uma duração insuficiente na sua rotina e nas suas necessidades. Nesse sentido, a luz elétrica supre a falta de energia solar durante à noite, fazendo com que as pessoas estejam conectadas e aptas para fazer atividades cotidianas que demandem iluminação, tais como ler, cozinhar, trabalhar, entre outras.
      Nesse sentido, áreas mais urbanizadas, onde há uma maior concentração demográfica de pessoas, tendem a ter uma maior luminosidade durante o período noturno, intensificando o processo de poluição luminosa. 
      Essa poluição que ocorre pelo excesso de luz artificial, afeta o ciclo de vida de muitos animais e plantass. Por exemplo, os animais que caçam durante a noite geralmente ficam confusos com a grande quantidade de luzes emitidas de maneira artificial, gerando um comportamento não saudável para o seu porte, já que nesse período ele não consegue se alimentar. Além disso, o excesso de luz artificial pode afetar também os ciclos migratórios, alimentares e reprodutivos de várias animais e plantas. 

      Portanto, a afirmação está CERTA.

    ID
    3171877
    Banca
    FAU
    Órgão
    Prefeitura de Querência do Norte - PR
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Em relação as estruturas de arrimo do Tipo Gabião é INCORRETO afirmar que:

    Alternativas
    Comentários
    • Aproveitar essa questão que não tem nenhum comentário para dizer para mim mesmo que passarei no concurso da PMPR

    • ISSO AQUI È UMA QUESTÂO???????????????


    ID
    3195871
    Banca
    FGR
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Sobre as causas e as características relacionadas às enchentes em Belo Horizonte, é INCORRETO afirmar que:

    Alternativas

    ID
    3196843
    Banca
    IESES
    Órgão
    Prefeitura de São José - SC
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    As ocupações humanas em áreas de risco, ganha visibilidade, pois o impacto, dano, decorrente deste evento afeta não só aos habitantes dessas áreas. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:


    I. Considera-se desastre o resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem sobre um cenário vulnerável, causando grave perturbação ao funcionamento de uma comunidade ou sociedade.

    II. A intensidade dos desastres depende muito do grau de vulnerabilidade das comunidades afetadas.

    III. O gerenciamento das áreas de risco, é o meio de prevenção e controle do risco. É o caminho mais oneroso, quando possível, para evitar a exposição da população a risco de desastres.

    IV. As pressões de urbanização pelo mercado do solo podem exercer forte influência para que medidas preventivas, de cunho não estruturais em áreas de risco potencial, sejam relegadas, permitindo-se que assentamentos sejam projetados em áreas vulneráveis.


    Assinale a alternativa correta:

    Alternativas

    ID
    3201028
    Banca
    ADM&TEC
    Órgão
    Prefeitura de Pedra - PE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Leia as afirmativas a seguir:

    I. O conceito de poluição atmosférica envolve a poluição do ar em geral, causada principalmente pela emissão de poluentes tóxicos pelas chaminés das fábricas e também pelo escapamento dos veículos. Outros fatores podem ainda causar a poluição atmosférica, como as queimadas, incêndios e até mesmo a atividade vulcânica.

    II. A avaliação educacional é uma tarefa didática necessária e permanente no trabalho do professor, ela deve acompanhar todos os passos do processo de ensino e aprendizagem. A avaliação no ambiente escolar não deve ser realizada de forma sistemática, pois é necessário que o educador se abstenha de obter qualquer informação relacionada ao desenvolvimento e ao aprendizado dos alunos.

    Marque a alternativa CORRETA:

    Alternativas
    Comentários
    • GAB-B

    • A avaliação educacional é uma tarefa  necessária e permanente no trabalho do , ela deve acompanhar todos os passos do processo de  e . É através dela que vão sendo comparados os  obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos , conforme os objetivos propostos, a fim de verificar progressos, dificuldades e orientar o trabalho para as correções necessárias. A avaliação insere-se não só nas funções didáticas, mas também na própria dinâmica e estrutura do Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA).

    • Maaaaano oq que o cú tem a ver com as calças nessa questão!?

      O pessoal viajou legal nessa


    ID
    3235030
    Banca
    IBADE
    Órgão
    Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    As atividades humanas são as principais responsáveis por esse fenômeno. A liberação de gases em decorrência do uso de combustíveis fósseis é a principal responsável pela sua formação. Os óxidos de enxofre e de nitrogênio são os principais componentes desse impacto ambiental. Trata-se de: 

    Alternativas
    Comentários
    • A chuva ácida é um fenômeno que ocorre quando óxidos de enxofre e de nitrogênio lançados na atmosfera pela poluição reagem com a água das chuvas e geram ácidos.

      A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição atmosférica. Principalmente por meio da queima de combustíveis fósseis em indústrias e em automóveis, o ser humano vem lançando uma grande quantidade de gases poluentes, como alguns óxidos.

    • Só a título de conhecimento:

      Eutrofização:

      É um fenômeno que ocorre como consequência do aumento da quantidade de nutrientes no ambiente aquático, especialmente fósforo e nitrogênio . Pode ocorrer por causas naturais (curso normal do envelhecimento dos corpos d'água), ou por resultado da ação humana (esgotos ou adubos utilizados erroneamente). Provoca danos graves no ambiente aquático, tais como mortandade das espécies que ali vivem e proliferação de algas e cianobactérias, que podem produzir substâncias nocivas à saúde.

      _

      Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/eutrofizacao.htm


    ID
    3300043
    Banca
    ADM&TEC
    Órgão
    Prefeitura de Palmeirina - PE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Leia as afirmativas a seguir:


    I. O conceito de poluição atmosférica envolve a poluição do ar em geral, causada principalmente pela emissão de poluentes tóxicos pelas chaminés das fábricas e também pelo escapamento dos veículos.

    II. A atmosfera desempenha várias e importantes funções, tais como: proteger o planeta das radiações nocivas (ultravioleta) e de outras vindas do espaço, fornecer oxigênio para manutenção da vida de seres aeróbicos, absorver e reter parte do calor irradiado pelo sol e pelos corpos terrestres, evitar variações extremas de temperaturas entre o dia e a noite, provocar a desintegração de alguns meteoritos, redistribuir, através da chuva, a água evaporada dos mares, além de conter outros gases indispensáveis à vida.


    Marque a alternativa CORRETA:

    Alternativas
    Comentários
    • Alternativa é: A. O ridículo aí que disse B, quer aparecer.


    ID
    3322318
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Uberlândia - MG
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Considerando as contribuições de Miranda e Mattos (2018), a partir de Bringhenti (2004), do ponto de vista operacional do gerenciamento da coleta seletiva de materiais recicláveis, existem três modelos de coleta mais aplicados.


    Sobre esses modelos, analise as afirmativas a seguir.

    I. Há a coleta seletiva porta a porta, que é a mais utilizada e parte da separação dos materiais recicláveis feita pela população, em um primeiro momento. Depois, esses materiais são coletados por veículos específicos.

    II. Existe a coleta seletiva em postos de entrega voluntária, que consiste na entrega, pelo próprio gerador do lixo, dos materiais recicláveis em postos de entrega voluntária (PEV). Esse material é triado previamente e depois depositado no local correto.

    III. Há, ainda, a coleta seletiva por trabalhadores autônomos, que é realizada por pessoas que trabalham de forma individual ou por meio de associações / cooperativas. Nesse caso, os trabalhadores recolhem o material em diversos lugares, sendo que esses materiais podem já estar segregados ou não.


    Estão corretas as afirmativas

    Alternativas

    ID
    3322354
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Uberlândia - MG
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Nas últimas décadas, algumas experiências inovadoras na área de saneamento básico têm sido desenvolvidas no Brasil (e também no mundo), apresentando, na avaliação de muitas pessoas, um grande potencial de inclusão social da população, especialmente da população rural, que passa a ter acesso aos serviços de saneamento básico.

    Sobre alguns modelos e experiências ligados ao saneamento básico, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando a modalidade / experiência em saneamento com as respectivas características, conforme descrito por Sonaly Cristina Rezende e Léo Heller (2008), no livro O saneamento no Brasil – políticas e interfaces.


    COLUNA I

    1. Cooperativas de municípios

    2. Experiências municipais

    3. Sistemas condominiais


    COLUNA II

    ( ) Trata-se de uma solução adotada no Brasil desde a década de 1980, que é considerada revolucionária devido à sua concepção física e ao seu modelo gerencial. Da parte da concepção física, tal sistema muda o conceito tradicional de unidade receptora do serviço. Deixa de ser por unidade domiciliar para ser provido para quadras ou grupo de residências.

    ( ) Esse modelo foi preterido durante a década de 1970, ficando em segundo plano nas políticas de saneamento por, aproximadamente, 20 anos. Porém, em alguns lugares, o modelo se consolidou apresentando serviços de qualidade, procurando atender princípios de uma política de saneamento tais como universalidade, equidade, integralidade, gestão pública, participação e controle social etc.

    ( ) Modelo implantado ao longo dos anos de 1990, por meio de organização de grupos de cidades, para atender demandas rurais e urbanas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Esse modelo visa atender o maior número de localidades rurais, especialmente as isoladas, com serviços adequados e sob a organização de uma entidade supramunicipal com capacidade técnica e gerencial para atender as demandas das populações. Trata-se de uma auto-organização dos serviços de saneamento básico.


    Assinale a sequência correta.

    Alternativas

    ID
    3322363
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Uberlândia - MG
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Várias são as problemáticas ambientais presentes na atualidade, sendo que, nas cidades de pequeno e médio portes, o fenômeno da ilha de calor urbana (ICU) é cada vez mais preocupante. Estudos revelam que a intensidade e a extensão espacial da ICU dependem de vários fatores.


    São fatores dos quais depende a intensidade e / ou a extensão espacial da ICU, exceto:

    Alternativas
    Comentários
    • Ilha de calor é um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural, por exemplo. Isso quer dizer que nas cidades, especialmente nas grandes, a temperatura é superior a de áreas periféricas, consolidando literalmente uma ilha (climática)

      LETRA - D

      Bons estudos !


    ID
    3324259
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Uberlândia - MG
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A Geografia é capaz de tratar os fenômenos espaciais sobre múltiplas escalas espaço-temporais. Apesar das orientações acadêmicas e oficiais colocarem o foco no cotidiano e no espaço vivido para a educação geográfica, isso não significa ignorar a dimensão do tempo longo (ou geológico). Os resultados de milhões de anos de interação entre os elementos da natureza e energias existentes nos sistemas ambientais não devem ser relegados à simples descrição do meio físico, o que limita o avanço das discussões acerca da gênese das paisagens e dos recursos naturais – fundamental para o reconhecimento do tempo da natureza nas diversas situações cotidianas e da dinamicidade própria do sistema Terra. No entanto, nos livros didáticos de Geografia são comuns textos fundamentados em notícias com um catastrofismo alarmista de uma mídia sensacionalista, o que, muitas vezes, reflete a falta de conhecimento dos ciclos e das dinâmicas próprias dos sistemas naturais.

    SARAIVA JUNIOR, J. C. Tempo geológico, sociedade e ensino
    de geografia física. HOLOS. ano 29, v. 5, p. 219-233, 2013
    (Adaptação).
    Demandam uma abordagem em tempo longo para serem compreendidas, exceto:

    Alternativas

    ID
    3327769
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Ibirité - MG
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Para Jurandyr Ross (2008), é necessária a adoção de políticas que utilizem os resíduos sólidos, líquidos e gasosos como recursos a serem reaproveitados, objetivando minimizar os impactos ambientais derivados dos processos de produção e consumo.
    São ações que viabilizam atingir os objetivos anteriormente citados, EXCETO:

    Alternativas
    Comentários
    • Observe que o examinador tenta assustar o candidato ao falar sobre o geógrafo Jurandyr Ross. Note nas alternativas, no entanto, que não é necessário conhecer a fundo nenhum teórico da matéria para responder esta questão, que merece apenas atenção e bom senso.

      Assim, podemos dizer que são políticas que buscam o reaproveitamento de materiais, diminuindo o problema do lixo:

      - A realização da coleta seletiva do lixo urbano.

      - A industrialização do lixo orgânico e sua transformação em adubo.

      - A recuperação e reutilização de resíduos industriais.

      O único item, portanto, que contribui para o aumento do lixo, e não o contrário, é o que está na letra d, o gabarito da nossa questão.

      Atualmente, tem se desejado a reciclagem da maior quantidade possível de lixo, a fim de contribuir para um meio ambiente mais equilibrado. A possibilidade de aumentar e criar novos lixões são opções totalmente contrárias à consciência ecológica atual.

      Resposta: D


    ID
    3344923
    Banca
    IDECAN
    Órgão
    Prefeitura de Leopoldina - MG
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Os pneus irreversíveis descartados de forma errada contribuem para o entupimento de redes de esgoto e enchentes, poluição de rios, ocupam enorme volume nos aterros sanitários e podem, ainda, ser foco para o mosquito da dengue. Se queimados de forma errada, eles geram poluição atmosférica. Sobre os pneus irreversíveis e o seu destino, analise as seguintes considerações:

    I. Reaproveitados como combustível alternativo para as indústrias de cimento.

    II. Fabricação de solados de sapato.

    III. Borrachas de vedação.

    IV. Dutos pluviais.

    V. Pisos para quadras poliesportivas.

    Quais as destinações anteriores dos pneus irreversíveis no Brasil são aprovadas pelo IBAMA?

    Alternativas
    Comentários
    • Queimar pneu e a deveria ser evitado

    • Combustível alternativo para fábricas de cimento? Como seria usado?

    • acabei errando a questão e pesquisando, fiquei em dúvida na assertiva I.

      A utilização dos pneus inservíveis como combustível alternativo em fornos de cimento, também chamado de coprocessamento, tem sido a alternativa de destinação mais buscada no Brasil e em outros países. ... Além disso, o aço contido nos pneus e as cinzas resultantes da queima podem ser incorporados ao cimento.

      Gostei

      (0)

      Respostas

      (0)


    ID
    3356107
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    Prefeitura de Campinas - SP
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Na última sexta-feira, 04.07.2019, o rio Tietê transbordou em seu trecho que passa pelo município de Salt o (SP). Uma espuma branca cobriu as margens do rio como resultado dos elevados volumes acumulados de precipitação na Capital e Região Metropolitana que, em alguns pontos, superou o acumulado de 100 mm.
    (Dados do CGESP)

    Essa pluma de poluentes é resultado

    Alternativas
    Comentários
    • Gab D. Assistir ao JN.

    • Fui por eliminação, letra C e E não tem nada a ver

    • essa foi facil. O Brasil está destruindo os proprios rios.
    • Procurem no YT: Poluição: Espuma Branca cobre o Rio Tietê em Salto

    • GAB-D

      da diluição dos componentes químicos de sabão e detergentes lançados na água em cidades da região metropolitana de São Paulo.

      espuma é resultado dos produtos químicos, especialmente detergentes e sabão em pó, que são despejados junto com o esgoto, em municípios da Grande São Paulo cortados pelo Tietê. O produto emana um gás que é tóxico e causa irritação na garganta.

      Essa espuma é o resultado do aumento do volume do rio depois de um longo período de estiagem. Com a chuva dos últimos dias na capital paulista, a água que segue em direção ao interior do estado e traz os resíduos de detergentes e materiais despejados no rio sem tratamento.

      CONFIA NO PAI.

      CHEGUEI PARA RESOLVER TUDO, PARA DESCOMPLICAR A GEOGRAFIA.

      GAB-D

    • A questão acima tem como tema o problema ambiental que ocorreu no Rio Tietê, onde ocorreu uma grande concentração de espuma branca no leito e nas margens do rio, após um grande volume de chuvas na cidade citada - Salto (SP) -.

      Trata-se de um processo de alteração química que ocorreu no leito do rio, e nesse sentido, o candidato considerar isso para indicar a alternativa que justifica a presença dessa espuma nesse trecho do Tietê
      Feita a explicação prévia do que é pedido na questão, vamos analisar as alternativas abaixo:

      Letra A - Incorreta, pois a impermeabilização das áreas verdes da Região Metropolitana de São Paulo por onde passa o rio, pode causar a aceleração de seu fluxo de água e pode intensificar o processo de inundação das margens do Tietê. Como não é o problema apontado na notícia contida no enunciado, a Letra A não é o gabarito da questão.
      Letra B - Incorreta, pois a retirada de cobertura vegetal pode causar também a inundação das margens do Rio Tietê e a aceleração do assoreamento do rio, causado pelo acúmulo de sedimentos no leito do curso hídrico que pode levar à diminuição de seu volume de água.
      Letra C - Incorreta, pois o manejo inadequado de manejos, efluentes e resíduos das atividades de postos de combustíveis, podem causar o aumento da concentração de dióxido de enxofre e levar a uma mudança da coloração do rio, que não foi o que aconteceu no Tietê. 
      Letra D - Correta, pois a espuma presente no leito do rio foi causado pelo despejo e acúmulo de componentes químicos e detergentes lançados na água em cidades da região metropolitana de São Paulo. Com o aumento das chuvas, houve uma mistura entre esses elementos químicos e o acúmulo de água no Tietê, levando a formação de grandes camadas de espumas no rio.
      Letra E - Incorreta, pois atividades de limpeza e lavagem de ruas e avenidas não utilizam um volume de água tão grande capaz de causar esse impacto no Rio Tietê.
      Gabarito da questão: Letra D.

    ID
    3415258
    Banca
    IBADE
    Órgão
    Prefeitura de Vila Velha - ES
    Ano
    2020
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Durante o mês de janeiro ocorrem muitas chuvas. Enchentes e desabamentos estão relacionados com fatores naturais e também com ações humanas.

    Que fatores humanos contribuem para a ocorrência desses problemas?

    Alternativas
    Comentários
    • GABARITO -E

      A FALTA DE PLANEJAMENTO URBANO É UM DOS PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM NESSE CENÁRIO.

    • Verde = contribui

      Vermelho = não contribui

      Que fatores humanos contribuem para a ocorrência desses problemas?

      a) Acúmulo de lixo, falta de planejamento urbano e preservação da mata ciliar dos rios

      b) Falta de planejamento urbano, ocupação desordenada e preservação da mata ciliar dos rios

      c) Falta de planejamento urbano, presença de vegetação nas encostas e preservação da mata ciliar dos rios

      d) Ocupação desordenada, acúmulo de lixo e presença de vegetação nas encostas

      e) Ocupação desordenada, falta de planejamento urbano e acúmulo de lixo

    • principais problemas ambientais urbanos

      chuva ácida,ilhas de calor(micro-clima urbano),descarte de resíduos,contaminação da água e do solo,drenagem urbana.

    • Essa é só pra não zerar a prova.

    • Preservação da mata ciliar dos rios e presença de vegetação nas encostas não estão relacionados aos fatores humanos para a ocorrência de enchentes e desabamentos.

      LETRA E

    • A ocupação em áreas de várzeas também contribui para os frequentes alagamentos nos centros urbanos.

    • O examinador foi legal, porque a A, B e C, estavam sem condições nenhuma


    ID
    3447631
    Banca
    CONSULPLAN
    Órgão
    Prefeitura de Patos de Minas - MG
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Os centros urbanos do Sudeste brasileiro convivem desde o final de 2013 com o risco da falta de água. A região metropolitana de São Paulo foi uma das mais atingidas. Sobre medidas para solucionar a crise hídrica, analise as alternativas a seguir.

    I.    Reflorestamento.

    II.   Proteção das nascentes.

    III.  Dessalinização.

    IV.  Aceleração da urbanização.

    Estão corretas apenas as alternativas

    Alternativas
    Comentários
    • ai sim, pmpr!!!1

    • como vão construir florestas em SP ??? Cidade totalmente Urbanizada

    • IV - Aceleração da urbanização.Unica errada. Pois se a população aumenta utilizaria mais a água e seria mais ainda a escassez.

    • É só vc lembrar q o bambam derrubou tds as árvores do parque Ibirapuera


    ID
    3489139
    Banca
    IBADE
    Órgão
    Prefeitura de Vila Velha - ES
    Ano
    2020
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Temos visto cada vez mais enxurradas que afetam particularmente a região Sudeste do Brasil, durante o verão, quando o clima tropical traz normalmente o período chuvoso. Mas se esse é um aspecto climático tradicional, por que parece que a cada ano as enxurradas aumentam nessa região? Segundo a literatura sobre o tema, a concentração das enxurradas, causando enchentes, decorre do aumento do escoamento superficial das águas das chuvas na região, que por sua vez ocorre diretamente por causa do(a):

    Alternativas
    Comentários
    • Podemos citar diversas causas, como: ocupação irregular ou desordenada do solo, poluição, remoção da vegetação.

      Apesar de todos os problemas acima mencionados, a causa considerada principal para as enchentes é, sem dúvida, a impermeabilização do solo. Com a pavimentação das ruas e a cimentação de quintais e calçadas, a maior parte da água, que deveria infiltrar no solo, escorre na superfície, provocando o aumento das enxurradas e a elevação dos rios. Além disso, a impermeabilização contribui para a elevação da velocidade desse escoamento, provocando erosões e causando outros tipos de desastres ambientais urbanos.

      Portanto, gabarito letra C.

    • O escoamento superficial urbano está presente na maioria das cidades brasileiras. Trata-se de um problema proveniente das precipitações que atingem áreas de infiltração limitadas ou áreas impermeáveis. Se considerado uma chuva intensa e constante o processo de escoamento fica inabilitado, causando inundações, enchentes e degradações no solo impermeável.

      O processo de inundação está relacionado a incapacidade do solo em filtrar a água e do sistema de drenagem das cidades. Com o relevo levemente inclinado e grande quantidade de chuva, o escoamento ganha uma grande velocidade e ocasiona o arrastamento de detritos, levando as erosões.

      As enchentes ocorrem quando o leito de um rio recebe grande quantidade de volume de chuva e escoamento. É proveniente de cidades construídas sob as planícies aluviais dos rios ou de baixa altitude, consequentemente ocorre pela ação humana, levando a grandes problemas.

      Já a degradação está ligada ao processo de alagamentos, decorrente nas áreas com relevo levemente inclinado. Ocorre quando há grande quantidade de chuva, a qual precisa desta inclinação para descer em velocidade média ou grande, arrastando detritos que geram um atrito no solo impermeável.

      Para que este processo não ocorra as cidades devem ter o planejamento estrutural levando em consideração estes processos naturais.

      Para que o escoamento não gere muitos danos, a cidade deve obter-se de um sistema de drenagem preparado para receber grande proporção de água. Os pontos verdes são outra dica excelente, pois além de ajudar a filtrar grande parte da água, eles valorizam a paisagem do local.

      gab.c

    • As principais causas estão relacionadas a impermeabilização do solo, construções irregulares, disposição de lixos em terrenos baldios ou em locais sem estrutura adequada. Com isso a água da chuva se acumula, pois não tem meios necessários para infiltrar e assim escoam com maior rapidez.

      PMPR! NÃO DESISTA, A FARDA JÁ É SUA GUERREIRO!


    ID
    3507007
    Banca
    CPCON
    Órgão
    Prefeitura de Monte Horebe - PB
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    “O lixo pode ser classificado como orgânico (restos de alimentos, folhas, sementes, papéis, madeira entre outros), inorgânico, que pode ser reciclável ou não (plástico, metais, vidros etc.), lixo tóxico (pilhas, baterias, tinta, etc) e lixo altamente tóxico (nuclear e hospitalar).”

    (https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-lixo.htm Acesso em 25 de julho de 2019 às 19:37).


    Considerando o texto acima, assinale a alternativa CORRETA:

    Alternativas
    Comentários
    • Alternativas

      A) Os itens citados fazem parte do lixo tóxico e não do nuclear;

      B) Lâmpadas fluorescentes possuem mercúrio e chumbo, metais nocivos à saúde e ao ambiente;

      C) Correta

      D) Cascas, galhos e e folhas são matéria orgânica.

      E) Seria o lixo hospitalar e não o comercial.

    • É bom misturar chorume com café fica muito bom!

    • Bora estudar, cambada de chorume!!!


    ID
    3509845
    Banca
    FUVEST
    Órgão
    USP
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    O processo de desertificação é definido como a degradação ambiental e socioambiental, particularmente nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas, resultantes de vários fatores e vetores, incluindo as variações e alterações climáticas e as atividades humanas.
    BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Disponível em http://www.mma.gov.br/.

    Dentre as medidas mais adequadas para mitigação dos efeitos da desertificação encontra(m)‐se

    Alternativas
    Comentários
    • BIZU SEMPRE SEMPRE SEMPRE ESCOLHA AS RESPOSTA MAIS ABRANGENTE

    • ou a mais coesa kkkkk


    ID
    3560890
    Banca
    CONPASS
    Órgão
    Prefeitura de Dona Inês - PB
    Ano
    2015
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A poluição atmosférica é um dos problemas mais sérios das grandes cidades e até mesmo das pequenas e médias que possuem indústrias em seu entorno. Essa poluição é resultante, principalmente:

    Alternativas

    ID
    3611512
    Banca
    Crescer Consultorias
    Órgão
    Prefeitura de São Domingos do Azeitão - MA
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “saneamento básico” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Geografia, que lhes permitam ser capazes de:

    Alternativas
    Comentários
    • Identificar diferentes tipos de resíduo.

    • Parece brincadeira essa questão...


    ID
    3626701
    Banca
    INAZ do Pará
    Órgão
    Prefeitura de Itaúna - MG
    Ano
    2016
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Em sua tese de doutorado sobre clima urbano o pesquisador Wellington Lopes Assis, em 2010, diz que a temperatura em Belo Horizonte está em elevação e o tempo mais seco. Esclarece que nos últimos 100 anos, a umidade relativa do ar caiu 7% e a média anual da temperatura mínima saltou dos 15,2°C para 17,9°C, um aumento nada desprezível de 2,7 oC.


    O aumento da temperatura em Metrópoles como BeloHorizonte se deve, dentre outros fatores, à (ao)

    Alternativas
    Comentários
    • menos evaporação

      maior concentração de calor no ar

      urbanização crescendo

      a ilha de calor está aumentando


    ID
    3629005
    Banca
    FUNCAB
    Órgão
    MJSP
    Ano
    2015
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    “O Brasil tem como desastres mais frequentes os deslizamentos, as enchentes, as erosões, as secas, os incêndios florestais, as chuvas de granizo. Mais recentemente, talvez promovido por modificações microclimáticas, têm ocorrido vendavais rápidos em escala de velocidade de vento como se fossem verdadeiros furacões”.

    (PHILIPPI JR., Salles e Silveira, 2005, p. 556.)
      
    São vários os fatores que podem determinar a vulnerabilidade de certa região a determinados tipos de desastres (ou perigos). No contexto da citação, analise as alternativas e indique qual o fator de vulnerabilidade a deslizamentos.

    Alternativas
    Comentários
    • questão que conseguimos, fazer com interpretação de texto (lógico um pouco de conhecimento de geografia)

      alternativa (E)


    ID
    3639637
    Banca
    FUNDATEC
    Órgão
    SPGG - RS
    Ano
    2014
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Analise as assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, em relação ao Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).


    ( ) É resultado de um conjunto de estudos técnicos e da participação popular durante sua elaboração.

    ( ) É um instrumento estratégico de planejamento e gestão compartilhada pública e privada.

    ( ) Tem como objetivo primeiro a qualificação ambiental com a remediação de áreas contaminadas como o Lixão dos Carreiros.

    ( ) Embora o Relatório da caracterização física do município tenha sido elaborado, ele não faz parte do PMSB. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    Alternativas

    ID
    3656041
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Prefeitura de São Cristóvão - SE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Com relação à sociedade, a conceitos geográficos e ao ensino de geografia, julgue o próximo item .


    Meio ambiente, conceito interdisciplinar debatido pela geografia e na educação básica, instrumentaliza o estudante para a atual reflexão da interação campo-cidade.

    Alternativas
    Comentários
    • CERTO.

      "A educação ambiental é fundamental para uma conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente. O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente."

      _______

      Fonte: Carollina Salle, redatora do Site JusBrasil.


    ID
    3667765
    Banca
    CONSULPLAN
    Órgão
    Prefeitura de Campo Verde - MT
    Ano
    2010
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    “A cidade constitui-se um sistema especial que consome enorme quantidade de energia, gerando toneladas de resíduos que, se não receberem destinação ou tratamento adequados, causarão impacto no meio ambiente.”

                                                                                                                                
    (Moreira, J.C – Geografia: volume único – São Paulo: Scipione, 2005, p 499)

    De acordo com o tema “impactos ambientais urbanos”, é INCORRETO afirmar que:

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito : E) Os catalisadores utilizados nos escapamentos dos automóveis e os filtros implantados nas chaminés das indústrias, são recursos tecnológicos pouco eficazes na emissão dos principais poluentes poluidores da atmosfera.

      Incorreto, visto que são de suma importância e além disso capaz de reduzir mais de 90% dos hidrocarbonetos (HC), dos monóxidos de carbono (CO) e dos óxidos de nitrogênio (NOx) produzidos pelos motores a combustão.


    ID
    3680182
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Prefeitura de Rio Branco - AC
    Ano
    2007
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    O território brasileiro, desde a sua origem colonialista, teve fluxos migratórios diretamente relacionados a fatores econômicos. Na concepção dos ciclos, as primeiras migrações estiveram ligadas à cana-de-açúcar na região Nordeste. Posteriormente, a região Sudeste, especialmente Minas Gerais, experimentou a intensificação da migração em função do ciclo do ouro; mais tarde, a mesma região expandiu-se em termos populacionais devido à ascensão da economia cafeeira, estendendo-se para a área ocupada hoje por parte do estado de São Paulo. Finalmente, a região Sudeste consagrou-se como o principal pólo de atração de migrantes, na grande parte saídos de suas regiões de origem em busca de empregos ou de melhores salários. A abertura de fronteiras agrícolas e mesmo o surgimento de novas cidades também atraiu  migrantes em diferentes épocas. A respeito desse assunto, julgue o item subseqüente.

    Toda a faixa litorânea e a região Sudeste são as áreas mais densamente povoadas do Brasil. Em um primeiro momento, as riquezas naturais dessas áreas foram muito ameaçadas pela exploração comercial, mas, na atualidade, não estão mais sob essa ameaça por causa da consciência ambiental desenvolvida no meio industrial e comercial.

    Alternativas
    Comentários
    • GABARITO: ERRADO

      A mata atlântica foi praticamente dizimada desde o início da exploração da região. Até os dias atuais, por mais que haja uma constante fiscalização, ainda há muita exploração com desmatamento, tráfico de animais etc. A questão peca ao dizer que nāo há mais ameaça pela consciência ambiental desenvolvida. 

    • GAB E

      PELO CONTRÁRIO ALTAMENTE DEVASTADAS.

      Assim, mesmo possuindo apenas 10% da área territorial brasileira, a região possui mais de 40% da população do Brasil (aproximadamente 84 mi. de habitantes) e concentra algo em torno de 55% do PIB. Atualmente, é disparada a Região mais populosa do Brasil e com a maior parcela do PIB nacional. Vejamos alguns pontos importantes nesta divisão inter-regional atinentes à região sudeste.

    • Eu li "Toda" JÁ MARQUEI ERRADO! PMAL 2021

    • Não está mais ameaçada, diz lá para a Mata Atlântica que é, atualmente, um hotspot

    • Toda a faixa litorânea e a região Sudeste são as áreas mais densamente povoadas do Brasil. Em um primeiro momento, as riquezas naturais dessas áreas foram muito ameaçadas pela exploração comercial (Até aqui, tudo mais ou menos certo), mas, na atualidade, não estão mais sob essa ameaça por causa da consciência ambiental desenvolvida no meio industrial e comercial. (Nessa parte, totalmente errada)

    • parei em " não estão mais ameaçadas pela consciência...

    • na atualidade, não estão mais sob essa ameaça por causa da consciência ambiental desenvolvida no meio industrial e comercial. AH, TA

      CESPE

    • Questão dada praticamente.

    • A Mata Atlântica foi desmatada e hoje sofre com a possível extinção.

    • É só pegar os dados desse ano. Msm com a covid-19 os números de desmatamento na Amazônia teve um aumento de quase 15%. O brasil lidera o ranking dos países que mais desmataram em 2021.


    ID
    3682810
    Banca
    ACAPLAM
    Órgão
    Prefeitura de Itabaiana - SE
    Ano
    2010
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    O acúmulo de lixo sólido e sua disposição é um dos graves problemas ambientais nas áreas urbanas. Mas há vários processos de forma correta para a disposição do 

    lixo, são eles:

    Alternativas
    Comentários
    • Para quem não conhecia o processo de incineração..

      A incineração reduz bastante o volume de resíduos e destrói organismos que causam doenças. ... O lixo deve ser queimado em aparelhos e usinas especiais. Após a queima, o material que resta pode ser encaminhado para aterros sanitários.

      GAB:C

    • Questão mal formulada!

      incineração não é processo de disposição final de resíduo, faz parte da Destinação Final ( Tratamento).


    ID
    3734383
    Banca
    FUNDATEC
    Órgão
    Prefeitura de Quaraí - RS
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Entende-se por ilha de calor:

    Alternativas
    Comentários
    • A) O fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural.

      Acontece devido ao baixo nível de infiltração de água no solo, concentração de prédios e pouca flora, podendo ter 10°C

      de diferença.

      essa imagem demonstra melhor

       → imagens-revista-pro.vivadecora.com.br/uploads/2020/04/ilhas-de-calor-o-que-s%C3%A3o-ilhas-de-calor.png  

    • Ilha de Calor >> Calor Local

      "Aquecimento Local" Aumento da Temperatura nos centros Urbanos.

      Gabarito Letra A!!

    • Não necessariamente em comparação com uma área rural pode ser em comparação com outro bairro menos movimentado e mais arborizado.

    • Gabarito''A''.

      A ilha de calor é um fenômeno climatológico de origem antrópica (humana) que afeta os grandes centros urbanos elevando a temperatura a níveis superiores à verificada nas áreas periféricas ou rurais dessas cidades. Esse fenômeno é causado por fatores como a pouca quantidade de áreas verdespredomínio de superfícies asfaltadas e estruturas de concreto, que diminuem o albedo (reflectância da radiação solar), liberação de calor pelos automóveis, e a verticalização das construções, que altera a dinâmica dos ventos na baixa atmosfera.  Esses fatores somados provocam, nas zonas centrais dessas grandes cidades, a elevação das temperaturas, causando desconforto térmico em seus habitantes e, contraditoriamente, exigindo maior consumo de energia pela necessidade de refrigeração dos ambientes.

      Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!


    ID
    3742897
    Banca
    FUNDATEC
    Órgão
    Prefeitura de Santa Cecília do Sul - RS
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Ao longo dos últimos 300 anos, exceto em alguns lugares em desenvolvimento, o carvão levemente substituiu a lenha como combustível básico na sociedade, tendo sido muito utilizado durante a Revolução Industrial para impulsionar as máquinas. Nesse sentido, a poluição associada à queima de carvão das indústrias é conhecida como:

    Alternativas
    Comentários
    • Smog é o termo usado para definir o acúmulo da poluição do ar nas cidades que forma uma grande neblina de fumaça no ambiente atmosférico próximo à superfície. A palavra smog, aliás, é justamente a junção das palavras smoke (fumaça) e fog (neblina).
    • por ordem dos malditos peaky blinders

    • "Eu sou o fogo, eu sou a morte" Smaug.

      kkk


    ID
    3805852
    Banca
    IF-TO
    Órgão
    IF-TO
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Sabemos que desde o século XVIII, com o advento da Revolução Industrial, os efeitos decorrentes da poluição do ar atmosférico agravaram-se de forma exorbitante. Nesse sentido, as alternativas abaixo expressam os fenômenos decorrentes da poluição do ar atmosférico, exceto:

    Alternativas

    ID
    3824620
    Banca
    INEP
    Órgão
    ENEM
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Estima-se que no Brasil mais de 20% da população tenha algum tipo de dificuldade de locomoção, seja por deficiência física, motora, sensorial ou mesmo por uma condição específica transitória. Para que essa parcela da população exerça plenamente o seu direito constitucional de ir e vir, os sistemas de transporte têm de apresentar características adequadas de acessibilidade, dentro dos conceitos do desenho universal.
    IPEA. Políticas de melhoria das condições de acessibilidade do transporte urbano no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2015.

    No meio urbano, o atendimento da proposta de inclusão social apresentada no texto demanda um conjunto de intervenções técnicas que promovam o(a)

    Alternativas
    Comentários
    • vai pegando uma palavra e vai decotificando ,exemplo DEMOCRATIZAÇÃO significa algo que é acessível a todos os públicos

      multifacetados:varias faces, uma hora voce esta triste outra feliz, uma hora voce quer viajar china outra eua

    • O texto de apoio aborda as dificuldades na acessibilidade de Pessoas Com Deficiência (PCD) nos transportes públicos brasileiros. O enunciado busca a opção que indique corretamente o tipo de ação que resolva corretamente o problema apontado.

      A) Áreas periféricas já são densamente ocupadas e não há relação entre esta realidade e o problema apontado no texto.

      B) Democratizar significa facilitar o acesso. Quando falamos de espaço público tem a ver com garantir a possibilidade de que PCDs possam acessar quaisquer tipo de espaço através de soluções técnicas adequadas a suas necessidades como rampas, elevadores, sinalizações e demais demandas. Alternativa correta. 

      C) Medida que não se relaciona com o problema apresentado no texto e que não é recomendada por especialistas em mobilidade, já que remove espaço urbano que poderia ser utilizado de outras formas para a construção de vias que ficam saturadas de novos veículos, sobretudo automóveis, em pouco tempo após o início de sua utilização.
      D) Migração e demais deslocamentos populacionais não são o objeto abordado pelo texto da questão.

      E) Sistemas de comunicação são parte importante da infraestrutura urbana de qualquer cidade, mas sozinhos não contribuem para aumentar a acessibilidade de espaços públicos.  



      Gabarito do professor: B
    • Posso pressentir o tema de redação do enem nos próximos anos: a democratização do espaço público.

      O texto de apoio aborda as dificuldades na acessibilidade de Pessoas Com Deficiência (PCD) nos transportes públicos brasileiros. O enunciado busca a opção que indique corretamente o tipo de ação que resolva corretamente o problema apontado.

      A) Áreas periféricas já são densamente ocupadas e não há relação entre esta realidade e o problema apontado no texto.

      B) Democratizar significa facilitar o acesso. Quando falamos de espaço público tem a ver com garantir a possibilidade de que PCDs possam acessar quaisquer tipos de espaço através de soluções técnicas adequadas a suas necessidades como rampas, elevadores, sinalizações e demais demandas. Alternativa correta. 

      C) Medida que não se relaciona com o problema apresentado no texto e que não é recomendada por especialistas em mobilidade, já que remove espaço urbano que poderia ser utilizado de outras formas para a construção de vias que ficam saturadas de novos veículos, sobretudo automóveis, em pouco tempo após o início de sua utilização.

      D) Migração e demais deslocamentos populacionais não são o objeto abordado pelo texto da questão.

      E) Sistemas de comunicação são parte importante da infraestrutura urbana de qualquer cidade, mas sozinhos não contribuem para aumentar a acessibilidade de espaços públicos.  

      Gabarito do professor: B

    • Democratização é permitir o acesso e proporcionar um meio de locomoção para chegar nesse espaço público

    • A democratização do espaço público é importante, porque abre portas para o convívio em comunidade, promove oportunidades para as pessoas e faz com que a cidade seja mais acessível a todos, o que é fundamental para a qualidade de vida dos cidadãos.

      Letra B

    • mais de 20% da população tenha algum tipo de dificuldade de locomoção, seja por deficiência física, motora, sensorial ou mesmo por uma condição específica transitória. Para que essa parcela da população exerça plenamente o seu direito constitucional de ir e vir, os sistemas de transporte têm de apresentar características adequadas de acessibilidade, dentro dos conceitos do desenho universal.

      democratizar, é tornar coisas acessíveis, isso significa que o objetivo é levar a toda a população o acesso a alguma coisa.

      Letra B

    • o seu direito constitucional de ir e vir

      letra B


    ID
    3840169
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    As chuvas intensas provocam alagamentos naturais que podem ser habituais e até mesmo previsíveis, de acordo com os respectivos regimes hidrometeorológicos de cada lugar. Contudo, esses fenômenos transformam-se em desastres com graves impactos quando

    Alternativas

    ID
    3844795
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Os movimentos de massa são um importante agente do meio físico, responsável pelo processo de evolução das vertentes e, consequentemente, da superfície como um todo. Considerando esses movimentos, analise as afirmações abaixo.

    I. Solifluxão corresponde aos movimentos coletivos do regolito quando este se encontra saturado de água. Ocorre quando a presença de uma camada impermeável do regolito impede a penetração da água, provocando a concentração e saturando a camada sobrejacente.

    II. Creep e escoamento difuso são os principais processos que explicam a convexidade das encostas. O reflexo do rastejamento é observado na curvatura de árvores, postes inclinados e pequenos terraços ao longo das encostas.

    III. Corrida de lama ou mudflow são formas rápidas de escoamento de fluidos viscosos, com ou sem uma superfície definida de movimentação. De caráter hidrodinâmico, são ocasionadas pela perda de atrito interno, em virtude da destruição da estrutura, em presença de excesso de água.

    Está correto o que se afirma em

    Alternativas

    ID
    3869602
    Banca
    CONTEMAX
    Órgão
    Prefeitura de Conceição - PB
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    “O Brasil é responsável por uma produção de lixo diária de 240.000 toneladas. O aumento dessa produção deve-se a uma gama de fatores: crescimento do poder aquisitivo, perfil de consumo de determinada população, maior consumo de produtos industrializados, educação ambiental conferida a tais populações, dentre outro.”

    (JIVAGO, Douglas. Destino do lixo no Brasil. Info Escola. Disponível em <http://www.infoescola.com/ecologia/destino-do-lixono-brasil/> ).

    Considerando-se a problemática do lixo das grandes regiões metropolitanas do país, entre as soluções corretas para reduzir o acúmulo desse material nos aterros sanitários, pode-se incluir:

    Alternativas
    Comentários
    • De uma forma simples, aquilo que é biodegradável decompõe-se naturalmente. Quando algo é biodegradável, significa que ele é derivado de matérias-primas biológicas. ... Já os produtos não-biodegradáveis são feitos de materiais sintéticos.

      PMAL 2021

    • Fui de C, no entanto a B não me pareceu errada. Ao meu ver C está mais completa no que se refere às medidas para redução do lixo.


    ID
    3900193
    Banca
    FUNDATEC
    Órgão
    Prefeitura de Corumbá - MS
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    De acordo com Ross (1995), o desenvolvimento da industrialização em todo o mundo tem concorrido para a expansão das “manchas” urbanas, e as populações que aí vivem são particularmente afetadas pelos seguintes fenômenos:

    I. Ilhas de calor.
    II. Inversões térmicas.
    III. Enchentes urbanas.

    Quais estão corretos?

    Alternativas
    Comentários
    • kkkkkkkkkk. A questão entregou a resposta, só podia ser a A ou a E. No enunciado está ´´afetadas pelos seguintes fenômenos`` ou seja, mais que um kkkkk


    ID
    3907414
    Banca
    Itame
    Órgão
    Prefeitura de Senador Canedo - GO
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    As grandes cidades e os centros industriais são locais onde a intervenção humana atinge níveis máximos: edificações, pavimentações, grande quantidade de veículos automotores, entre outros fatores. Nesse contexto, bairros localizados em metrópoles, geralmente mais adensados, verticalizados e com poucas áreas verdes, tendem a apresentar temperaturas mais elevadas do que aqueles localizados em área rural ou suburbana, que normalmente apresentam ocupação horizontal e são marcados pela presença de áreas verdes. O fenômeno climático descrito acima é conhecido como

    Alternativas
    Comentários
    • Letra B - Ilhas de Calor

      Para entendermos melhor este fenômeno climático, podemos usar como exemplo a cidade de São Paulo que é considerada uma ilha de calor. Como esta cidade tem grande concentração de asfalto (ruas, avenidas) e concreto (prédios, casas e outras construções), ela concentra mais calor, fazendo com que a temperatura fique acima da média dos municípios da região. A umidade relativa do ar também fica baixa nestas áreas.

      Outros fatores que favorecem o aquecimento da temperatura em São Paulo são: pouca quantidade de verde (árvores e plantas) e alto índice de poluição atmosférica, que favorece a elevação da temperatura.

    • quem vai saber? aquecimento global e efeito estufa não se enquadram?
    • APMBB21 - 1 VAGA É MINHA!


    ID
    3911170
    Banca
    UNIOESTE
    Órgão
    UNIOESTE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Leia os versos a seguir.


    Tô enfiado na lama

    É um bairro sujo

    Onde os urubus têm casas

    E eu não tenho asas


    Mas estou aqui em minha casa

    Onde os urubus têm asas

    Eu vou pintando, segurando as paredes

    No mangue do meu quintal e manguetown


    Andando por entre os becos

    Andando em coletivos

    Ninguém foge ao cheiro sujo

    Da lama da manguetown (...)


    (...) Fui no mangue catar lixo

    Pegar caranguejo

    Conversar com urubu.


    “Manguetown” – Intérprete: Chico Science e Nação Zumbi. In: Afrociberdelia. Intérprete: Chico Science e Nação Zumbi. Rio de Janeiro: Chaos, 1996, CD, faixa 12, (3:15 min).



    O texto acima reporta trechos da canção intitulada “Manguetown”, e assim como demais canções, atividades, ou movimentos culturais e artísticos, muitas vezes expressam críticas sociais sobre diferentes problemáticas que atingem a sociedade. Sobre as temáticas que permeiam o espaço urbano e temas correlatos, assinale a alternativa CORRETA.

    Alternativas

    ID
    3928504
    Banca
    UFMT
    Órgão
    Prefeitura de Várzea Grande - MT
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    No processo de urbanização, a poluição do ar afeta a transferência de radiação e acrescenta núcleos de condensação no ar, aumentando a precipitação. A densidade e a geometria das edificações criam uma superfície rugosa que influencia na circulação do ar e no transporte de calor e vapor d’água. Os materiais de construção e o asfaltamento das ruas aumentam o estoque de calor; a impermeabilização do solo aumenta a possibilidade de enchentes.


    (MAITELLI, G. T. Uma abordagem tridimensional de clima em área tropical continental: o exemplo de Cuiabá-MT. São Paulo. FFLCH-USP, 1994. Tese.)


    O conceito acima descreve o processo denominado 

    Alternativas
    Comentários
    • Clima Urbano é o clima gerado e/ ou influenciado pela urbanização, que relaciona-se em mesoclima (cerca de centenas de metros) e microclima (parte pequena da cidade, alguns metros a dezena de metros), pela qual se encontra em processo contínuo de transformação de balanço de energia e massa, sendo considerado um sistema aberto. Geralmente analisados pela climatologia geográfica, em que aborda os elementos do clima em relação ao espaço em questão, ainda mais especificadamente como climatologia urbana.

      Um dos fatores que acompanham o processo urbanístico é a impermeabilização do solo e pavimentações, de tal modo que absorve mais radiação solar que o solo natural, elevando a temperatura, os arranha-céus que atuam bloqueando a passagem de ar pela qual diminui a velocidade do vento, e fazendo áreas de sombra que contrastam com áreas ensolaradas gerando os chamados Canyon Urbanos.

      A falta muitas vezes de arborização nessas áreas, que são importantes reguladoras térmicas e que contribui para o fluxo do calor latente, a contaminação do ar por poluentes, estes e dentre outros fatores, contribuem para problemas como ilha de calor (temperaturas mais elevadas, principalmente a noite, principal fator) pelo fato de o calor ficar contido no local, inundações, maiores precipitações de chuvas convectivas, intensificação na inversão térmica, temperaturas mais elevadas que regiões circundantes, redução da umidade pela inviabilização da evaporação, dentre outros.

      O que pode afetar a saúde humana, como já foi citado problemas respiratórios e até mesmo dengue como relatado em Campo Grande (MS), Maringá (PR) e Ribeirão Preto (SP) em que é combinado com outros fatores.

    • GAB-D

      Clima urbano.

      A mudança nas características da atmosfera local é provocada pela substituição dos materiais naturais pelos urbanos. Por isso, podemos observar o aumento da temperatura nas grandes cidades, fenômeno chamado de ilha de calor, uma anomalia térmica que faz o ar da cidade se tornar mais quente que o das regiões vizinhas.

      PRONTO ACABOU.

      GAB-D

      TANTA MISTIFICAÇÃO.

      PODEM MARCAR AI. O PANZER CHEGOUU!!

      GAB-D

    • Os dois principais fenômenos relacionados ao clima urbano são a ilha de calor e a inversão térmica.

      Enquanto o primeiro resulta no aumento expressivo das temperaturas nas áreas centrais das cidades, o segundo ocasiona a proliferação de problemas respiratórios em detrimento do acúmulo de poluição.

      Fonte: https://escolaeducacao.com.br/o-clima-nas-cidades-inversao-termica-e-ilhas-de-calor/


    ID
    3928513
    Banca
    UFMT
    Órgão
    Prefeitura de Várzea Grande - MT
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Leia os textos.

    Texto I


    A sociedade do consumo possui precedentes dos séculos XVI até o XVIII, quando mudanças na cultura material ocorreram. Na década de 1970, o poderio político das nações mais industrializadas discutia a questão ambiental e a crise estava atribuída ao crescimento demográfico, principalmente nos países em desenvolvimento industrial que dependiam de mais uso dos recursos naturais do planeta para suas produções do que outros, que ainda não se encontravam em crescimento. Em 1992, com o evento Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro (ECO-92), o documento da Agenda 21 foi produzido. Foram fomentadas as preocupações com o consumo sustentável, discutido entre vários países, estabelecendo a responsabilidade ambiental entre fabricantes e consumidores.


    (GOES, G. A. & LEMOS, G. O. Gestão ambiental na liderança política: encaminhamentos para um consumo sustentável. In: Gestão ambiental e sustentabilidade, Tupã: ANAP, 2015. Adaptado.)



    Texto II



    Entende-se por planejamento ambiental, o processo de um meio sistemático para determinar o estágio em que você está, aonde deseja chegar e qual o melhor caminho para chegar lá. Metodologicamente, este planejamento expressa seu histórico, ou seja, a conjunção entre conceitos e estruturas de planejamento urbano, estudos de impacto ambiental e planos de bacia hidrográfica. Incorpora também a perspectiva de desenvolvimento sustentável, preocupando-se com a manutenção de estoques de recursos naturais, qualidade de vida e uso adequado do solo, além do aspecto de conservação e preservação de sistemas naturais.


    (SANTOS. R, F. Planejamento ambiental: teoria e prática. São Paulo: Oficina de Textos, 2004.)



    A partir dos textos dados, analise as afirmativas.



    I - Os planejamentos ambientais são organizados dentro de uma estrutura que envolve pesquisa, análise e síntese, bem como definição de objetivos, diagnóstico, levantamento de alternativas e tomada de decisão.

    II - O capitalismo moderno não deu luz ao consumismo, o qual sempre existiu com a humanidade, por isso, não se deve condenar esta prática na sociedade, a qual está atualmente perdendo a noção de família, de convivência social, em que o desespero dá sinais alarmantes de crescimento.

    III - São instrumentos de planejamento ambiental: trabalhos de zoneamentos, estudos de impactos ambientais, planos de bacias hidrográficas, planos diretores e áreas de proteção ambiental.

    IV - Planejamentos ambientais classificam e ordenam o meio utilizando métodos que dividem ou integram um dado espaço, assim, um mapa é um excelente instrumento para avaliar a distribuição dos elementos e fenômenos de uma área.



    Está correto o que se afirma em 

    Alternativas

    ID
    3928516
    Banca
    UFMT
    Órgão
    Prefeitura de Várzea Grande - MT
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    […] muitas das discussões atuais no contexto ambiental têm defendido a ideia de que estas são antes questões territoriais, na medida em que ao território, como espaço de apropriação política, se vinculam os recursos e a sociedade em todas as suas manifestações.

    (SUERTEGARAY, Dirce. Geografia e Ambiente: desafios e novos olhares. Revista Mato-Grossense de Geografia, v. 17/1, 2014.)

    Sobre o planejamento ambiental e as questões territoriais, é correto afirmar:

    Alternativas

    ID
    3965497
    Banca
    FUNDATEC
    Órgão
    SEBRAE - SP
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A emissão de poluentes no ar causa uma série de efeitos nocivos ao homem e à natureza, dentre eles a chuva ácida, que, no Brasil, tem como principal área de ocorrência a(o):

    Alternativas
    Comentários
    • As regiões mais afetadas pela chuva ácida são a Europa, a América do Norte e alguns países asiáticos. No Brasil, esse fenômeno ocorre com mais intensidade nas cidades com grande concentração industrial (São Paulo, Cubatão, Rio de Janeiro).

      Gab: C

    • #Bizu - Chuva ácida = Excesso de industrialização = lembra logo de SP. ksksksksk


    ID
    3986794
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    UEA
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

         O Instituto Trata Brasil publicou um ranking, sobre determinado quesito, em que foram avaliados os 100 municípios com mais pessoas no país. Dentre eles, 11 estão nos limites da Amazônia Legal, destes, 10 estão entre os 30 piores lugares e 7 entre os 10 últimos colocados. Um dos problemas causados por essa questão é a disseminação de doenças gastrointestinais, como verminoses e diarreias. Hoje, a região da Amazônia Legal conta com baixos índices de desenvolvimento humano, sendo que o quesito avaliado por esse ranking agrava ainda mais o desenvolvimento das cidades e a qualidade de vida dessas populações.


    (Thaís Herrero. https://epoca.globo.com, 01.05.2015. Adaptado.)



    Considerando as informações apresentadas, o quesito avaliado para a elaboração do ranking foi

    Alternativas

    ID
    3995209
    Banca
    Cepros
    Órgão
    CESMAC
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Um dos principais problemas com que se defronta a humanidade é a poluição ambiental. Autoridades de muitos países, nos diversos continentes, preocupam-se com a emissão de resíduos sólidos, líquidos e gasosos em quantidade superior à capacidade de absorção do ambiente.

    Sobre esse tema, pode-se afirmar o que segue.

    1) Nas áreas de intensa atividade agrícola, e nas que não possuem saneamento, os nitratos presentes nos fertilizantes e nos dejetos humanos contaminam os recursos hídricos de subsuperfície, acarretando sérios prejuízos às comunidades da área.
    2) A decomposição da parte orgânica biodegradável do lixo, feita pelos micro-organismos, libera gases e chorume, que são muito poluentes e atingem o solo, o ar e as águas de superfície.
    3) O destino mais adequado para o lixo urbano é a sua colocação em aterros sanitários ou a incineração, que deve possuir um sistema de tratamento para os gases liberados.
    4) Quando o esgoto doméstico é lançado na água, os nutrientes provocam o crescimento exagerado de algas. Esse fenômeno é denominado de eutrofização.
    5) Dióxido de carbono, hidrocarbonetos, aldeídos, óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre e material particulado são os poluentes mais emitidos e que causam a poluição do ar em centros urbanos e industriais.

    Estão corretas:

    Alternativas

    ID
    3999244
    Banca
    UFPR
    Órgão
    PM-PR
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A problemática da poluição diz respeito à qualidade de vida das aglomerações humanas, visto que a degradação ambiental causa uma deterioração dessa qualidade. A esse respeito, assinale a alternativa correta. 

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito - Letra E.

      É um tipo de questão que você precisa ter um "conhecimento de mundo".

    • O tema poluição é multidisciplinar e acabam sendo necessários conhecimentos de diferente áreas para compreender corretamente todas as suas implicações.O enunciado relaciona a poluição com a degradação da qualidade de vida da população afetada e busca a alternativa correta sobre o assunto.

      A) Esses eventos apesar da enorme comoção que causaram  tiveram como efeitos práticos uma contaminação reduzida sendo a área diretamente afetada pelas explosões já incorporada a vida das cidades atualmente. Acidentes nucleares como Chernobil  e Fukushima causaram efeitos de poluição radioativa bem piores.
      B) Não há como cobrar responsabilidade individual de cada nação nesse aspecto se nem todas as nações se beneficiaram historicamente das revoluções industriais. Existem nações que estão poluindo o planeta há séculos enquanto outras possuem economia baseada na baixa exploração de recursos naturais. 

      C) Problemas ambientais não são exclusividade de países desenvolvidos. Neste caso eles só são mais antigos. Nações em desenvolvimento também apresentam graves  problemas devido a sua industrialização recente geralmente com tecnologias mais obsoletas. 

      D)Desenvolvimento econômico que degrada o ambiente só gera mais problemas de vários tipos. A definição de sustentabilidade econômica já possui mais de quarenta anos sendo amplamente debatida desde a década de 70 do século passado.  
      E) Degradação ambiental gera pobreza e vice versa. Destruição de ambientes naturais reforça problemas socioeconômicos que podem se agravar levando a conflitos como os que já existem pelo controle de fontes água limpa em diversas partes do mundo. Alternativa correta. 


       Gabarito do Professor: Letra E.



    • Gabarito: E

      A) Incorreto. A degradação ambiental iniciou-se a partir da I Revolução Industrial.

      B) Incorreto.

      Essas responsabilidades dependem de cada um e não são delegadas pela Terra.

      C) Incorreto.

      Os países emergentes e subdesenvolvidos também poluem.

      D) Incorreto.

      A manutenção do maior número de espécies não contraria o desenvolvimento econômico.

      E) Correto.

      A problemática ambiental reflete no nosso comportamento, especialmente no que diz respeito à conscientização. 

    • A Terra não reclama de nada.


    ID
    4001611
    Banca
    Cepros
    Órgão
    CESMAC
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Define-se poluição atmosférica como sendo “a presença de substâncias estranhas na atmosfera por produtos resultantes da atividade humana ou por processos naturais, em concentrações suficientes para interferir direta ou indiretamente na saúde, na segurança e no bem-estar dos seres vivos.”


    Os efeitos nocivos da poluição do ar à saúde humana variam de acordo com as seguintes condições:

    1) instalação de um ar frio e seco sobre uma determinada área industrial.

    2) natureza dos poluentes.

    3) condições prévias de saúde dos indivíduos expostos.

    4) concentração dos poluentes

    5) condições em que ocorrem as exposições aos poluentes.


    Estão corretos:

    Alternativas

    ID
    4007284
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    FAMERP
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

        As cidades, normalmente, são as mais afetadas por inundações, enchentes e deslizamentos. Muito embora as inundações sejam fenômenos naturais, as mudanças nas formas de uso e ocupação nas cidades incrementam esses fenômenos, que se tornam potencialmente mais perigosos.

    (Mirian V. F. Barros et al. “Vulnerabilidade socioambiental à inundação”. Confins, no 24, 2015. Adaptado.)

    Caracterizam exemplos de intervenções nas cidades que potencializam os fenômenos naturais de inundação

    Alternativas
    Comentários
    • Resolução:

      Construção de “piscinões”, desassoreamento de rios, adoção de barragens e dragagem de rios são medidas mitigadoras de inundação. Por outro lado, as o descarte irregular do lixo, a impermeabilização do solo contribuem para aumento das inundações. As interferências nos cursos d’água podem contribuir para ocorrência de inundações, a depender de qual tipo de interferência.

      Resp.: D

      Deus é fiel e justo


    ID
    4007527
    Banca
    EBMSP
    Órgão
    EBMSP
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    O desenvolvimento urbano sustentável, compreendido como um ideal de gestão e planejamento das cidades capaz de aliar o crescimento econômico à inclusão social e à proteção e preservação do meio ambiente, natural e construído, de modo a atender as necessidades das gerações presentes, sem comprometer os interesses e as necessidades das gerações futuras, tem influenciado a elaboração, a execução e o controle de planos urbanísticos em todo o mundo, a partir dos parâmetros fixados pela Agenda 21, elaborada na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento em 1992, e pela Agenda Habitat, firmada na Conferência da ONU para os Assentamentos Humanos em Istambul no ano de 1996.

    SOTTO, Debora. Cidades do futuro. Geografia/conhecimento prático. São Paulo: Escala, p. 30- 32, e. 55.

    Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos sobre cidades, pode-se afirmar:

    Alternativas

    ID
    4015966
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    EINSTEIN
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Ao traçarem as origens do conceito de desenvolvimento sustentável, vários autores enfatizam sua utilização, a partir de meados da década de 1980, associando-o a uma mudança de enfoque na definição da problemática ambiental, de visões eminentemente preservacionistas dos anos de 1960 e 1970 para uma visão que relaciona o crescimento econômico à preocupação ambiental.

    (Heloísa S. M. Costa. “Meio ambiente e desenvolvimento, um convite à leitura”. In: Cássio Eduardo V. Hissa (org.). Saberes ambientais, 2018.)

    Coerente ao novo enfoque sobre a problemática ambiental, o desenvolvimento sustentável

    Alternativas
    Comentários
    • Desenvolvimento não é apenas "pensar no hoje", mas também é pensar nos recursos para as gerações futuras.

    • Questões sobre impactos ambientais demandam conhecimentos amplos sobre diversas áreas da Geografia e ciências associadas além da capacidade de relacionar tudo ao tema proposto. Sobre a sustentabilidade buscamos a alternativa correta.

      A) Opção que foge do tema proposto ao misturar conceitos de forma desconexa. Nenhum dos aspectos citados está relacionado a sustentabilidade.

      B) É justamente o contrário disso que caracteriza o desenvolvimento sustentável. Sociedade e natureza buscando novos métodos de produção sem exaurir recursos naturais.

      C) O conceito de desenvolvimento sustentável não critica nem elogia diretamente as práticas capitalistas concentrando-se no uso racional dos recursos disponíveis.
      D) Esta é a definição de preservacionismo, onde a preservação ambiental é o foco principal da proposta. 

      E) Uma das definições mais comuns para a sustentabilidade é a de garantir que a geração presente satisfaça suas necessidades sem impedir a satisfação das necessidades das gerações futuras. Trata-se de um conceito produzido para adequar as práticas econômicas atuais a necessidade de não destruir as fontes de recursos utilizadas atualmente.



      GABARITO DO PROFESSOR: E


    • desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

      ALTERNATIVA (E)


    ID
    4020343
    Banca
    UERR
    Órgão
    UERR
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    As áreas centrais urbanas das grandes metrópoles apresentam uma intensa urbanização, aliada a pavimentação, concretos, excesso de automóveis e poucas áreas verdes. Essa situação proporciona o aumento da temperatura nas áreas centrais e, sucessivamente, menores temperaturas em direção as áreas periféricas. Esse fenômeno é denominado:

    Alternativas
    Comentários
    • Gab.B

      Ilhas de calor é o nome que se dá a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Nestas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas.

      Para entendermos melhor este fenômeno climático, podemos usar como exemplo a cidade de São Paulo que é considerada uma ilha de calor. Como esta cidade tem grande concentração de asfalto (ruas, avenidas) e concreto (prédios, casas e outras construções), ela concentra mais calor, fazendo com que a temperatura fique acima da média dos municípios da região. A umidade relativa do ar também fica baixa nestas áreas.

      Outros fatores que favorecem o aquecimento da temperatura em São Paulo são: pouca quantidade de verde (árvores e plantas) e alto índice de poluição atmosférica, que favorece a elevação da temperatura.

      A formação e presença de ilhas de calor no mundo são negativas para o meio ambiente, pois favorecem a intensificação do fenômeno do aquecimento global.


    ID
    4020703
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    UEA
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Por questões higiênicas, os antigos cemitérios eram construídos fora das cidades. Contudo, esses espaços foram incorporados às cidades, bem como novos conjuntos foram inaugurados nas periferias. Os cemitérios são um risco potencial para o ambiente. Cada corpo libera em torno de 30 a 40 litros de necrochorume, uma substância que pode contaminar o solo e a água com quantidades elevadas de bactérias e vírus, causadores de doenças.

    (Adriano Liziero. “Cemitérios: risco potencial para o ambiente”.
    https://geografiavisual.com.br, 11.02.2019. Adaptado.)

    Embora indesejável por questões ambientais e sanitárias, a incorporação de cemitérios às cidades exemplifica

    Alternativas
    Comentários
    • Questões sobre impactos ambientais demandam conhecimentos amplos sobre diversas áreas da Geografia e a capacidade de relacionar tudo ao tema proposto. O texto associado aborda a questão dos cemitérios em áreas urbanas e o enunciado questiona o que significa o avanço da área urbanizada da cidade em direção as áreas antes afastadas onde se localizavam os locais os locais de sepultamentos. 

      A) O crescimento populacional e adensamento urbano significam mais pessoas vivendo no mesmo espaço e necessitando de mais moradias e áreas de serviços. Isto causa a anexação de novas áreas antes rurais ou (sub)urbanas a porção mais urbanizada com mais construções da cidade. Como os cemitérios são áreas que normalmente não serão acrescentadas a expansão urbana eles passam a coexistir com o resto da cidade causando o problema descrito no texto.
      B) Raramente cemitérios são destinados a outros usos por conta de aspectos geomorfológicos e tabus culturais, não sendo normalmente áreas de especulação imobiliária. 
      C) Não há desconhecimento algum nas ideias do texto associado.

      D) Não há conexão alguma entre a ocorrência de áreas de preservação ambiental e cemitérios.

      E) Saneamento básico relaciona-se com a disponibilidade de água em condições de uso e sua coleta após passar pelas residências e não há associação direta com a questão dos cemitérios exceto quando as fontes de abastecimento são subterrâneas e há suspeita de contaminação do lençol freático  por conta de sepultamentos direto no solo. 


      Gabarito do Professor: Letra A.

    ID
    4035250
    Banca
    CONTEMAX
    Órgão
    Prefeitura de Coremas - PB
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Julgue as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta: De maneira geral, as ilhas de calor ocorrem nos centros das grandes cidades devido aos seguintes fatores:

    I- Concentração de edifícios, que interfere na circulação dos ventos;
    II- Elevada capacidade de absorção de calor de superfícies urbanas como o asfalto, paredes de tijolo ou concreto, telhas de barro e de amianto;
    III- Impermeabilização dos solos pelo calçamento e desvio da água por bueiros e galerias, o que reduz o processo de evaporação, assim não usando o calor, e sim absorvendo.

    Está(ão) correta(s)

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: A) As afirmativas I, II e III. ✅

      Questão boa para revisar o conceito de ilha de calor, para quem não conhece vou deixar o link da imagem que representa bem o fenômeno.

      link: https://external-content.duckduckgo.com/iu/?u=https%3A%2F%2Ftse1.mm.bing.net%2Fth%3Fid%3DOIP.B13TW-eDMtAdH_kU_CqKKwHaEm%26pid%3DApi&f=1

      Bons estudos.

    • Gabarito A

      Ilha de calor é um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural, por exemplo.

    • Achei o item III um pouco confuso na parte em que diz: assim não usando o calor, e sim absorvendo.


    ID
    4036450
    Banca
    UFMG
    Órgão
    UFMG
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Desde o início da década de 1970, já foram realizadas diversas conferências mundiais para tratar sobre a sustentabilidade socioambiental do planeta.

    Sobre essas conferências são feitas as seguintes afirmativas.

    I – Em 1972, foi realizada a Conferência de Estocolmo, que ficou marcada pelo embate entre aqueles que defendiam o crescimento econômico a qualquer custo, e aqueles que defendiam a proteção do meio ambiente e a redução da emissão de gases poluentes.
    II – A Rio+10, ocorrida em Johannesburgo em 2002, apresentou poucos avanços, já que não houve grandes comprometimentos dos representantes dos governos presentes no evento. Destacam-se os avanços na área de energias renováveis.
    III – A Rio+20 ocorreu em 2012, no Rio de Janeiro e teve como principais temas de debate e apresentação de propostas a convenção sobre diversidade biológica e a convenção sobre as mudanças climáticas.

    Estão CORRETAS as afirmativas

    Alternativas
    Comentários
    • Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), conhecida também como Rio+20, foi uma conferência realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 na cidade brasileira do Rio de Janeiro, cujo objetivo era discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável .

      Gab: A

    • Rio+20--> desenvolvimento sustentável  e economia verde.

    • Meu resumo pessoal sobre os protocolos do meio ambiente.

      Conferência de Estolcomo - 1972

      • Primeira conferência realizada no mundo
      • Desenvolvimento zero x Desenvolvimento a qualquer custo.

      Comissão Bruntland

      • Primeira vez que surgir o tema "desenvolvimento sustentável"
      • Desenvolvimento zero e desenvolvimento a qualquer custo = os dois estão errados.
      • O correto seria o "desenvolvimento sustentável."
      • Preservação, conservação e consumo consciente.

      Protocolo de Montreal - 1989

      • Regulou a produção de produtos destruidores da camada de ozônio: CFC'S

      Cúpula da Terra/ RIO-92

      • CARTA DA TERRA
      • Declaração de princípios a serem seguidos pelos países signatários.
      • AGENDA 21
      • Metas e objetivos para o século 21

      KYOTO

      • Estabeleceu limites para emissão de gases estufa

      HAIA (2000)

      • Onde seriam ratificadas as decisões de Kyoto
      • EUA não ratificou - alegaram prejuízo econômico.
      • outros países não concordam com a decisão e também não ratificam.

      MDL - Mecanismo de Desenvolvimento Limpo

      • Mercado de trocas das taxas de emissão;
      • Possibilidade de "compra" dos limites de emissão de outro país.
      • "Créditos de carbono"

      RIO +10 - 2002

      • Não ocorreu no Brasil mas na África do Sul.
      • Busca por medidas para reduzir em 50% o número de pessoas abaixo da linha da pobreza;
      • Questões sobre distribuição de água, energia, saneamento básico.
      • Resultados não muito significativos.

    ID
    4038877
    Banca
    FUNDATEC
    Órgão
    Prefeitura de Flores da Cunha - RS
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    “Após dois anos, o impacto ambiental do desastre de Mariana ainda não é totalmente conhecido: parte das margens e do fundo do rio Doce ainda permanece coberta pela lama, que pode ser levada para o mar e atingir ecossistemas frágeis, como mangues e corais.” (www.g1.globo.com, 5/11/17). O município de Mariana está inserido na região denominada:

    Alternativas
    Comentários
    • Quadrilátero Ferrífero -> Região de Minas Gerais


    ID
    4038904
    Banca
    FUNDATEC
    Órgão
    Prefeitura de Flores da Cunha - RS
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    “Na África os processos de integração regional são prejudicados pelo grave quadro de desagregação do continente”. (MOREIRA, 2011). Dentre os fatores que dificultam o processo de integração no continente africano, estão, EXCETO:

    Alternativas
    Comentários
    • há excesso de matérias-primas , porém bastante desinteresse devido a fatores como epidemias , guerras civis e instabilidade política . Contudo , a china fortifica seus investimentos no continente africano .


    ID
    4041865
    Banca
    COMPERVE
    Órgão
    UFRN
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    No dia 19 de junho de 2010, a cidade do Rio de Janeiro amanheceu sob a influência de um forte nevoeiro, que dificultava a visibilidade, interferindo no ritmo das atividades urbanas. O ar quente permaneceu acima da camada de ar frio, que ficou retida nas proximidades da superfície, favorecendo a concentração de poluentes. O que foi vivenciado nesta cidade é um fenômeno climático que pode ocorrer em qualquer época do ano, sendo mais comum no inverno. Nessa época, as chuvas são mais raras, dificultando, ainda mais, a dispersão dos poluentes, o que causa um problema ambiental.


    O fenômeno climático descrito no texto é conhecido como,

    Alternativas

    ID
    4058476
    Banca
    UNIMONTES
    Órgão
    Unimontes - MG
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    O efeito estufa é um processo natural e importante, pois é elementar para a vida humana. Sem ele, as médias de temperatura seriam inferiores a -15ºC, diminuindo drasticamente a diversidade de espécies no planeta. No entanto, a sua intensificação é considerada um resultado da ação humana sobre o meio ambiente e pode ocasionar a elevação das temperaturas, provocando terríveis consequências na lógica estrutural do planeta, na visão de alguns cientistas.
    Disponível em:<https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/09/Belmiro_de_Almeida_-_Arrufos%2C_188> . Acesso em: 29 out. 2019.

    Todas as alternativas contêm medidas corretas para se evitar a intensificação do efeito estufa no Brasil, EXCETO:

    Alternativas

    ID
    4072324
    Banca
    FUNDATEC
    Órgão
    Prefeitura de São Borja - RS
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Eventos críticos de poluição do ar são produtos de vários fatores, que incluem densidade industrial, condições climáticas e topografia da localidade. Tais eventos ocorrem geralmente em regiões de baixas altitudes ou vales. Esses fatores convergem com a exacerbação de emissões de gases e partículas poluentes para a “piora” aguda da qualidade do ar de determinada localidade, afetando drasticamente a qualidade de vida e saúde da população local em curto período. Um desses evento é conhecido como:

    Alternativas
    Comentários
    • Smog é o termo usado para definir a fumaça de poluição que se acumula na atmosfera dos grandes centros urbanos. A paisagem fica prejudicada pelo escurecimento do céu, os gases poluentes tendem a subir e formar uma densa neblina, que não permite a passagem completa dos raios solares.

    • Smog : Smoke + Fog

      Termo gringo, junção das palavras fumaça e neblina

    • Lembrei do CS. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK flw

    • Smog é o termo usado para definir o acúmulo da poluição do ar nas cidades que forma uma grande neblina de fumaça no ambiente atmosférico próximo à superfície. A palavra smog, aliás, é justamente a junção das palavras smoke (fumaça) e fog (neblina).

      Chuva ácida é um fenômeno atmosférico que ocorre especialmente em países com elevado nível de industrialização. Consiste na precipitação com elevada acidez, ou seja, a chuva possui grande concentração de ácidos como o dióxido de enxofre.

      Ilha de calor é um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural, por exemplo.

      O efeito estufa ou efeito de estufa é um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha é emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, os chamados gases do efeito estufa ou gases estufa.

    • Peaky Blinders


    ID
    4108297
    Banca
    FAINOR
    Órgão
    FAINOR
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Leia o texto a seguir e depois responda o que se pede:


    A modernização do campo em face da industrialização


        Traçado o quadro de mudanças em nossa recente história econômica, devemos lembrar que o campo não foi banido de nosso contexto econômico. A zona rural, agora subordinada aos interesses urbanos, orienta sua produção para a satisfação direta ou indireta da cidade...
           São atribuições do campo frente à configuração do Brasil urbano-industrial:
    •Produção de itens para a exportação;
    •Produção de matérias-primas para o setor industrial;
    •Produção de alimentos para o grande contingente populacional das cidades. 


     A urbanização e os problemas ambientais


        Até o final do século passado (Séc. XIX), as cidades brasileiras constituíram-se em meros centros comerciais e portuários que tinham como função principal a exportação dos produtos agrícolas para o mercado internacional.

        [...] E assim a cidade cresce, sua área aumenta, seus serviços tentam se expandir para atender as necessidades dessa população.

        No Brasil, esse processo foi extremamente acelerado: entre 1940 e 1980, mais da metade da população abandona o campo (somente 1/3 dela, atualmente, lá permanece) e vem se concentrar nas grandes cidades, sobretudo nas 9 maiores metrópoles (1/3 da população).A Grande São Paulo, sozinha, absorve 11% do total demográfico, concentrado em uma área de cerca de1% da área do País.

    (Adaptado de Geografia: Minimanual de Pesquisa. BERTELLO, Edélzia. Claranto Editora. Minas Gerais, 2003. Versão em CD Rom)


    Todas as alternativas abaixo coadunam com o sentido do texto, exceto:

    Alternativas
    Comentários
    • para essa questão é necessario saber que o campo está cada vez mais dependente da cidade, em virrtude da mecanização e da dependencia de insumos agricolas, como exemplo os inseticidas e questoes da bioteclogia. alm disso, percebe-se tbm a questao do aumento da concentração fundiaria

      D- incorreta, pois o Estado tem favorecido agroegocio, e a agricultura familiar que abastece o mercdo interno tem perdido espaço e n tem apoio do estado.


    ID
    4123159
    Banca
    COMPERVE
    Órgão
    UFRN
    Ano
    2007
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A maioria das grandes cidades brasileiras enfrenta problemas socioambientais que decorrem, dentre outros fatores, do acelerado crescimento urbano, acompanhado da carência de infra-estrutura. Dentre esses problemas, destaca-se

    Alternativas
    Comentários
    • A correta é a letra B, todas as outras trazem algum tipo de contradição.

      A- A concentração de poluentes aumenta a ocorrência de inversões térmicas.

      C- O congestionamento do tráfego urbano não é causado pelo amplo uso do transporte coletivo, muito pelo contrário.

      D- O acúmulo de lixo urbano em terrenos vazios aumenta a poluição das águas subterrâneas (lençóis freáticos)

    • a inversão térmica é sim causado pela poluição onde o ar quente é jogado pra cima e o ar frio fica em baixo 7

      causando a poluicão do ar,pois ar frio facilita o contágio de fungos, bactérias e vírus

    • a inversão térmica é sim causado pela poluição onde o ar quente é jogado pra cima e o ar frio fica em baixo 7

      causando a poluicão do ar,pois ar frio facilita o contágio de fungos, bactérias e vírus


    ID
    4136674
    Banca
    INEP
    Órgão
    IF Sul Rio-Grandense
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A queima de combustíveis fósseis condiciona diversos fenômenos atmosféricos ao meio ambiente.


    O fenômeno que está diretamente ligado a essa queima é

    Alternativas

    ID
    4136851
    Banca
    ULBRA
    Órgão
    ULBRA
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Em relação à saúde e ao saneamento básico, alguns dos fatores mais importantes são as condições ambientais presentes. Exemplo disso é o lugar ou o meio em que se vive; quando insalubre, pode ocasionar e transmitir várias doenças. Marque (V) verdadeiro ou (F) falso para as afirmações abaixo.


    ( ) A qualidade do ar, da água e do solo são fatores determinantes para a saúde das pessoas.

    ( ) A preocupação com o saneamento básico existe desde a Antiguidade a partir do surgimento e da expansão das cidades.

    ( ) A situação precária do saneamento básico nas cidades é o resultado do crescimento econômico concentrador de renda e do desenvolvimento social perverso.

    ( ) O problema de gestão não é acentuado nos municípios pequenos com até 50 mil habitantes.


    A sequência correta é:

    Alternativas

    ID
    4175074
    Banca
    Cepros
    Órgão
    CESMAC
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A poluição afeta a todos, ricos e pobres, com o efeito estufa e o buraco na camada de ozônio. Mas a poluição cotidiana afeta mais duramente os trabalhadores, que, intoxicados e ensurdecidos nos seus locais de trabalho, sob o efeito da poluição térmica das elevadas temperaturas dos altos fornos, perdem a cada semana parte de sua capacidade pulmonar por causa dos gases químicos, do pó da sílica e do asbesto.

    (MINC, Carlos. Ecologia e Cidadania. São Paulo, Editora Moderna, 200

    Sobre o tema abordado acima, é correto dizer que: 

    1) o asbesto é um tipo de pó, oriundo da trituração do granito e do gnaisse, muito empregado na construção civil, mas provoca a moléstia asbestose, que consiste numa fibrose hepática, com repercussões nos pulmões daqueles que o aspiram.
    2) muitos trabalhadores do setor secundário são expostos a processos intensivos de produção, sobre os quais, muitas vezes, não detêm qualquer controle, e cuja intensidade e duração são determinadas pela maximização dos lucros.
    3) com o acúmulo de gases, como o CO2, o óxido nitroso, o metano e o nitrato de prata, maior quantidade de calor é retida na atmosfera, acarretando o aumento da temperatura na baixa troposfera.
    4) os efeitos principais da radiação ultravioleta, em face da redução ou destruição do O3 estratosférico, recaem sobre a saúde dos seres humanos, a vida marinha e a vegetação, posto que o ozônio atua como um filtro para essa radiação.
    5) numa região intensamente industrializada, a poluição atmosférica aumenta exponencialmente, atingindo a saúde humana, quando sistemas atmosféricos convectivos se instalam sobre ambientes urbanos.

    Está(ão) correto(s)

    Alternativas

    ID
    4185076
    Banca
    INSTITUTO AOCP
    Órgão
    IF-BA
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Uma população vivendo em situação de extrema pobreza em uma cidade pode estar em situação de risco. Como o espaço também é produzido por essa camada da sociedade, este se sujeita a situações que podem favorecer a iminência de desastres ou de riscos à saúde, dentre outros. São riscos mais comuns a que estão sujeitas as pessoas morando nessas áreas, EXCETO

    Alternativas
    Comentários
    • A única alternativa que não são riscos mais comuns a que estão sujeitas as pessoas morando nessas áreas, é a alternativa:

      a) tremores de terra ou terremotos.

      Pois todas as outras alternativas são riscos mais comuns nessas áreas sujeita a situações que podem favorecer a iminência de desastres ou de riscos à saúde

    • Gabarito: A) tremores de terra ou terremotos.

      Não há relação entre viver em extrema situação de pobreza com risco de terremotos, que é um fenômeno natural.

    • Terremoto quando vem........ Pega todos.