SóProvas


ID
2990686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca dos biomas brasileiros e de interferências antrópicas nesses biomas, julgue o item subsecutivo.


A expansão de fronteiras agrícolas é a principal forma de degradação por ação antrópica que acomete atualmente o cerrado, savana mais rica do mundo em diversidade biológica.

Alternativas
Comentários
  • A expansão agrícola de grãos, em especial a soja, tem sido o principal impacto antrópico sobre o cerrado brasileiro, considerado um hotspot de diversidade biológica, o que confere ao bioma a qualidade de savana mais rica do mundo.

  • antrópica: região transformada(desmatada) pelo homem.

  • O Cerrado é a savana mais rica o mundo, o principal fator de degradação é a ação antrópica por meio de expansão agrícola da soja.

  • CERRADO: RIQUÍSSIMA BIODIVERSIDADE -> savana mais rica em biodiversidade do mundo.

  • Originalmente, o cerrado se estendia por aproximadamente 2 milhões de km², mas cerca de 40% de sua área nativa já foi desmatada.

    É considerado muito parecido com a savana africana.

    Na segunda metade do século XX, o Cerrado foi palco da expansão da principal fronteira agrícola brasileira, que é a área por onde a agropecuária começa a avançar quando precisa de novas áreas cultiváveis de pastagem. Por causa dessa expansão, a região foi bastante afetada por atividades econômicas. Como o Centro-Oeste ainda é o polo mais ativo do agronegócio brasileiro, ainda há a necessidade de recuperação de áreas desmatadas ou degradadas pelas pastagens da região.

    É importante ainda destacar que a expansão de fronteiras agrícolas é a principal forma de degradação por ação antrópica que acomete atualmente o cerrado.

    Resposta: Certo

  • Os hotspots representam as áreas naturais do planeta Terra que possuem uma grande diversidade ecológica e que estão em risco de extinção

     No Brasil há 2 hotsposts : mata atlântica e cerrado

  • CERRADO

    É o segundo maior bioma da América do Sul e o segundo maior bioma do Brasil, compreendendo cerca de 22% do território brasileiro. Caracteriza-se por ser uma região de savana, estendendo-se por cerca de 200 milhões de quilômetros quadrados. Possui uma formação vegetal de grande biodiversidade e grande potencial aquífero, no entanto, é considerado atualmente o segundo bioma do Brasil mais ameaçado.

    [...]

    Flora e Vegetação:

    O Cerrado é reconhecido como a savana com maior biodiversidade do mundo, abrigando cerca de 11.627 espécies de plantas nativas, sendo, aproximadamente, 4.400 espécies endêmicas (existentes apenas nesse bioma). Em razão da sua extensão, o bioma Cerrado não possui uma fitofisionomia (aspecto da vegetação de uma região) única. A vegetação é bastante diversificada, variando de formas campestres, como os campos limpos, a formações florestais densas, como os cerradões. Os fatores que possibilitam essa variedade de fisionomias está relacionado com os tipos de solo, tipos de clima e tipos de relevo nas regiões que abrigam o Cerrado.

    [...]

    Produção de BIOCOMBUSTÍVEIS:

    A partir de 2005, o cultivo de cana-de-açúcar para a produção de biocombustíveis tornou-se um novo fator de transformação da paisagem do cerrado. (CERTO)

    [...]

    Questões Cespianas:

    1} O cerrado é comumente chamado de berço das águas devido à quantidade de nascentes encontradas nos seus limites e à sua contribuição hídrica às principais bacias hidrográficas da América do Sul.(CERTO)

    2} A expansão de fronteiras agrícolas é a principal forma de degradação por ação antrópica que acomete atualmente o cerrado, savana mais rica do mundo em diversidade biológica.(CERTO)

    *Em outras palavras,

    ➥ A expansão agrícola de grãos, em especial a soja, tem sido o principal impacto antrópico sobre o cerrado brasileiro, considerado um hotspot de diversidade biológica, o que confere ao bioma a qualidade de savana mais rica do mundo.

    [...]

    ____________

    Fontes: Brasil Escola; Alunos do Projetos Missão; Colegas do QC; Questões da CESPE.

  • Questão CERTA

    A expansão de fronteiras agrícolas é a principal forma de degradação por ação antrópica que acomete atualmente o cerrado, savana mais rica do mundo em diversidade biológica.

    Ação Antrópica = Ações realizadas pelo homem.

    Cerrado = Extremamente rico em biodiversidade.

  •  é um importante bioma e também um domínio morfoclimático brasileiro, sendo o segundo maior em área original do Brasil, perdendo somente para a Amazônia. É também umas das paisagens mais ricas do país e do mundo em termos de espécies vegetais e animais. No entanto, toda essa riqueza e importância não impediram que esse domínio natural fosse gradativamente devastado pelas atividades humanas.

    O processo de degradação do Cerrado intensificou-se a partir da década de 1970, quando o avanço das tecnologias na produção permitiu a expansão da fronteira agrícola para o interior do Brasil, de modo que boa parte das áreas naturais fosse substituída por lavouras, a maioria de soja voltada para a exportação.

    Atualmente, restam somente 20% da vegetação original do Cerrado, que ainda conta com um índice de desmatamento duas vezes superior ao sofrido pela Amazônia, totalizando uma média de três milhões de hectares ao ano, conforme dados da ONG Conservação Internacional. Caso a exploração continue nesse ritmo, até 2030 o bioma Cerrado estará totalmente extinto, levando consigo todas as suas espécies, algumas ameaçadas de extinção.

    Além da expansão das atividades agropecuárias, outro motivo para o aumento do desmatamento do Cerrado é o uso intensivo de seus recursos naturais, notadamente a madeira das árvores. Como as árvores apresentam troncos com casca grossa e resistente, geralmente elas são utilizadas como matéria-prima para a produção de carvão, pois esse tipo de madeira demora mais para queimar e é mais resistente.

    Para piorar esse cenário, há o problema das queimadas. Naturalmente, elas sempre existiram no Cerrado e fazem parte dos ciclos de renovação e brotamento de novas sementes. Mas quando intensificadas pela ação humana, elas prejudicam os solos e impedem a renovação da floresta, consumindo as árvores e deixando o ambiente inadequado para as espécies vegetais e animais.

  • É sério que o Cerrado é mais rico em biodiversidade que a AMAZÔNIA ? pqp.. tenho que voltar pro colégio

  • Beta Concursado, o Cerrado é a SAVANA de maior biodiversidade do mundo. A Floresta Amazonica não é uma Savana. Acredito que esta volta será proveitosa pra você.

  • A expansão de fronteiras agrícolas é a principal forma de degradação por ação antrópica que acomete atualmente o cerrado, savana mais rica do mundo em diversidade biológica. Está correta!

  • A questão acima tem como tema o Cerrado e sua exploração econômica junto com seus problemas ambientais. Nela, o candidato precisa julgar uma afirmação que aponta que a expansão de fronteiras agrícolas vem causando uma devastação intensa no Cerrado, que segundo a assertiva, é a savana mais rica do mundo em diversidade biológica.

    É importante destacar que até 1970, o Cerrado, uma savana rica em biodiversidade, era um bioma praticamente preservado e sem muita influência antrópica. Essa condição se deve a dois fatores: primeiro que o solo do bioma era bastante ácido, o que inviabilizava qualquer prática agrícola ali; segundo que a região do Cerrado não era tão ocupada, já que o processo de Marcha para o Oeste ainda estava em fase inicial, graças à construção da nova capital Brasília (1960). 

    Essa condição ambiental que se encontrava o Cerrado passa a mudar com a implantação da Revolução Verde no país. Esse processo visava trazer tecnologias do campo (tratores, máquinas agrícolas, agrotóxicos, fertilizantes, corretivos de solos, sementes transgênicas e herbicidas) para a estrutura agrária brasileira, com o objetivo de aumentar a produtividade agrícola do país.

    Com a chegada dessas inovações, alguns problemas do bioma foram sanados: a acidez do solo foi corrigida pelo método de calagem e a sazonalidade do clima Tropical foi resolvida graças aos grandes e robustos pivôs centrais, que realizavam a irrigação do solo através da água existente nos níveis freáticos do bioma.

    Com o oferecimento de terras à agricultores e pecuaristas oriundos, sobretudo da Região Sul, além do crédito oferecido pelo Estado através de programas como o POLOCENTRO (Programa de Desenvolvimento do Cerrado), o Brasil nomeou o Cerrado como o novo celeiro agrícola do país, situação que perdura até os dias atuais, com o predomínio de grandes monoculturas de soja e cana-de-açúcar e a criação intensa de gado no bioma.

    Com essa especialização produtiva imposta pelo Estado, o Cerrado teve um grande aumento em seus índices de desmatamento e devastação. Estima-se que mais da metade da vegetação nativa presente no bioma já tenha sido destruído. Além disso, dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontam que menos de 1% das reservas ambientais do bioma são áreas de preservação permanente (APP's) - que por lei não podem ser explorados-.

    Isso gera impactos graves e irreversíveis para o bioma e para o território brasileiro em si. Primeiro que a vegetação nativa do Cerrado é conhecida por ser "a caixa d'água do Brasil" - uma vez que grande parte das nascentes de grandes rios brasileiros estão no bioma cerradeiro. Segundo que a vegetação do bioma tem raízes profundas, que levam facilmente a água das chuvas para os níveis freáticos que recarregam os rios no período de secas. Com o desmatamento e a substituição da vegetação nativa por monoculturas de soja e cana-de-açúcar, o solo perde capacidade de infiltração o que diminui a quantidade de água nos níveis freáticos, que por ventura, reduz a capacidade de recarregamento dos rios, levando à diminuição em seus níveis de água, levando à crises hídricas que afetam a produção de energia elétrica, ao desabastecimento de residências e a dificuldade na agricultura, afetando a produção e aumentando a inflação dos preços de alimentos.

    Portanto, a assertiva está CERTA.