SóProvas


ID
2990785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando a teoria da deriva continental, julgue o item a seguir.


Há aproximadamente 200 milhões de anos, existia um supercontinente ao sul da linha do equador denominado Gondwana.

Alternativas
Comentários
  • Gondwana foi um supercontinente que existiu ao sul da linha do Equador, por volta de 200 milhões de anos atrás, durante o Período Triássico, que incluía a junção de terras dos atuais continentes da Antártida, América do Sul, África, Índia, Austrália, Nova Zelândia, Madagascar, Nova Guiné, Nova Caledônia, além das Ilhas Seicheles.

    O supercontinente de Gondwana se originou da separação com as terras ao norte do Equador, e que deram origem ao supercontinente Laurásia, a partir da fragmentação do megacontinente chamado Pangeia (do grego Pan = todo, Gea = Terra), que significa “todas as terras”, ou “terras unidas”, que existiu há ± 540-200 milhões de anos, do Período Cambriano ao Permiano, durante a Era Paleozóica.

  • Gabarito: Certo.

  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação sobre a história geológica do Planeta Terra com ênfase na formação territorial dos continentes e da superfície terrestre.

    Nela, é afirmado que há 200 milhões de anos, existia um supercontinente ao sul da Linha do Equador que era chamado de Gondwana.

    Primeiramente, é importante ressaltar que a formação territorial dos continentes que conhecemos atualmente passou por um longo processo de transformação. Essa modificação é melhor explicada pela teoria da Deriva Continental, que foi proposta pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, em 1912, e que explica a formação dos continentes do Planeta. 

    Para o estudioso, as terras emersas do Planeta formavam um único continente - chamado de Pangeia -, que com o passar do tempo geológico, se fragmentou e formou os continentes conhecidos como Laurásia e Gondwana, conforme mostrado no mapa abaixo:
    A FORMAÇÃO CONTINENTAL DO PLANETA TERRA
    O que é Pangeia e como a Teoria da Deriva Continental explica sua  fragmentação | Hypeness – Inovação e criatividade para todos.
    Fonte: Hypness.com

    Conforme podemos ver no mapa acima, há 200 milhões de anos atrás, a Pangeia se dividiu em dois supercontinentes: A Laurásia - ao norte da Linha do Equador - e a Gondwana - ao Sul da Linha do Equador -. Ao longo do tempo, houve uma separação do supercontinente a partir da movimentação das placas africana e sul-americana, que separou os dois continentes, e formou o Oceano Atlântico entre as duas porções territoriais.
    Portanto, a afirmação está CERTA.