-
GABARITO: CERTO
===> a questão social é entendida através dos conjuntos de relações históricas, entendendo, dessa forma, a relação entre os indivíduos.
Força, guerreiros(as)!!
-
Concretas? Se fosse, bastava ver o que o individuo possui "visivelmente" e tudo estaria certo.
-
Sinto falta de professor para fazer comentários nas questões específicas da area de serviço social. Tenho assinatura em outro site, é a mesma coisa. Pouquissímas questoes e nunca tem comentario de professor.
-
Sinto falta de professores comentando sobre as questões de serviço social , o qconcurso poderia pelo menos indicar a referencia bibliografica pra gente procurar. Pq essa questão, pra mim está totalmente errada!
-
Fonte da questão está no artigo: Questão social e direitos. Elaine Beringh
Lá diz exatamente o que a questão trás e sim "indivíduos em suas relações concretas".
-
Texto da Behring > Questão Social e Direitos > livro do CFESS > p. 11
"Estabelecer as relações entre questão social e direitos implica no reconhecimento do indivíduo social com sua capacidade de resistência e conformismo frente às situações de opressão e de exploração vivenciadas; com suas buscas e iniciativas (individuais e/ou coletivas) para enfrentar adversidades; com seus sonhos e frustrações diante das expectativas de empreender dias melhores. Trata-se, portanto, de pensarmos a vida e os indivíduos em suas relações concretas e densas de historicidade. E, nesse sentido, trata-se de apreender a assertiva de que a essência humana encontra-se no conjunto das relações sociais historicamente determinadas. Assim, podemos admitir o indivíduo como um ente singular e genérico, não somente partícipe de uma espécie, mas produtor de seu gênero, determinado pelas suas múltiplas interações e pelo seu tempo histórico."
-
Estabelecer as relações entre questão social e direitos implica no reconhecimento do indivíduo social com sua capacidade de resistência e conformismo frente às situações de opressão e de exploração vivenciadas; com suas buscas e iniciativas (individuais e/ou coletivas) para enfrentar adversidades; com seus sonhos e frustrações diante das expectativas de empreender dias melhores. Trata-se, portanto, de pensarmos a vida e os indivíduos em suas relações concretas e densas de historicidade. E, nesse sentido, trata-se de apreender a assertiva de que a essência humana encontra-se no conjunto das relações sociais historicamente determinadas. (pg. 11 último paragrafo)
A questão aparenta está errada por causa da palavrinha concreta. Mas, ela está certa.
No contexto do artigo Behring e Santos estão falando da situação "crua" do indivíduo. Esse concreto diz respeito a situação imediata do indivíduo, sem entender ele através da subjetividade e sim objetividade, daí sim, a ESSÊNCIA do ser humano no conjunto das relações sociais historicamente.
GABARITO: CERTA