SóProvas


ID
2991427
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

            Água líquida escoa, em regime permanente, através de um duto rígido. A área da secção transversal na entrada do duto é igual a A e, na saída, é igual a B.

A partir dessas informações, julgue o item a seguir, sabendo-se que, em relação a um fluido incompressível em regime permanente, a lei de conservação de massa ao longo de um volume de controle pode ser expressa pela equação da continuidade.


Se as secções transversais da entrada e da saída do duto forem círculos e o diâmetro da secção de saída for igual a ¼ do diâmetro da secção de entrada, então a velocidade de escoamento na entrada do duto será igual a dezesseis vezes a velocidade de escoamento na saída do duto.

Alternativas
Comentários
  • Velocidade de escoamento na entrada (saída) do duto será igual a dezesseis vezes a velocidade de escoamento na saída do duto.

    Menor o diâmetro maior a velocidade do escoamento.

  • Basta utilizar a fórmula v1A1=v2A2, sendo A= pi*d^2/4

    Substituindo A1 por pi*d^2/4 e A2 por pi*((d/4)^2)/4 obtemos que v1=v2, então a afirmação está incorreta.

  • Errado! É o oposto! Quanto menor a área de seção transversal, maior a velocidade de escoamento .Isso ocorre devido ao fato de que não há acúmulo de massa (incompressibilidade) no interior do volume de controle.

  • a velocidade na saída será 16 vezes a velocidade na entrada, a assertiva afirma o contrário.