SóProvas


ID
2991991
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP) utiliza medicamentos antirretrovirais que agem evitando a sobrevivência e a multiplicação do vírus no organismo e, por isso, deve ser iniciada o mais rápido possível. É oferecida gratuitamente pelo SUS.

Com base nesse fato, a recomendação correta sobre o tempo de início do tratamento com antirretroviral em casos de suspeita de infecção pelo HIV é de preferencialmente nas duas primeiras horas após a exposição ao vírus e no máximo em até

Alternativas
Comentários
  • PEP = 2 primeiras horas após exposição ao vírus até 72 horas

  • As situações de exposição ao HIV constituem atendimento de urgência, em função da necessidade de início precoce da profilaxia para maior eficácia da intervenção. Não há benefício da profilaxia com antirretrovirais ARV após 72 horas da exposição.

    Nos casos em que o atendimento ocorrer após 72 horas da exposição, não está mais indicada a profilaxia ARV. Entretanto, se o material e o tipo de exposição forem de risco, recomenda-se acompanhamento sorológico.

    Ou seja, a profilaxia após a exposição ao HIV deve ser iniciada o mais precocemente possível, tendo como limite as 72 horas subsequentes à exposição.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. – Brasília: Ministério da Saúde, 2017.




  • Trata-se de uma urgência médica, devendo ser iniciada o mais rápido possível - preferencialmente nas

    primeiras duas horas após a exposição e no máximo em até 72 horas.

    -A duração da PEP é de 28 dias e a pessoa exposta deve ser acompanhada pela equipe de saúde