SóProvas


ID
2992036
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo guia para uso de hemocomponentes do Ministério da Saúde, publicado em 2015, a transfusão de sangue e hemocomponentes é uma tecnologia relevante na terapêutica moderna. Usada de forma adequada em condições de agravos da saúde, pode salvar vidas e melhorar a saúde dos pacientes.

O arsenal terapêutico no suporte hemoterápico não inclui

Alternativas
Comentários
  • Principais hemocomponentes disponíveis como arsenal terapêutico são: Concentrado de hemácias (CH), Concentrado de plaquetas (CP), Plasma fresco congelado (PFC), Plasma isento do crioprecipitado (PIC), Plasma fresco congelado de 24 horas (PFC24), Crioprecipitado (CRIO) e Concentrado de granulócitos (CG). Do PFC pode-se obter a albumina, globulinas e concentrado de fatores de coagulação. Logo, a albumina é uma proteína plasmática natural obtida a partir do plasma de doadores.

    Os aminoácidos não fazem parte do arsenal terapêutico no suporte hemoterápico. Portanto somente a letra A traz um componente que não faz parte do arsenal terapêutico.

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Guia para uso de hemocomponentes / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada e Temática. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.