SóProvas


ID
2992810
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Conforme o princípio orçamentário da exclusividade, a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo nesta proibição:

Alternativas
Comentários
  • A - A autorização para a abertura de créditos suplementares e a contratação de operações de crédito.

  • CF

    Art. 165.

    § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

  • Exceções aos princípio da exclusividade (a LOA só prevê receitas e fixa despesas): a autorização para a abertura de créditos suplementares (1) e a contratação de operações de crédito (2).

  • Gab: A

    > A LOA não poderá conter matéria estranha a previsão das receitas e à fixação das despesas.

    > Exceção: autorização de créditos suplementares e operação de créditos (se assemelham empréstimos que o ente contrai para aumentar suas receitas), inclusive por antecipação de receita orçamentária (ARO).

  • (Banca: CESPE Órgão: TRE-MT Prova: Analista Judiciário - Contabilidade)

     

    O princípio orçamentário da exclusividade visa impedir a prática, muito comum no passado, da inclusão de dispositivos de natureza diversa de matéria orçamentária, ou seja, previsão da receita e fixação da despesa, não se incluindo, na proibição, a autorização para abertura de créditos suplementares e a contratação de operações de crédito, até mesmo por antecipação de receita orçamentária (ARO), nos termos da lei. Além disso, as leis de créditos adicionais também devem observar esse princípio.(CERTO)

  • O que quebra o princípio da exclusividade: "comprar suplemento no credito"

    1 - abertura de crédito suplementares;

    2- contração de operações de crédito.

  • Exceção ao princípio da exclusividade: autorização de créditos suplementares e operação de créditos (se assemelham empréstimos que o ente contrai para aumentar suas receitas), inclusive por antecipação de receita orçamentária (ARO).

    Exceção ao princípio da unidade: especial e extraordinário (aberto nos últimos 4 meses)

  • GABARITO: LETRA A

    Princípio da exclusividade:

    De acordo com o § 8o do art. 165 da Constituição Federal, a Lei Orçamentária Anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para a abertura de créditos suplementares e contratações de operações de crédito, ainda que por antecipação de receitas, nos termos da lei.

    A Lei de Orçamento deverá tratar apenas de matéria financeira, excluindo-se dela qualquer outro dispositivo estranho. Assim, não pode o texto da lei orçamentária instituir tributo, por exemplo, nem qualquer outra determinação que fuja às finalidades específicas de previsão de receita e fixação de despesa.

    FONTE:  Orçamento Público, Afo e Lrf - Teoria e Questões - Série Provas & Concursos - Augustinho Paludo.

  • Questão trata de princípios orçamentários. Especificamente sobre as exceções ao princípio orçamentário da exclusividade.

    O objetivo desse princípio é evitar as “caudas orçamentárias" e os “orçamentos rabilongos". Evitar que outros dispositivos (estranhos à previsão da receita e à fixação da despesa) peguem carona no processo legislativo especial do orçamento (mais célere que o processo legislativo ordinário).

    Por isso que, em regra, a Lei Orçamentária Anual (LOA) não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. Mas existem exceções. Além da previsão de receitas e fixação de despesas, também poderão estar na LOA:

    Autorização para abertura de créditos adicionais suplementares;

    Autorização para contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita orçamentária (ARO).

    É isso que prevê o artigo 165, § 8º, da Constituição Federal:

    Art. 165, § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

    Portanto, a alternativa correta é a alternativa A.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • art. 165, & 8o. CF-88 Princ. da EXCLUSIVIDADE

    Bons estudos.