GABARITO : LETRA C
A Síndrome da Bexiga Hiperativa (BH), patologia do trato urinário inferior . Caracteriza-se como “urgência urinária, geralmente acompanhada de frequência e noctúria, com ou sem incontinência urinária de urgência, na falta de infecção do trato urinário . Sua desordem afeta o sistema parassimpático podendo interferir no esvaziamento vesical, levando contrações involuntárias do detrusor quando a bexiga não está inteiramente repleta.
Um dos tratamentos é a eletroestimulação do nervo tibial posterior.(Atua como método não invasivo ). Este nervo possui fibras motoras e sensitivas que derivam do sistema nervoso parassimpático. O nervo tibial posterior é ramificação do nervo ciático que nasce nas raízes medulares entre L4 a S3. Estudos encontraram que, ao estimular o nervo tibial posterior, ocorre diminuição da atividade detrusora, gerando inibição da atividade vesical.
Essa técnica tem como objetivo modular os estímulos que chegam à bexiga e é considerada uma forma periférica de estimulação sacral. O impulso elétrico, de forma retrógrada, através do nervo tibial posterior, atinge o plexo hipogástrico e chega até o detrusor, diminuindo essas contrações.
Força Guerreiros (as) !!!