SóProvas


ID
2993527
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente DPOC com hipercapnia, em ventilação mecânica com tubo orotraqueal n° 9,0, foi avaliado pelo fisioterapeuta, que identificou que o paciente estava fazendo uma auto-PEEP de 15. Assim, para reverter este processo de auto-PEEP, a PEEP extrínseca deverá ser regulada em

Alternativas
Comentários
  • gabarito C

    edital verticalizado grátis para ajudar você: blog.organizeconcursos.com.br

  • GABARITO C

    A PEEP extrínseca (PEEPe) pode ser utilizada nos pacientes portadores de DPOC, para contrabalançar a PEEP intrínseca (PEEPi) secundária à limitação ao fluxo aéreo expiratório. Embora ainda não existam dados suficientes para uma recomendação específica sobre o ajuste do seu valor ideal, o uso de PEEPe em valores próximos aos da PEEPi (estática) mensurada (não maior que 85% dela), parece reduzir o trabalho respiratório sem causar aumento da hiperinsuflação e do volume pulmonar expiratório final. Visto que os efeitos da PEEPe não são sempre reprodutíveis em todos os pacientes, variações do volume pulmonar expiratório final devem ser monitoradas a fim de se evitar piora da hiperinsuflação dinâmica. Para isso, a medida da pressão de pausa (platô inspiratório) é recomendada e pode ser usada para titulação da PEEPe, objetivando-se manter valores inferiores a 30 cmHO. A aplicação da PEEPe deve levar em conta a PEEPi medida após a otimização dos ajustes iniciais.

  • Alternativa C

    De acordo com as Diretrizes Brasileira de Ventilação Mecânica, para reverter o processo de Auto-PEEP, a PEEP extrínseca deverá ser regulada entre 70-85% da Auto-PEEP.