-
Alguem pode explicar por favor
-
"Política parece ser algo que está lá fora, mas na verdade, fazemos política por minuto em nossas vidas diárias.
Pode não ser a política partidária, que depende de compartilhar e praticar a ideologia de um determinado partido político. Pode não ser a política de cargos eletivos, que depende de disputar as eleições e exercer mandato.
Na verdade, a política está mais perto de nós do que pensamos.
Fazemos política conforme o modo pelo qual nos relacionamos com o mundo. Se decidimos ser simpáticos ou antipáticos com as pessoas nas ruas, no trabalho ou na família, estamos escolhendo nossa política de relacionamento. Se somos colegas de trabalho leais ou se somos do tipo que “puxa o tapete” para ganhar espaço, estamos escolhendo nossa política de boa (ou má) vizinhança. Se cumprimos nossas funções no trabalho ou “matamos” o serviço estamos escolhendo nossa política profissional. Se somos íntegros ou dúbios estamos escolhendo nossa política de caráter. Se participamos de grupos ou não estamos escolhendo nossa política social."
Fonte:
Some-se ao texto o fato do entrevistado ser o economista-chefe do Banco Interamericano de Investimento. Ou seja, ele está sendo político ao enaltecer o país (a maior economia da América Latina) com o qual pretende aumentar as relações.
-
boba cipó
-
Nada com nada.
-
Não tem explicação, é o que o examinador quer. Não tentem justificar.
-
O que o político faz? Tenta "se dar bem" com todo mundo. Mesmo que tenha uma notícia ruim para dar, vai falar de um jeito positivo.
Faz elogios, beija as criancinhas, está sempre rindo, simpático, independente das reais intenções dele.
Foi o que os EUA fizeram, elogiaram o Brasil antes de dizer que querem recolonizar nosso país.
Mas a FGV em interpretação costuma ser bem complicada.
-
Acredito que a lógica para acertar essa questão é lembrar da organização política (dos países) e seus blocos econômicos tais como: Mercosul, união européia....
Daí associei: (Brasil) maior economia da América latina com Mercosul, bloco político e econômico.
Espero ter ajudado... apenas minha humilde opinião.
-
1. A palavra política não se restringe unicamente pela atividade exercida por membros dos poderes executivo e legislativo dos países.
2. Política é toda e qualquer forma de relacionamento. Ser político, basicamente, significa aquele que se relaciona que participa. Ou seja, de um modo ou de outro, todas as pessoas realizam diversos tipos de política todos os dias.
Política= ações referentes à vida em sociedade
Gabarito: A
-
Parem de tentar explicar kkkkkk tem como explicar essas droguices da FGV n
-
A questão pedia a resposta política (CIÊNCIA DO PODER) que foi dada. O repórter perguntou de maneira desdenhosa. Ao que o economista respondeu exaltando a economia brasileira. Isso é política.
-
Como diz o prof. Alexandre Soares, se não estiver em conexão com Jesus Cristo na hora da prova, esquece. Acertar as questões de gramática é o que nos resta.
-
Gab. A - declarar que o Brasil é a maior economia da América Latina;
-
Essa questão da FGV, olhaaaaaa, tem que ser um neurônio do examinador, no ato da sinapse, para entender o que esse infeliz pensou!
Entrevistador: O que os americanos podem querer do Brasil?
Economista: Obviamente, lhes interessaria ter melhor acesso à maior economia da América Latina. O Brasil tem uma enorme complementaridade com a economia americana, em especial no setor industrial.
O economista entrevistado dá uma resposta política à pergunta feita; a marca dessa preocupação está em:
A) declarar que o Brasil é a maior economia da América Latina. Ok... Faz sentido ser o GABARITO, só que, a partir do momento que o examinador diz que há uma preocupação, o infeliz está dizendo que algo merece um destaque.
C) destacar a importância das negociações no setor industrial
--> Entendo que um político gosta de ser demagogo, elogia, destaca os valores do outro em prol de um interesse próprio. Aí, vem a banca, com sua questionável capacidade de síntese, e diz: a marca dessa preocupação (ou seja, há um preocupação, algo que merece destaque...)
--> Se há uma resposta política, há bajulação? Há: a maior economia da América Latina...
--> Se há uma marca dessa preocupação, ela está em qual opção? Na alternativa C....
Agora, amado examinador, se tu querias a alternativa A, para que puseste a porcaria da frase: " a marca dessa preocupação", seu infeliz?!
-
O que eu n entendi foi: " a marca dessa preocupação"
-
Na maioria das vezes, as questoes da FGV tem 2 gabarito. No restante, nao tem nenhum.
-
Eu pensava que o Brasil ser a maior economia do país era um fato objetivo, não uma questão de política. Se alguém declarar que os EUA são a maior economia do mundo está sendo político? Não, só estão constatando um fato.
-
GABARITO: A
-
Galera, zerei a vida, acertei duas questões em seguida da FGV. Já posso entrar para a Academia Brasileira de Letras, onde faço a inscrição para tal? Hahahahahahaha
-
FGV infelizmente eu não consigo te compreender.
-
Eu queria apenas a justificativa do gabarito dessa questão pela própria FGV
-
Extrapolou
-
Obviamente, lhes interessaria ter "melhor" acesso à maior economia da América Latina .
E com essa parte a alternativa correta seria a letra D, pois se eu quero algo "melhor" é porque eu já possuo algo inferior, mas possuo.
-
'O Brasil tem 25 milhões de crianças de rua'.
-
Claro, o economista está muito preocupado em dizer que o Brasil tem a maior economia da américa latina em sua resposta. Ajude-me, xerife. Ajude-me!!!
-
Resposta política tem o mesmo sentido de subjetividade do economista. O fato dele qualificar a economia brasileira demonstra sua subjetividade, portanto, letra A.
Há diversas questões da banca nessa mesma temática.