-
"Ainda indico etiquetar o que tem em cada um e o dia em que foi preparado”
"tem em" "o dia em" remete paralelismo
-
O texto é esse:
“Potes de vidro transparentes e em formatos quadrado e retangular, para encaixar nos cantos da geladeira, são os melhores para guardar as sobras de comida. Ainda indico etiquetar o que tem em cada um e o dia em que foi preparado”. (Márcia Primo Costa)
-
FGV com o texto já complicado, imagine sem. kkkkk
-
Acho que nem os professores do qc conseguem decifrar a Fgv pq quase nunca tem comentário
-
Gente a B, C e E estão erradas pois nao fazem parte de um mesmo raciocínio, elas nao se complementam nem estão em um mesmo sentido lógico. Vejam que, além da frase "para encaixar.." estar intercalada, podendo ser retirada sem mudar nenhum sentido, ainda possui outra função. Assim:
"Potes de vidro transparentes e em formatos quadrado e retangular, para encaixar nos cantos da geladeira, são os melhores para guardar as sobras de comida"
"transparentes e em formatos" estão caracterizando os potes de vidro, já "para encaixar.." está dando uma finalidade os potes, nao possuindo uma mesma função. Paralelismo é o que o correm aqui:
" Ainda indico etiquetar o que tem em cada um e o dia em que foi preparado”
Etiquetar o que? O que tem e o dia em que foi preparado. Têm a mesma função e complementam o mesmo sentido.
Espero tem ajudado.
-
Errei a questão e fui tentar solucioná-la.
Questão de paralelismo sintático.
.
Paralelismo sintático ocorre quando dois termos ou mais estão ligados a uma mesma expressão (exclui B, C, E) e são equivalentes sintaticamente (exclui A).
.
Ex. Não sabe se é bom ou se é ruim. - Complementa a ideia da verbo saber, são objetos diretos.
.
Fonte. M. Rosenthal. Gramática p Concursos.
-
Aprendi sobre paralelismo respondendo questões da banca FCC. Respondi essa questão usando a transitividade dos verbos, a existência de algum artigo definido ou indefinido... Para saber se existe paralelismo é necessário saber se ambos os complementos pedem preposição ou se ambos são transitivos diretos. Para haver paralelismo é necessário haver sincronia total.
-
Gabarito: D
Ainda indico etiquetar
o que tem em cada um e
Ainda indico etiquetar
o dia em que foi preparado
Dois termos ligados a uma mesma expressão = paralelismo sintático.
-
Não sei se estou certo, mas dentre as alternativas a única em que os termos apresentam a mesma função sintática está na letra D.
segue meu raciocínio...
D - o que tem em cada um (Oração Sub. Adjetiva Restritiva) / o dia em que foi preparado (Oração Sub. Adjetiva Restritiva);
Referindo-se a alimento/Comida.
-
-
Será que é necessário uma terapia?
-
isso só pode ser maconha