SóProvas


ID
2993665
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“O Museu Nacional anunciou, nesta sexta-feira (19), que conseguiu resgatar o crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas. A peça é uma das mais emblemáticas do acervo incendiado em 2 de setembro. O crânio foi encontrado fragmentado, mas a restauração é possível, segundo os cientistas. A reconstrução depende de repasse de verba do Governo Federal para reabrir o laboratório do museu, que é gerido pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)...”
(UOL Notícias, 20/10/2018)
A importância do achado se deve ao fato de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Discordo do gabarito, uma vez que, na minha opinião, o achado se mostra mais importante por ser o fóssil humano mais antigo das Américas, como o próprio texto afirma.

    Afinal, se a "peça é uma das mais emblemáticas do museu" significa que ela não é a mais emblemática e que há outras peças também emblemáticas...

    Porém, para a FGV a importância do achado se deve porque a peça é uma das mais emblemáticas do museu e não pq é a MAIS ANTIGA das Américas....

    "Não pare até que tenha terminado aquilo que começou". - Baltasar Gracián.

    Bons estudos!

  • GABARITO: LETRA D

    O Museu Nacional anunciou, nesta sexta-feira (19), que conseguiu resgatar o crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas. A peça é uma das mais emblemáticas do acervo incendiado em 2 de setembro

    ===> vamos analisar: Temos uma notícia do museu, referente ao incêndio, logo foi ESPECIFICADO.

    ===> foi achado uma das peças mais importantes do museu, o que demonstra a importância desse achado.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas e não um dos.

  • Mas Wilder, se é o fóssil humano mais antigo, podemos dizer que é um dos fósseis mais antigos, já que a alternativa não especifica humano.

  • Bruno ávila, o texto não fala que é um dos fósseis mais antigos do Brasil.

    Ele É O MAIS ANTIGO.

    Vamos tentar entender a forma de cobrar da banca, só temos a ganhar.

  • Bruno Ávila, a letra E (ser um dos fósseis mais antigos das Américas.), não afirma que é um fóssil humano. Sendo assim, sabemos que existem fósseis na América com milhões de anos.

  • Fiquei na dúvida entre a D e E. Percebam que o texto está envolvendo as palavras incêndio e o que foi achado posterior a tragédia. A letra E traz a informação importante apenas do ponto de vista histórico, e não está relacionado diretamente com o incêndio e ao quase que milagre de ter sido encontrado depois.

  • Gente, não precisam se preocupar em entender a questão, fiz esse concurso para outro cargo, e na minha prova, a banca considerou como sendo o gabarito a letra E. Em fim, após os recursos a questão foi anulada!!! Ou seja, ambas letras estão corretas.

  • por causa do artigo indefinido que o item D está ERRADO

  • Obrigada Ariana. Seu comentário me traz paz.

  • A resposta da questão está na definição de emblema. Significa algo que tem importância simbólica, de estima p/ museu além da idade do objeto.

    (parece bobo mas pensei que todo museu tem coisa velha, mas esse objeto o museu parece valorizar mais)

    Tipo de questão FGV que tem que analisar a mais certa. Percebi que esse tipo de questão a FGV pega concurseiro sempre em determinada palavra, se não saber ou passou batido já era. não quer dizer que concorde com o gabarito. espero ter ajudado

  • Ariana, de onde que ela foi anulada?? Vá lá olhar no site da FGV, ela mudou o gabarito de todas para D, no Gabarito Oficial. E depois disso nao voltou atras e nem teria como. Sugiro que olhem, para quem esta em dúvida.

  • C e D estão corretas mas eu pensei assim:

    “O Museu Nacional anunciou, nesta sexta-feira (19), que conseguiu resgatar o crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas. A peça é uma das mais emblemáticas do acervo incendiado em 2 de setembro.

    Quando o autor coloca a vírgula e diz "o fóssil mais antigo", ele não quer dar importância ao crânio, ele quer caracterizar. É como se eu dissesse " Temer, o ex-presidente do Brasil".

    Agora, "a peça é uma das mais emblemáticas", eu estou diferenciando ela, dando o importância que ela tem para nós, para o museu, para a recuperação dela.

  • Para quem ama defender gabarito, nessa não tem como defender a FGV, a Letra E está correta sim.

    O texto diz "o fóssil humano mais antigo da América", na alternativa fala um dos fósseis mais antigos da América. Para quem defende "o mais" por "um dos mais", teria que ter a palavra "humano" na alternativa.

    Para quem acha que só a Letra D está correta, por favor me responda: por qual motivo era uma das peças mais emblemáticas do museu?

    Não tem jeito, a FGV é ridícula quando o assunto é interpretação de texto, que Deus nos ilumine na hora da prova.

  • A peça é emblemática pois é uma das mais antigas das Américas, que é a razão, e ser emblemática é a consequência. Esssa banca é uma piada em português.

  • Questão está correta. O texto informa ser o fóssil + antigo, e a alternativa E diz quer um dos fósseis mais antigos. Pronto, está explicado o erro. Questão bem tranquila e sem motivo para polêmica.

  • Como uma das típicas questões da FGV, esta tem claramente mais de um gabarito. Não é chororô de candidato que errou a questão, mas uma constatação de professores de diversos cursinhos: a FGV é uma banca arbitrária. Se você errou, não se desespere: em sua prova com certeza haverá uma ou outra questão desse tipo. Assim como você, seus concorrentes também serão vítimas das arbitrariedades da FGV. Bola pra frente!!

  • Gabarito D.

    A alternativa E está errada porque o crânio é o fóssil mais antigo das Américas, e não "um dos mais antigos".

  • A peça é uma das mais emblemáticas

    Uma das não é a mais emblemática como a alternativa diz... mas é a FGV  fazer o  que é humanamente impossivel acertar uma questão dessa. 

     

    Se a maioria dos candidatos que fizeram a prova tivesse marcado a opção D, possivel mente o gabarito seria C ou E 

  • mas a alternativa não menciona que é a mais emblemática, Jack Bauer. Apenas diz que é emblemática.

  • texto: (...) A peça é uma das mais emblemáticas do acervo incendiado em 2 de setembro (...)

    resposta: D) representar uma peça emblemática do museu;

  • Verdade seja dita, apesar da de a discussão estar centrada entre as alternativas D e E, o achado só tem relevância porque a peça é recuperável (C). Se tivessem sido achados cavacos inservíveis, seria só a constatação de uma perda.

  • Reclamar não adianta, pior são os comentários cheios de curtidas ''discordando do gabarito''. A banca é louca mesmo, mas com a FGV temos que ir na menos pior.

    Indo por eliminação, fica-se entre as alternativas D e E. Não obstante, também pode-se deduzir que a possível restauração é CONSEQUÊNCIA DO ACHADO e não o fato em si.

    FGV = subjetividade.

  • Fique em dúvida entre a D e E.

    Estabeci uma ralação de causa e consequência e tomei.

    Quer dizer, achei que a peça fosse a mais emblemática do museu por ser o fóssil humano mais antigo das Américas.

    Segue o Baile !

  • VAMOS PARAR PRA PENSAR E ESQUECER DO FATO DE QUE "DAR IMPORTÂNCIA" A ALGO É EXTREMAMENTE SUBJETIVO. 

    DO QUE ADIANTA UMA PEÇA EMBLEMÁTICA (O FÓSSIL HUMANO MAIS ANTIGO DAS AMÉRICAS) DO ACERVO, SE ELA NÃO FOR POSSÍVEL DE SER RESTAURADA??

    DO PONTO DE VISTA OBJETIVO - PRA MIM, HAVER POSSIBILIDADE DE COMPLETA RESTAURAÇÃO É O MAIS IMPORTANTE.

  • Entre a D e a E:

    O texto diz "o fóssil humano mais antigo das Américas", enquanto a E fala que é um dos fósseis mais antigos das Américas. Acaba falando além do que está no texto, que falou especificamente do fóssil humano. Sabemos que a FGV muitas vezes acaba extrapolando no gabarito quanto às questões de interpretação, mas sempre bom procurar a que mais se adequa. Nesse caso, a letra D fala exatamente o que o texto diz:

    Texto: "A peça é uma das mais emblemáticas do acervo incendiado em 2 de setembro"

    D) representar uma peça emblemática do museu

    Muitas vezes a FGV endoida, mas não foi dessa vez. Já fizeram a questão da torre de Babel? Pois é.

  • Bem, concurseiros! o erro no ítem E está em dizer que o fóssil é UM DOS MAIS ANTIGOS DAS AMÉRICAS. E o texto diz que é" O MAIS ANTIGO DAS AMÉRICAS". Trocou o artigo Definido pelo INDEFINIDO, então o fóssil que no texto tem relevância passou a ser irrelevante. ok! PRA CIMA QUE O DESTINO É PERTENCER!
  • Sobre a letra E:

    E) ser um dos fósseis mais antigos das Américas.

    O texto afirma que é O FÓSSIL HUMANO MAIS ANTIGO.

    Não é "um dos mais antigos" é "o mais antigo".

    Não é qualquer fóssil, é fóssil humano.

  • GABARITO D

    A tratar-se de uma das poucas peças recuperadas do incêndio; ERRADO: Texto não menciona isso.

    B permitir a continuidade das pesquisas; ERRADO: Texto não menciona isso.

    C haver possibilidade de completa restauração; ERRADO: Não é esse motivo que leva o achado a ser importante.

    D representar uma peça emblemática do museu; CORRETO

    E ser um dos fósseis mais antigos das Américas. ERRADO: E os milhares de fósseis de dinossauros que são muito mais antigos, então não tem como dizer que esse fóssil humano é um dos mais antigos.