“Com roubos de veículos em queda, seguro pode baixar 15%”.
(O Globo, 16/10/2018)
Essa manchete de uma notícia informa que o seguro de veículos:
a) está demasiadamente alto;
ERRADA.NÃO SE SABE SE ESTÁ ALTO, MAS, SOMENTE, QUE PODERÁ TER UM REDUÇÃO!
b) deve ser feito imediatamente, aproveitando-se a promoção;
ERRADA.NÃO EXISTE ESSA IMPOSIÇÃO.ALÉM DO MAIS, ESSA PROMOÇÃO PODERÁ OU NÃO OCORRER....
c) faz depender o preço do risco que envolve;
CORRETA. A diminuição dos roubos de veículos causa a redução do valor do seguro. Logo,,como mencionou o colega abaixo,existe uma relação de proporção ou dependência entre os índices. Ou seja, dá até pra depreender que quanto maior o risco do carro ser roubado, maior será o valor do seguro.
d) aumenta vendas em época de muitos roubos;
ERRADA.NÃO POSSO CONCLUIR ISSO COM BASE NO TRECHO, pois não se sabe se há um aumento das vendas em época de muitos roubos. Sabe-se que há um aumento da do valor/taxa de seguro!
A RELAÇÃO É:
MENOS ROUBOS LEVAM A UMA POSSÍVEL REDUÇÃO DA TAXA/VALOR DO SEGURO
MAIS ROUBOS LEVAM A UMA ELEVAÇÃO DA TAXA / VALOR DO SEGUROS
e) causa redução do número de roubos.
ERRADA.NADA A VER!
O SEGURO NÃO REDUZ O NÚMERO DE ROUBOS,ELE APENAS OFERECE UM RESSARCIMENTO DO VALOR DO VEÍCULO QUANDO OCORRE O ROUBO,POR EXEMPLO....
Se você marcou "aumenta vendas em época de muitos roubos", ainda não entendeu como a FGV funciona. Em momento algum a notícia menciona que poucos carros estavam sendo roubados, ela diz que houve uma queda dos roubos porém não quantifica. Exemplo: "Segundo pesquisa, 3.962 carros são roubados por mês no Rio de Janeiro, porém no mês de janeiro houve uma queda e foram registrados 3.403 roubos de carro." Muitos carros eram roubados? Sim. Houve uma queda no numero de carros roubados? Sim. Posso pressupor, então, que nesse mês poucos carros foram roubados? Não, apesar da queda, muitos carros ainda são roubados. Então a alternativa D se torna errada, por partir de uma pressuposição de que poucos carros são roubados no momento da queda de roubos.