-
GAB A
A adhocracia é duplamente vantajosa para uma empresa porque consegue conter, de um lado, suas estruturas analíticas – a visão, os critérios de sucesso e os objetivos – e, de outro, equipes ad hoc (criadas conforme a situação e extremamente flexíveis) e sistemas não – burocráticos – os sistemas que encurtam os ciclos de produção, aumentam a capacidade de aprendizagem, diminuem os riscos. Como é a estrutura adhocrática de empresa? É composta de “unidades independentes de colaboração”. Trata-se não de equipes, mas de grupos constituídos sob medida para uma situação (em latim, ad hoc, daí o nome) e com um único traço comum: a busca do máximo conhecimento disponível.
https://administradores.com.br/artigos/unidades-da-adhocracia
-
GABARITO: LETRA A
A Adhocracia é um termo criado por Alvin Tofler e popularizado por Robert Waterman, no livro “Adhocracy – The Power to Change“. É um termo utilizado na Teoria das Organizações, que estabelece modelos de gestão de empresas baseadas em projetos não-permanentes. É caracterizada pela utilização de grupos e equipes multidisciplinares, que cooperam entre si para o atingimento de um determinado objetivo.
Adhocracia é um sistema temporário, variável e adaptativo, que está relacionado com o estabelecimento de um grupo de pessoas, com habilidades, profissões e conhecimentos diferentes, porém complementares, que são reunidas para resolver determinados tipos de problemas organizacionais
FONTE: www.sobreadministração.com
-
Segundo Chiavenato, em seu livro “Teoria Geral da Administração, a Adhocracia significa uma estrutura flexível capaz de amoldar-se contínua e rapidamente às condições ambientais em mutação.
O seu caráter temporário e emergencial teve como inspiração principal o modelo das forças-tarefas utilizadas pelos militares para o enfrentamento de situações urgentes, de forma rápida e objetiva. Assim, a Adhocracia representa um modelo que é o oposto da burocracia. Uma vez que a burocracia tem uma ênfase maior na rigidez dos processos, enquanto a Adhocracia preza pela simplificação dos processos para solução rápida de problemas urgentes.
-
A questão em análise exige que saibamos qual das alternativas corresponde ao modelo de gestão que possui as características apresentadas no enunciado. Vamos lá.
A - correta. A configuração adhocrática pressupõe que as organizações tenham um ambiente inovador, criativo e flexível. Para criar tal ambiente, esse modelo aloca diversos profissionais altamente qualificados para trabalhar num projeto específico.
B - incorreta. A Burocracia é um modelo administrativo que urge na segunda metade do século XIX, no Estado liberal, como forma de combate à corrupção e ao nepotismo patrimonialista. Constitui-se por princípios orientadores do desenvolvimento à profissionalização, ideia de carreira, hierarquia funcional, impessoalidade, o formalismo. Os controles administrativos que visam combater a corrupção e o nepotismo são sempre a priori.
C - incorreta. A Democracia é um sistema governamental em que os mandatários de cargos eletivos político são escolhidos através de eleições populares.
D - incorreta. Autocracia é um tipo de governo em que uma pessoa ou um grupo de pessoas detém o poder completo sobre uma nação; autarquia.
E - incorreta. Meritocracia pode encarada como um critério para seleção cujos preceitos se fundamentam nas habilidades pessoais daqueles que participam.
Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a letra "A" é a correta.
GABARITO: A
-
GABARITO - A
Adhocracia
O termo adhocracia foi utilizado por Toffler em seu livro “Choque do Futuro”. A nova sociedade do futuro será extremamente dinâmica e mutável. Para poderem acompanhar o ambiente turbulento, as organizações precisarão ser orgânicas, inovadoras, temporárias, ou seja,antiburocráticas. A adhocracia (do latim, ad hoc = para isso ou para este fim) significa uma estrutura flexível, capaz de amoldar-se contínua e rapidamente às condições ambientais em mutação.
-
Para resolução da questão em análise, faz-se
necessário o conhecimento da Adhocracia.
Diante disso, vamos a uma breve explicação.
De acordo com Chiavenato (2018), a adhocracia é o
oposto da burocracia, significando uma forma organizacional livre e solta,
totalmente descentralizada e que utiliza equipes e estruturas horizontais
dentro das quais as pessoas trabalham juntas ou em grupos interfuncionais
cruzados.
São apontadas como características da Adhocracia:
- Capacidade de inovações sofisticadas.
- Flexibilidade e capacidade de adaptar a ambientes
em mudança acelerada.
- Utilização de forças-tarefa multidisciplinares
formadas em base temporária.
- Altamente orgânica.
- Pouca formalização do comportamento.
- Especialização do trabalho é altamente
horizontalizada.
- Baseada em treinamento formal
- Equipes autogerenciáveis ou auto-
administrativas.
Posto isso, vamos à análise das alternativas.
A) CERTA. O modelo adhocrático de organização é
reconhecido pela flexibilidade, oposto ao modelo burocrático, contrário à
formalização, e caracterizado por equipes temporárias capazes de desenvolver
atividades diferentes e inovadoras.
B) ERRADA. A adhocracia é exatamente o oposto ao modelo burocrático.
C) ERRADA. Democracia é Democracia é o regime político em
que a soberania é exercida pelo povo.
D) ERRADA. Autocracia é uma forma de governo na qual há um
único detentor do poder político-estatal.
E) ERRADA. Meritocracia significa que as escolhas serão
baseadas no mérito. Em que pese a meritocracia ter nascido com a burocracia, é
um termo apropriado na adhocracia.
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública: provas e concursos /
Idalberto Chiavenato. – 5ª ed. – Barueri [SP]: Manole, 2018.
Gabarito do Professor: Letra A.